24 de Novembro de 2024
Review Destaque Tech Reviews Tecnologia

REVIEW | LEXAR PLAY MICROSD

Testamos o Lexar Play que promete uma ótima velocidade e poder de armazenamento para os gamers!

  • agosto 23, 2022
  • 4 min read

Todos nós que consumimos games no dia-a-dia sabemos que há alguns pontos muito importantes para que não haja dor de cabeça durante a jogatina. Duas delas são as maiores preocupações principalmente para os donos de um dos consoles mais vendidos e usados nos dois últimos anos; o Nintendo Switch. O console da Nintendo possui uma vasta biblioteca de jogos, seja eles grátis ou pagos e uma coisa que deixa a desejar é seu limitado armazenamento interno de somente 32GB, o que faz com que seja obrigatório o uso de um cartão SD de confiança, que possua rapidez e claro, um tamanho satisfatório.

Pensando nesse púbico, a Lexar lançou o Micro SD Lexar Play que promete resolver todos os problemas, seja dos usuários do Nintendo Switch, ou até mesmo dos gamers mobile que pretender expandir o armazenamento de seu smartphone ou tablet.

Hoje a marca possui 4 tamanhos diferentes (Foto: Divulgação)

Primeiramente preciso deixar claro que testamos o MicroSD Lexar Play de 1TB que no momento é a maior versão deste Card. Também estão disponíveis no mercado as versões de 128GB, 256GB e 512GB. Há quem diga que 1TB seja um exagero e de fato é mesmo, mas é como dizem, né? “É melhor sobrar do que faltar” e esse espaço é mais do que o suficiente para qualquer usuário hardcore, independente se ele irá consumir games, filmes, música, séries ou livros. Os cartões de memória Lexar Play são capazes de atingir velocidades de leitura de até 150 MB/s. Isso significa que eles são capazes de fornecer níveis de desempenho com classificação A1.

Outro ponto que devemos deixar claro que é que esse microSD é destinado para os gamers, então se você é produtor de conteúdo áudio visual e precisa de um cartão que vá reproduzir conteúdos de grandes formatos tipo o 4K, sugerimos que você vá atrás de obter um cartão com classificação UHS Speed Class U3, ou um Lexar 2000x (que contamos um pouco sobre ele neste review) que te atenderá perfeitamente pois se trata de um cartão SD de alto desempenho focado especialmente para esse tipo de uso.

Logo quando você tira o produto da embalagem, ele está envolto de uma ‘capinha’ na qual te ajudará a mantê-lo protegido caso você vá guarda-lo fora do seu dispositivo após o uso. De qualquer forma é bem difícil perdê-lo entre os demais cartões que você tiver, ele é fácil reconhecido por sua pintura em vermelho e símbolo do “play” logo em destaque, acompanhado por seu tamanho de armazenamento.

Nos nossos testes práticos no Nintendo Switch ele se mostrou rápido para gravação e armazenamento, mas como o console não dispõe de nenhuma ferramenta para medir tais dados aprofundados, tivemos que recorrer ao bom e velho PC com adaptador para MicroSD, e após os testes no CrystalDiskMark ficamos ainda mais impressionados com a potência em leitura e gravação de um cartão tão pequeno e com tamanho de armazenamento e velocidade tão grande.

Em tal teste conseguimos atingir uma velocidade de leitura entre 97.52 e 97.72MB/s e uma velocidade de gravação que oscilava entre 12 e 62MB/s o que é mais do que o suficiente seja para quem precisa desse MicroSD para o Switch ou até mesmo para os outros dispositivos móveis presentes no nosso dia-a-dia como os smartphones e tablets. Mas note que tivemos uma oscilação no momento de gravação o que mais uma vez podemos usar como destaque de que não se trata de um microSD para produção de conteúdo em alta resolução e sim para uso no dia-a-dia.

Vale a pena?

O cartão de memória Lexar Play é destinado a jogadores que desejam acessar rapidamente sua biblioteca de jogos, diminuir o tempo de carregamento nas telas de loading e baixar muitos, mas MUITOS, jogos! O desempenho de leitura do cartão microSDXC Lexar Play de 1 TB que testamos foi mais do que excelente. A capacidade de resposta do cartão foi rápida e os jogos foram carregados em nosso Nintendo Switch rapidamente. Não chegamos a testar em jogos de celular, mas levando em consideração que o Nintendo Switch possui jogos bem mais pesados e exigentes, tenho certeza que o cartão se sairá ainda melhor para os jogadores mobile. Se você procura um cartão SD focado em jogos e com um ótimo custo, o Lexar Play não vai te decepcionar!

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.