22 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | Madden NFL 20

A cada vez que nos aproximamos da temporada da NFL do mundo real, a EA Sports presenteia os fãs do futebol americano lançando a última edição de um de seus principais títulos esportivos o ‘Madden NFL 20‘. Em suas últimas versões, Madden foi acusado de não ter conseguido nenhum progresso desde o salto para a […]

  • setembro 4, 2019
  • 5 min read
REVIEW | Madden NFL 20

A cada vez que nos aproximamos da temporada da NFL do mundo real, a EA Sports presenteia os fãs do futebol americano lançando a última edição de um de seus principais títulos esportivos o ‘Madden NFL 20‘.

Em suas últimas versões, Madden foi acusado de não ter conseguido nenhum progresso desde o salto para a “próxima geração” parecendo só um mesmo jogo reskinned várias vezes, por vários anos seguidos. No entanto, com a introdução de novas ferramentas de jogo, como as habilidades do “X-Factor” e os RPOs, bem como o abandono de alguns modos sem sal e pouquíssimo mportante para os fãs, Madden 20 parece finalmente voltar à forma para a franquia.

Inserindo o ‘X-Factor

Como ‘Madden’ é um lançamento anual, a EA Sports trabalha duro para oferecer novos e novos recursos ao consumidor para o último título todos os anos. Seja a introdução do recursos pequenos até animadores ou do muito menos emocionante Journey Mode introduzido no Madden 18, uma campanha cinematográfica pouco clara que estava longe de ser a favorita dos fãs.

Este ano, a EA Sports lançou as ‘Habilidades do X-Factor‘. Essas habilidades especiais são limitadas às contrapartes virtuais da elite da NFL e só podem ser ativadas quando um determinado conjunto de requisitos for atendido no jogo.

Por exemplo, uma vez que um determinado conjunto de requisitos seja atendido, a estrela da capa Patrick Mahomes possui a habilidade ‘Bazooka’ apropriadamente chamada permitindo que o jogador atire a bola a 80 jardas com facilidade. Um exemplo do lado defensivo da bola é Richard Sherman. O cornerback do Niners possui a habilidade ‘Shutdown’, permitindo que Sherman grude como cola no receptor e tem uma chance maior de interceptar as capturas contestadas.

‘As Habilidades X-Factor’ trazem uma dinâmica totalmente nova a uma franquia antiga, e é uma sacada bem legal dos desenvolvedores para conseguir tirar o game da ‘mesmice’.

Modos de Jogo

Exibição

As habilidades do X-Factor citadas anteriormente aumentam muito a diversão das partidas casuais do dia-a-dia entre amigos no sofá e online. É realmente animador.

Voltando para outro tema citado anteriormente sobre vincular a NFL real à virtual, a EA incluiu ‘RPOs’ no Madden 20. RPO é um acrônimo para opção de execução, aprovação. Uma ferramenta no jogo real que permite ao QB ler a defesa e, no último segundo, trocar a jogada de uma corrida para a outra. Esta é uma adição bem-vinda que adiciona realismo e outra tática para o usuário trabalhar em seus esquemas ofensivos.

Madden Ultimate Team

Madden Ultimate Team, ou ‘MUT’, tornou-se o principal modo de jogo de Madden nos últimos anos. O MUT é um modo de jogo baseado em cartas perigosamente viciantes, no qual os usuários jogam contra o computador em ‘Solo Challenges’ ou on-line em confrontos diretos para formar seu time final. E é um modo extremamente viciante que te fará ‘perder’ horas e mas horas em busca da formação ideal.

Modo de franquia / carreira

Muitos fãs acham que o Modo Franchise tem sido frequentemente ignorado nos últimos anos, pois a maior parte da atenção da EA foi para o Ultimate Team. A recente adição do modo de campanha superficial vsta no ‘The Journey’ não ajudou em nada e foi removida, sendo este ano substituído por ‘Face of the Franchise’.

‘Face of the Franchise’ (ou ‘Cara da Franquia’) tenta imitar o sucesso de ‘My Career’ da NBA2K. Um caminho para a glória e sucesso com elementos soltos da história não muito ligados ao esporte em si como ir para a faculdade e ser treinado por uma equipe aleatória. Você pode até criar as características faciais do seu personagem e atribuir a ele certas habilidades do X-Factor.

No entanto, onde isso era pra ser claramente uma melhoria na rígida ‘The Journey’, mostra que não é bem assim pois deixa clara a falta de profundidade real. Opções de diálogo limitadas e cenas cortadas fazem o modo perder o brilho e ameaçam a qualidade do jogo total em si. O aspecto do RPG claramente combina melhor com o jogo do que com a Jornada constritiva, mas ainda há muita atualização a ser feita, mesmo já parecendo ser algo bem sólido.

Vale a Pena?

Para concluir, Madden 20 é certamente um passo na direção certa para a franquia. Os problemas decepcionantes e medíocres de 18 e 19 são amplamente aprimoradas aqui. As habilidades do X-Factor trazem um novo senso de dinamismo à ação jogador a jogador. Sem contar que o Madden Ultimate Team retorna melhor do que nunca, e apesar dos pesares vale a pena dar uma olhada no novo modo ‘Face of the Franchise’ ou ‘Cara da Franquia’.

Se você ainda joga o Madden 15 ou 16 e tem medo de investir um alto preço por medo das melhorias ainda serem pequenas de um para o outro, posso te assegurar a ir sem medo no Madden 20, agora é a hora de fazer isso e aproveitar o melhor que a geração atual de jogos tem para oferecer. Caso você tenha jogado o jogo passado da franquia talvez seja uma ideia melhor esperar a próxima geração de consoles a menos que você seja um colecionador, esteja curioso para testar as habilidades do X-Factor ou seja muito fã da franquia. Mas precisamos ser sinceros, mesmo as novidades sendo pouquíssimas, Madden 20 é sem dúvidas o ápice até aqui.

About Author

Rodrigo Medina