REVIEW | Lexar CFexpress Tipo A Série Gold + Leitor CFexpress Tipo A/SD
Testamos mais um produto membro da família professional da Lexar que está chegando ao Brasil.
Hoje em dia a Lexar está cada vez mais presente no mercado brasileiro, seja com seus lançamentos voltados para o público geral, como o; SSD NVME M.2 NM620, ou para o público gamer como o Lexar Blaze, ou para quem precisa de um bom espaço de armazenamento e uma velocidade inigualável para jogar nos smartphones top de linha ou no Nintendo Switch, nesse caso o Lexar Play é uma ótima pedida. Mas um dos públicos que vem ganhando grande atenção aqui no Brasil são os filmmakers, fotógrafos e todo o tipo de produtores de conteúdo que necessitam de velocidade de armazenamento e transferência, que também proporcione dispositivos confiáveis para o uso intenso no dia-a-dia. Pensando nesse público a Lexar lançou o Cartão CFexpress Tipo A Série GOLD no Brasil, nós testamos, e vamos contar o que achamos!
Pra começar vale ressaltar mais uma vez que esse cartão é indicado para profissionais da área da produção de conteúdo áudio visual e se você é um aspirante ou iniciante, precisa primeiro de tudo verificar se o seu equipamento é compatível com o formato de cartão. Digo isso, pois após a última review que lançamos do Lexar CFEXPRESS Tipo B houveram algumas dpuvidas dos leitores em relação a quais câmeras eram compatíveis com o cartão, já que é um formato não tão convencional para muita gente que está acostumada somente com cartões SD, e microSD.
O que destaca o Cartão Lexar CFexpress Tipo A – Série Gold é a sua velocidade de transferência de até 900 MB/s de leitura, 800 MB/s de gravação e velocidade mínima de gravação de 700 MB/s. O cartão foi projetado para grandes resoluções de captura como os vídeos em 4K e 8K e promete uma garantia de desempenho de vídeo com classificação 400 (VPG 400), ou seja, vídeo estável a um mínimo de 400 MB/s o que é tudo o que os criadores precisam hoje em dia.
Vale lembrar que os cartões chegam em dois tamanhos de armazenamento, 80GB e 160GB. Nós, testamos a versão de 160GB e desde já podemos antecipar que ficamos bastante impressionados com a velocidade e com a temperatura do cartão que em testes intensos de transferências e gravação de grandes arquivos não apresentaram superaquecimento, o que, para nós que produzimos conteúdo em vídeo de alta resolução é algo que é uma necessidade.
Outro ponto que a Lexar destaca é a grande capacidade de variação de temperaturas. O que pode ser algo muito bom para criadores de conteúdo que faça viagens à pontos do mundo que apresentem climatizações intensas seja abaixo de zero ou em graus superiores a 50ºC. Para ser mais exato, a Lexar divulga que a faixa de temperatura em operação pode ir de -10ºC a 70ºC. Já em temperaturas não operacionais pode variar de -20ºC a 85ºC. Obviamente, esses testes de temperaturas extremas não tivemos como testar, mas achei bem interessante esse destaque.
Testes de transferência usando o Leitor de Cartão CFexpress Tipo A/SD
Para realizar os testes, dessa vez não utilizamos a câmera e sim o leitor de cartão CFexpress Tipo A e SD, também enviado pela Lexar. O leitor pode ser um ótimo aliado para as equipes de produção de conteúdo que precisem descarregar as câmeras sem a necessidade de ficar com as mesmas conectadas ao PC. Isso pode ser ótimo em situações de cobertura de eventos, ou photoshoots e videoshoots, como em outras situações.
O leitor possui as duas entradas citadas; Tipo A e SD convencional, então vai beneficiar profissionais que usam os dois formatos. A velocidade de transferência será mais eficaz ao conectar o leitor em uma entrada USB 3.2 Gen 2 do pc ou notebook, mas entradas de outros tipos também funcionarão com o leitor, só que essas outras gerações de USB poderá ocasionar em uma menor velocidade de transferência.
Usando o leitor e o CFexpress Tipo A Série Gold fizemos um teste de transferência de um arquivo de vídeo de 12GB e obtivemos uma velocidade média de 498MB/s a 502MB/s do cartão para o PC. Já no caminho inverso, curiosamente conseguimos uma taxa de transferência um pouco maior, cerca de 510MB/s a 519MB/s.
Conclusão
Já usamos os equipamentos da Lexar há algum tempo, e até hoje não nos decepcionamos com nenhum deles, muito pelo contrário, a maioria deles nos impressiona bastante. O Cartão CFexpress Tipo A Série Gold é um ótimo investimento para profissionais da área de produção audiovisual e junto do Leitor de cartão Tipo A e SD, podem se tornar aliados indispensáveis para o seu dia-a-dia de produção de conteúdo!