GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025
18 de Janeiro de 2025
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | MARVEL’s SPIDER-MAN é um dos melhores games dessa geração até agora!

Durante o passar dos anos Spider-Man teve diversas aparições em vários consoles – seja ele da Nintendo, Sony ou Microsoft – Só que tudo mudou quando a Insomiac foi convidada pela Marvel e Sony a se unirem e criar este game EXCLUSIVO para PlayStation que seria o jogo de super-herói mais elogiado pela crítica e […]

  • setembro 5, 2018
  • 6 min read
REVIEW | MARVEL’s SPIDER-MAN é um dos melhores games dessa geração até agora!

Durante o passar dos anos Spider-Man teve diversas aparições em vários consoles – seja ele da Nintendo, Sony ou Microsoft – Só que tudo mudou quando a Insomiac foi convidada pela Marvel e Sony a se unirem e criar este game EXCLUSIVO para PlayStation que seria o jogo de super-herói mais elogiado pela crítica e fãs.

A trama trás Peter Parker já experiente, prestes a se formar na faculdade. Peter foi Homem-Aranha por 8 anos e hoje pode se dizer que é o principal protetor de Nova York. No início do game, O aranha derrota Wilson Fisk AKA Rei do Crime, mas uma nova gangue conhecida como Demônios surge para assumir o lugar de Fisk após a sua derrota. Porém, isso não é tudo, junto com os demônio conhecemos o Senhor Negativo, o líder dos Demônios e que esconde segredos ainda mais sombrios.

No balançar de New York

O Homem-Aranha sempre foi um dos meus heróis favoritos e preciso dizer que a minha expectativa para este game era uma das maiores. Foram poucas as vezes que esperei tanto por um jogo como esperei por Marvel’s Spider-Man. Fazendo o meu papel de fã do herói e dos games eu visitei quase todos os jogos do Aracnídeo, inclusive, os titulos do Aranha para PS1 marcaram DEMAIS a minha infância, perdi as contas de quantas manhãs, tardes e noites viajei me balançando pela teia naquela época e já achava incrível, ah se o Luan de 16 ou 17 anos atrás tivesse a oportunidade de ver esse game em primeira mão. Por falar em viagem em teias, nada melhor do que começar a falar sobre esse balançar do novo jogo do Spider, essa é uma das experiências mais satisfatórias que o jogo te trás. É incrivelmente imersivo a forma que o herói pula de um prédio para o outro, a forma que ele interage com o cenário e a qualidade visual que os movimentos e ambientes podem te trazer. Ainda falando sobre qualidade visual, nem preciso dizer que os cenários são absurdamente lindos e completos, né? O modo de foto do jogo já estava clamando: “por favor, me deixe em paz e vá jogar!”, eu realmente acho que perdi umas 10 horas só nesse modo, pois realmente me impressionei com tudo o que vi por ali. Outra coisa que me chamou MUITA atenção nos cenários foi a forma em que os NPCs comuns – pedestres, policiais, etc – agem no decorrer do jogo. Ao contrário dos outros games do herói aracnídeo e de outros heróis já lançados, pela primeira vez a gente tem a impressão de que o mundo aberto realmente tem vida e isso é REALMENTE espetacular.

Spider-Man
Marvel’s Spider-Man (Imagem: Luan Veríssimo via PS4Share).

Campanha à outro nível

A parte cinemática do game faz jus a qualquer um dos filmes hollywoodianos já lançado do Aranha, acho que podemos definir essas cutscenes como um espetáculo à parte. Os personagens têm carisma, são bem trabalhados e a dublagem em português não deixou nem um pouco a desejar, muito pelo contrário, foi impressionante perceber que o tom de voz e o ritmo da dublagem mudava drasticamente em quanto o Aranha pulava de um prédio para outro, ou se balançava entre suas teias em meio aos imensos arranha-céus de Nova York. Que espetáculo de mínimos detalhes, meus amigos!

Um ponto realmente importante ressaltar é que pelo que ficou claro, os roteiristas do game não mediram esforços para manter o jogo agitado à todo instante. E sem contar que ficou claro que não houve economia de personagens usados no game, vilões eu contei uns 7 na campanha principal, fora as DLCs que estão por vir, fora os personagens que podemos assumir o controle, Mary Jane e Miles Morales, enfim, o jogo realmente movimenta o mundo do Aranha de todas as formas possíveis.

Marvel’s Spider-Man (Imagem: Luan Veríssimo via PS4Share).

Spider Trajes, Gadgets e Habilidades

Na medida em que o jogador vai avançando no decorrer do game, o Aranha vai adquirindo novos gadgets, novos trajes e habilidades, nem todos os pontos que conseguimos na campanha principal são suficientes para desbloquear todos os trajes que o jogos trás (acredite, são muitos!) o que temos que fazer é conseguir pontos extras onde temos que cumprir missões secundárias e tarefas extras que vão desde achar mochilas que Peter Parker deixou espalhadas pela cidade – com pertences que trazem nostalgia para fãs antigos do herói – tirar fotos de pontos turísticos da cidade, até destruir bases de inimigos e salvar civis de ataques de gangues. As vezes algumas dessas tarefas soam repetitivas e cansativas, mas não o suficiente para se tornarem um problema, até porque a ideia do jogo é que você as realize paralelamente à campanha e não todas de uma só vez.

Vale a pena?

Como o título já entrega, definitivamente, Spiderman é o MELHOR jogo do Aranha feito até hoje e um dos melhores games da geração lançados até agora. Eu realmente acho que a Insomniac se superou e após essa obra de arte ser entregue aos fãs, a desenvolvedora terá uma missão bem difícil de se auto-superar em possíveis sequencias. Os maiores destaques do jogo vão para a jogabilidade fluida e muito divertida, se balançar entre os arranha-céus de Nova York, por cima da população (que inclçusive acena quando percebe sua presença) e entre os carros, é uma experiência cinematográfica. Claro, levando em consideração também os gráficos insanos e muito bem apresentados. O enredo e a sonorização também merecem grande destaque pois mostram que a imersão no jogo foi muito levado em consideração pelos produtores, que claramente ouviram os fãs e entregaram o jogo como eles merecem. Obrigado Insomniac, e que outros developers e publishers sigam o seu exemplo ao entregar uma adaptação digna de uma franquia/personagem de tamanho sucesso.

Análise feita a partir de cópia cedida pela Sony/PlayStation. Marvel’s Spider-Man está disponível para PlayStation 4.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.