REVIEW | Mais uma surra de nostalgia com Crash N Sane Trilogy!
Eu não poderia começar a análise de outra forma a não ser expressando a minha imensa surpresa e gratidão por poder jogar aquele mesmo Crash clássico que marcou a minha infância, dessa vez, na geração atual de consoles com um tratamento tão fiel e especial por conta dos responsáveis. E confesso que quando anunciado pela primeira vez, o imediato sentimento que […]
Eu não poderia começar a análise de outra forma a não ser expressando a minha imensa surpresa e gratidão por poder jogar aquele mesmo Crash clássico que marcou a minha infância, dessa vez, na geração atual de consoles com um tratamento tão fiel e especial por conta dos responsáveis. E confesso que quando anunciado pela primeira vez, o imediato sentimento que me veio foi o de medo; Será que aqueles games que eu era fã à uns 18 anos atrás, hoje, me entreterá tanto quanto um dia o fez?
O mascote esquisito e desengonçado ganhou os holofotes pela primeira vez no ano de 1996, daí em diante, recebeu vários jogos, três da série principal: Crash Bandicoot (1996), Cortex Strikes Back (1997) e Crash Bandicoot: Warped (1998) – logo após – o game ganhou uma versão na vibe de Mario Kart, intitulada: Crash Team Racing, no ano de 1999, todos para PSX. Após esse período de “lançamento” no console da Sony, Crash ganhou alguns outros títulos para outros consoles como Xbox, NDS, Gamecube, etc, agora, fora do alcance de seus desenvolvedores originais, a Naughty Dog (Sim, os responsáveis por Uncharted e The Last of US).
Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, foi anunciado na E3 2016 e é um remake exemplar dos três jogos originais da franquia, esses que, para muitos fãs são os únicos representantes da série original (juntamente com Crash Racing Team). Uma grande reedição que pode deixar os fãs antigos completamente aliviados por sua tamanha fidelidade ao original e uma melhoria gráfica significante.
Uma coisa que precisamos ressaltar, é que o game foi reeditado completamente da raiz dos originais, portanto não pode ser considerado um remaster e sim remake de verdade, porém, com todas as característica originais, níveis, sons, comandos, tudo o que ajudou a fazer a série Crash ser o que é até hoje para os fãs.
Caso você seja um fã antigo da franquia – assim como eu – e assumir o comando do Marsupial mais famoso do mundo dos games, imediatamente, você reconhecerá aquele sentimento nostálgico de um dos mais divertidos jogos do primeiro PlayStation. Não só pelos ambientes refeitos com total fidelidade, mas também pela sua jogabilidade autêntica e desafiadora. Desafiadora por conta das intensas fases que desafiam os seus sentidos, reflexos, coordenação e nervos, que podem facilmente te forçar a voltar para o início.
Por mais que eu tenha dito que o jogo é totalmente feito da raiz dos antigos games da franquia, a Vicarious Visions, desenvolvedora responsável por trazer este remake à vida, adicionou algumas pequenas ajudas aos jogadores inexperientes, como, conselhos de o que procurar à seguir, locais de checkpoints, entre outras dicas super bem-vindas.
Ainda com uma recriação para adaptar Crash aos consoles atuais, caso você pegue outro jogo nesse estilo mas que seja feito já em uma geração posterior, como por exemplo Knack, você perceberá que ainda assim Crash N Sane Trilogy possui gráficos um pouco inferiores aos jogos dessa geração, porém, uma vez que você comece a jogar o game, qualquer dúvida sobre o nível de diversão que ele te trará, desaparece rapidamente, Crash N Sane é um jogo lindo e prazeroso de se jogar, é indispensável para os fãs antigos da franquia e uma ótima pedida para novos fãs que desejam se divertir com um tradicional jogo de plataforma.
Além de todos os aspectos visuais e de jogabilidade já citados acima, o que sempre trouxe um destaque muito especial em Crash, foi a sua incrível trilha sonora que permanece extraordinária, músicas que combinam com os cenários visitados e que também sofreram uma adição de qualidade por conta da desenvolvedora.
Definitivamente, Crash Bandicoot N Sane Trilogy é muito divertido como suas versões originais, é uma experiencia muito bem vinda, tanto para aqueles que se divertiram à 18 anos atrás, quanto para a nova geração de gamers que não tiveram a oportunidade de experimentar essa incrível obra de arte. E uma coisa a gente pode prometer; Você não se arrependerá das horas e horas de diversão que N Sane Trilogy poderá te proporcionar.
Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.