REVIEW | LEXAR NM620
Testamos o novíssimo SSD M.2 da Lexar e contamos para vocês as nossas impressões.
A Lexar vem expandindo cada vez mais o seu alcance e presença no mercado, principalmente aqui no Brasil com lançamentos frequentes que em reviews anteriores se mostraram produtos de altíssima qualidade e por um preço bem mais acessível que outros marcas já presentes por aqui. Embora eles sejam muito conhecidos mundialmente por seus drivers de armazenamento portátil como cartões SD, MicroSD e pen drives, outros produtos de armazenamento flash estão cada vez mais presentes no arsenal da marca. Hoje chegou a vez de testarmos o NM620, um SSD M.2 que promete um ótimo desempenho e durabilidade.
Embora o NM620 tenha sido lançado já há algum tempo em outros países, o novo dispositivo chegou ao Brasil no mês passado. Antes de começarmos a nos aprofundar no NM620, gosto de ressaltar que o driver é indicado para um uso mais leve para moderado, então se você busco um SSD mais focado em desempenho pesado para jogos, serviços como render, etc, vale a pena investir mais um pouco e pegar uma versão destinada para esse uso. Vou ter problemas em usar o NM620 para esse intuito? Provavelmente não muito, mas definitivamente você não vai querer arriscar, né? Mesmo assim, vamos tentar!
O Lexar NM620 usa o formato M,2 2280, ou seja, possui o padrão de 22mm de largura e 80mm de comprimento e como é de costume ele se conecta ao sistema por meio de uma interface PCI-Express 3.0 x4.
Já as velocidades de leitura e gravação é sempre uma das coisas que mais chamam a atenção nos usuários que procuram investir em um SSD, certo? As velocidades de leitura e gravação da versão de 1TB do NM620 são de até 3.300MB/s e 2.400MB/s respectivamente. E de cara já soltamos um spoiler: Sim, ele alcança velocidades muitoo próximas disso no Crystal DiskMark – programa já conhecido por vocês no qual usamos para os testes rápidos.
Nossa máquina de testes:
– Motherboard: Asrock Z590 Steel Legend
– CPU: Intel i9-11900K
– RAM: 16GB DDR4 3000Mhz
– GPU: RTX 3050 8GB
Agora sem mais enrolações, vamos aos resultados dos testes no CrystalDiskMark:
Na imagem, percebemos que o SSD não só atinge a velocidade prometida pelo fabricante, mas ultrapassa mesmo sendo pouca coisa. A velocidade de leitura chega a 3352.74MB/s já a velocidade de gravação chega a 2957.66MB/s.
Como eu disse, fizemos um teste também em jogos (que não é o indicado para esse produto) e o desempenho também foi surpreendente, conseguindo uma alta velocidade de carregamento de telas e menus. Nesse teste usamos dois jogos em específico, o Call of Duty Warzone e o recém-lançado Overwatch 2. O grande problema nesses testes é que indetificamos um leve (mas preocupante) aquecimento. Então resolvi parar por aqui.
Outro grande destaque no NM620 é a garantia que a Lexar oferece de incríveis 5 anos, que por si só, mostra o quanto a marca confia em seus produtos.