REVIEW | NANOLEAF SHAPES
Testamos a incrível Nanoleaf Shapes e contamos pra vocês as nossas impressões sobre o produto.
Não tem muito tempo em que escutamos falar pela primeira vez de Nanoleaf aqui no Brasil e logo após isso, imediatamente conseguimos ligar todos aqueles setups incríveis de vários lugares do mundo que provavelmente você já viu em alguma rede social à marca, tudo porque nesses tais setups gamers (principalmente) um kit de Nanoleaf seja o modelo que for provavelmente está presente, pois se tornou algo meio que pré-requisito.
Por algum tempo ficamos curiosos em entender como se dá o seu funcionamento e se ele vale realmente o preço de mercado, já que se trata de um produto não muito barato mas que certamente – pelo menos pelas fotos e vídeos – é algo que vai fazer o seu ambiente de trabalho ou diversão ainda mais incrível e atrativo. Então, o nosso trabalho aqui é destrinchar o Nanoleaf Shapes e descobrir se ele vale o investimento e dizer para quem ele é indicado. Vamos lá?
Primeiramente, para fazer essa análise utilizamos alguns kits como o Nanoleaf Shapes Triangles (Starter Kit) que em sua caixa vem acompanhado de 7 painéis + Fonte de alimentação (bivolt) + Controladora Wi-fi (compatível com Alexa e Google Home). Também usamos um kit de expansão Mini Triangles (10 Painéis) e um kit de expansão do Hexagonal (3 Painéis). Vale ressaltar que a diferença entre o starter kit e o kit de expansão – além do preço – é porque os kits starter possuem todos os equipamentos básicos para o funcionamento, como a fonte e a controladora, já os pacotes de expansão são acompanhados somente dos painéis e das pequenas peças que fazem a ligação entre um painel e outro. Essa linha Shapes é uma das mais bonitas e usadas pelos gamers atualmente na composição dos setups mais incríveis, pois é possível fazer inúmeras configurações combinando entre os diferentes formatos (Triangles, Mini Triangles e Hexagons) com luzes multicoloridas que podem reagir ao som e a luz ambiente.
Instalação e configurações iniciais
Após tirar todos os modelos da caixa (os kits iniciais e os de expansão) logo notamos que o produto é de excelente qualidade, além de possuir um visual bem premium, logo justifica-se o preço. Infelizmente não demos muita sorte e na primeira tentativa de ligar percebemos que por mais que os painéis estivessem funcionando, a controladora não dava nenhum sinal de vida e preciso dizer isso aqui ao mesmo tempo que parabenizo a marca pela parceria com a loja Kabum (responsável pela venda oficial no Brasil) logo após receber os painéis e identificar o erro, a loja prontamente cobriu todos os custos de retorno e troca do produto e em menos de um mês resolvemos esse problema com o Starter Kit. Dando continuidade, ao definir em qual parede iríamos instalar decidimos também qual seria a melhor forma de fazer a instalação já que o produto conta com duas formas oficiais para instalação (parafusos e com fita dupla face 3M inclusa) e preferimos utilizar essa segunda opção. No próprio painel, há um adesivo de demonstração de como fazer para fixar cada painel de forma correta e eficiente, ‘apertando’ em movimentos circulares cada painel contra a parede a fim de pôr pressão entre o painel e parede forçando a fixação. Após a instalação, de fato não tivemos problemas com nenhum painel descolando.
Sobre a configuração, ela é feita de forma bem fácil também. Basta baixar o app da Nanoleaf, disponível para Android e IOs, lá você além de controlar o brilho, ligar e desligar e selecionar vários e vários esquemas de cores e transições você consegue nomear cada um de suas nanoleafs (caso você tenha mais de um kit inicial instalado) e desligar o brilho automático que foi uma das coisas que mais nos deixou boquiabertos. O brilho automático adapta o brilho da luz da Nanoleaf ao ambiente, fazendo com que a Nanoleaf fique adequada aos olhos e ao ambiente de forma que evita o cansaço da vista e a ofuscação do ambiente. Essa opção é realmente impressionante já que funciona de forma muito assertiva além de não deixar visível nenhum sensor que seja responsável por essa identificação, alguns colegas nossas aqui da redação, compararam algumas das tecnologias presentes da Nanoleaf como tecnologias alienígenas e de fato, os painéis são muito bem construídos de forma que nunca vimos nada iguais. Outros sensores presentes são os de som e de toque, alguns dos presets que encontramos para baixar no aplicativo possuem diferentes funcionalidades como Padrão, Sonoro (usa o sensor de som) e de Toque (usa um outro sensor de toque).
Infinitas possibilidades
Antes de escrever essa análise fizemos muitos e muitos testes e não tivemos nenhum problema de desconexão ou de aquecimento do produto, muito pelo contrário, durante horas de uso aparentemente não há aquecimento nenhum nos painéis e isso é ótimo para quem mora nos lugares do Brasil com mais calor e que encher o quarto com vários e vários painéis. Já a fonte, esquenta bastante depois de várias horas de uso, mas acredito que seja normal. No aplicativo oficial da Nanoleaf você encontrará uma sessão chamada “Descobrir” onde você poderá baixar várias cenas e testá-las diretamente no dispositivos. Essas cenas foram criadas pelos próprios usuários ou pela marca, e aqui fica outra característica legal; você pode criar suas próprias cenas e deixá-las disponíveis para o uso da comunidade. Em breve vamos estar lançando aqui no nosso site um artigo com o nosso Top 10 de melhores efeitos que testamos. Na sessão de “Horários”, dentro aplicativo, você pode programar os painéis de luz para reproduzir uma cena, escurecer ou iluminar gradualmente, entre outras opções de acordo com um horário pré-definido. Isso é uma ótima opção para aqueles que querem dividir o horário de trabalho com o horário da diversão, caso você use o mesmo ambiente para essas duas coisas totalmente diferentes.
Interações
Os dispositivos Nanoleaf podem ser vinculados com a Alexa e é bem simples, após toda a configuração inicial no aplicativo, você deve baixar a skill da Nanoleaf dentro da sessão “skills” no aplicativo Alexa e logar a sua conta da Nanoleaf (criada no App). Pronto! Automaticamente todos os dispositivos que você configurou na sua conta ficarão disponíveis para configuração na Alexa, seja por voz, por rotina ou até mesmo por toque com o uso de uma das Echo Show. Outra configuração que vale a pena apontar aqui é com o Stream Deck, aqui você pode baixar um plugin (que aparentemente não é oficial da marca) mas que funciona bem, após configurado e te permite controlar as luzes com apertar de um botão no seu setup. O Nanoleaf Shapes também pode ser configurado para uso com o Google Home, mas como nossos sitema aqui é todo Alexa não conseguimos efetuar os testes com esta outra opção.
Vale a pena?
Os dispositivos Nanoleaf chamam atenção por sua beleza e pode trazer uma nova vida para o seu setup, ou até mesmo para o seu escritório, sala ou quarto. Há muitas e muitas possibilidades para se explorar, tanto que além da review pensamos em diversos outros artigos para abordar outros temas legais com mais calma e que em breve vocês terão por aqui. Voltando a falar do dispositivo, testamos por quase um mês antes de escrever e o único problema que tivemos foi aquele com a controladora que citamos anteriormente, mas isso foi rapidamente resolvido de forma rápida e prática pela Kabum que é a parceira oficial da marca no Brasil. Fora isso, tudo funcionou perfeitamente bem e conseguiu cumprir o papel que promete: trazer mais vida para o ambiente, mais luz e mais cores. Para os gamers de plantão que não dispensam uns RGBs a mais, esse é um dispositivo INDISPENSÁVEL para o seu setup e com certeza vai fazer a diferença nas suas gameplays diárias!
Onde comprar? Você pode acessar todos os produtos da Nanoleaf já com pronta entrega no Brasil no site da Kabum. Tem alguma dúvida sobre o dispositivo? Chama a gente no Instagram ou Twitter.