22 de Novembro de 2024
Games Review Destaque

REVIEW | ODDBALLERS

Jogamos o novo party game de queimada da Ubisoft.

  • fevereiro 13, 2023
  • 5 min read
REVIEW | ODDBALLERS

A Ubisoft atualmente é uma das minhas empresas de desenvolvimento e distribuição de games favoritas. Não só pelas tão famosas e imensas franquias como Assassins Creed, Watch Dogs, etc. Mas, por sempre proporcionar uma variedade de games anualmente para todos os gostos. Como por exemplo tivemos recentemente o Just Dance 2023, o Mario + Rabbids Sparks of Hope e o também party game Rabbids Party of Legends. Só nestes jogos que citamos, deu pra perceber o quanto a empresa ‘passeia’ por diferentes gêneros, né? Agora chegou a vez de ela nos pegar na nostalgia e trazer um jogo muito divertido para você e sua família; Oddballers.

Oddballers é um party game simples, porém muito divertido que nos leva para o mundo da queimada. Esse ‘esporte’ (ou seria brincadeira? rs) parece estar em alta no mundo dos games, né? De uns anos pra cá tivemos alguns bons lançamentos que abordam a queimada, ou usam ela como inspiração. Como é o caso do Knockout City, ou até mesmo do brasileiro incrível Dodgeball Academia. Em comparação com esses dois citados, Oddballers ganha em um quesito muito importante: a possibilidade de você poder enfrentar seus amigos em partidas insanas e movimentadíssimas.

Por falar em insanidade, preciso falar um pouco sobre os personagens. Embora todos eles pareçam bem genéricos e feios, isso definitivamente é proposital para aumentar o clima cômico do game, e ta tudo bem! Afinal, não vamos jogar um jogo deste estilo pensando em personagens bonitos e bem feitos. Pelo menos pra mim, a jogabilidade é o que mais importa aqui.

Antes de jogar podemos escolher nosso personagem, que pode ser um Oddballer ou um Rabbid . Podemos personalizá-lo com elementos como chapéus, óculos ou luvas, e também com expressões, danças e emojis. Na loja podemos comprar novos itens de personalização com dois tipos de moedas . Por outro lado, receberemos presentes subindo de nível (até o nível 50) e temos a opção de completar uma série de desafios semanais (em troca de moedas) e desafios básicos.

No jogo, você entra em um grupo de 4 ou 6 jogadores (caso você seja um lobo solitário, você pode recorrer para a AI) e começa a competição. Existem mais de 30 arenas e minijogos diferentes para jogar, então há um nível decente de variedade para te manter dentro do jogo e se você quiser ficar jogando por algumas horas até começar a enjoar isso vai te ajudar bastante. Você recebe (ou não) pontos após cada jogo até que um vencedor seja declarado. Os jogos variam de um jogo tradicional de queimada com o último personagem em pé até jogar galinhas em grandes máquinas, evitando cercas elétricas e bombas….sim, isso acontece e por mais que falando assim pareça algo desanimador, é muito pelo contrário! Modos assim me divertiram bastante e é justamente isso que faz o jogo fugir do cansativo. Outro ponto bem divertido é que qualquer coisa pode ser usada como arma, coisas que caem no cenário podem se tornar um aliado importante na partida, ou seja, se você pode pegar, você pode jogar no seu inimigo. Os controles são fáceis o suficiente para qualquer jogador, você tem um botão de agarrar, um botão de arremesso e um botão de esquiva e isso é tudo o que você precisa e por isso eu indicaria esse jogo para qualquer pessoa, de qualquer idade.

A única coisa que me incomodou durante o jogo, foi a falta de players online. Mesmo em pleno lançamento foi um pouco difícil conseguir parear partidas contra outros jogadores (que não fossem os meus colegas de redação). As vezes eu passava tanto tempo buscando que acabava desistindo e preferia puxar algumas IAs para completar a partida. Umas das minhas preocupações quanto a isso é a longevidade que esse jogo pode ter já que no lançamento tive essa dificuldade. Talvez o preço não seja agradável, ou talvez seja mais interessante deixá-lo crossplay (não acho que seja atualmente, mas posso estar errada). Felizmente a Ubisoft fez um trabalho incrível com a IA deste jogo que te permite escolher a dificuldade dela(s) e isso fez o equilíbrio ser bem bacana entre cada um dos níveis.

Um outro ponto que teria sido interessante seria a adição de uma campanha. Claro que não é algo comum em um party game, mas é justamente isso que seria um diferencial a mais no Oddballers, principalmente para driblar essa ‘falta de players’ que enfrentei no jogo online.

Vale a pena?

Sou muito suspeita a falar pois eu amo party games e jogos prontos para divertir a família e esse sem dúvidas é um desses jogos! Você pode passar uma noite toda enfrentando os seus amigos online ou localmente, mas caso você queira jogar sozinha(o) talvez será necessário pedir a ajuda de uma IA para completar as equipes. Isso nem é um problema tão grave, já que a IA é realmente inteligente e desafiadora ao contrário de alguns outros jogos.

Sem dúvidas, Oddballers é uma adição muito interessante à minha lista de party games!

Jogamos no Nintendo Switch, mas você também poderá jogar no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

About Author

Amanda Sousa

Escrevo sobre Música, Séries e faço Reviews sobre Tecnologia. Contato profissional: amanda@acessogeek.com