REVIEW | Marvel’s Iron Man VR
Marvel’s Iron Man VR representa um esforço entre o herói dos quadrinhos, o personagem visto nos filmes que todos amam e um ‘novo mundo’ desses mesmos heróis, dentro dos videogames. Ter heróis de quadrinhos em videogames não é necessariamente algo novo, até porque grandes jogos nesse estilo alcançaram sucesso nos anos 2000 em consoles como […]
Marvel’s Iron Man VR representa um esforço entre o herói dos quadrinhos, o personagem visto nos filmes que todos amam e um ‘novo mundo’ desses mesmos heróis, dentro dos videogames. Ter heróis de quadrinhos em videogames não é necessariamente algo novo, até porque grandes jogos nesse estilo alcançaram sucesso nos anos 2000 em consoles como PSX, PS2 e até mesmo antes disso, no Nintendo, X-Men também apareceu em 1994 e fez grande sucesso. Homem-Aranha, por exemplo, teve seu primeiro jogo lançado em 1984 para Atari. Em 2020, os heróis nos videogames alcançam um outro nível – a realidade virtual.
Iron Man foi o herói escolhido para estrear esse novo modelo de games, não só por sua grande popularidade, mas acredito que a ideia de poder encarnar na pele de Tony Stark e voar pelos céus vestido de sua armadura de última geração sendo auxiliado pela incrível inteligência artificial criado pelo próprio, tenha convencido os desenvolvedores e produtores do game a investir nesta ideia e devo me adiantar e dizer que foi uma ideia pretensiosa e com uma execução no mínimo interessante.
Equipando-se com um controle PS Move em cada mão e o seu Headset, você já se sente preparado, pois como citei anteriormente, Iron Man se encaixa muito bem no molde da realidade virtual. Pressionar os gatilhos dispara propulsores do traje, e você será impulsionado de onde quer que esteja apontando as palmas das mãos. Para se afastar do chão, por exemplo, você mantém os controlaroes pressionados com as mãos para trás; para voar estenda os braços à sua frente. É um sistema de movimento instantaneamente intuitivo e que trás uma imersão inigualável.
Resumindo, a desenvolvedora não poupou esforços para entregar uma jogabilidade única e à altura do grande sucesso da Marvel, e no qusito jogabilidade são pouquíssimas as reclamações que eu tenho do jogo, sendo uma espécie de ‘simulador de Iron Man’ o game cumpre o que promete em todos os momentos durante a gameplay.
O Enredo e os combates
Um novo inimigo misterioso, Ghost, roubou a tecnologia antiga de Tony e a está usando contra ele. Felizmente, você é o Homem de Ferro e é mais do que capaz de destruir os vários tipos de inimigos. A maioria está no ar com você, mas todos eles empregam habilidades diferentes para elevar o nível da dificuldade. A maioria das missões do jogo vê você se preparando para encontros de combate contra exércitos de drones de ataque das Indústrias Stark que foram ‘infectadas’ pelo vilão.
Além das armas já características do herói, você também pode dar um soco em bandidos pressionando um botão e simulando um golpe real com os PS Moves, o que nunca é satisfatório. Por fim, você terá acesso ao “Unibeam”, uma poderosa rajada de laser que pode cortar seus inimigos como manteiga. Leva algum tempo para carregar, mas é útil quando você está sobrecarregado ou quando você vê muitos inimigos ao mesmo tempo e quer explodir tudo.
Tudo isso te faz de fato ser Homem de Ferro, e é onde o jogo realmente brilha. O desenvolvedor se esforçou muito para tornar a jogabilidade o mais intuitiva e agradável possível, e realmente conseguiu. Os mapas são geralmente enormes, oferecendo amplo espaço para voar livremente e explorar os sistemas do jogo. A desvantagem desses ambientes abertos são as freqüentes e longas telas de carregamento, que podem interromper o fluxo da campanha e isso pra mim foi de fato um problema, pois eu estava ansioso para voltar ao combate e as telas de carregamento meio que ‘esfriavam o sangue’.
Como mencionamos anteriormente, Ghost é um dos vilões do jogo e inicia a história. Ele destrói o jato particular de Tony, ferindo Pepper Potts no processo. Tony emprega seu atual companheiro de IA, e seu antigo parceiro Gunsmith, a fim de rastrear esse inimigo.
Entre as missões, você geralmente estará em sua casa em Malibu, onde você pode se teletransportar para vários pontos e interagir com várias coisas. Distrações como uma barra de puxar e um jogo de arcade de basquete oferecem oportunidades para você se quebrar o gelo antes de enfrentar o próximo grande objetivo. Mas a principal e mais divertida atração deste espaço, no entanto, é mexer com o traje.
Usando pontos ganhos ao concluir missões, você pode criar inúmeras atualizações nos sistemas e armas da armadura. Seja instalando um mod de propulsor para aumentar sua velocidade máxima ou equipando novos tipos de armas auxiliares, há uma quantidade razoável no jogo. As armas variam de uma espingarda a uma bomba de fragmentação e oferecem maneiras de lidar com diferentes situações. Você pode equipar dois desses poderes especiais – um em cada braço – para estar preparado para qualquer coisa. Você também obtém acesso a dois slots de carregamento.
Vale a Pena?
Conversando com alguns fãs de games e outros colegas que também já jogaram, cheguei a conclusão de que o jogo não é algo revolucionário como foi o Marvel’s Spiderman e quando eu digo revolucionário, digo no sentido de que o Spiderman de 2018 fez pessoas comprarem um PlayStation 4 por conta do imenso sucesso do exclusivo da Sony. No caso do Iron Man VR talvez isso não aconteça pela comoção ser bem menor, mesmo que eu ache o jogo intensamente incrível e levando em consideração o preço do PS VR atualmente no Brasil, talvez eu ache que isso não aconteça no momento, pois os animos se concentram na próxima geração. Mas aqui fica o meu aviso para quem não tem PS VR: Talvez essa é a hora de aguardar uma promoção e ir pra cima pois a experiência – não só no jogo em análise, mas em todos os outros que testamos (ou a maioria) – é incrível e merece atenção!