REVIEW | ONRUSH é aquilo que os fãs de corrida arcade estavam precisando!
ONRUSH é um jogo focado extremamente na ação, caos e destruição, não espere simulação de corrida, competição de velocidade, nem que sua missão seja chegar em primeiro em uma bandeira quadriculada ou linha de chegada, pois em NENHUM dos modos do game esse será o foco. Antes que você pense algo errado e a primeira vista ache que será um […]
ONRUSH é um jogo focado extremamente na ação, caos e destruição, não espere simulação de corrida, competição de velocidade, nem que sua missão seja chegar em primeiro em uma bandeira quadriculada ou linha de chegada, pois em NENHUM dos modos do game esse será o foco.
Antes que você pense algo errado e a primeira vista ache que será um jogo repetitivo e enjoativo preciso te antecipar que é muito pelo contrário, o game tem várias possibilidades, modos com objetivos muito diferentes que te obrigam a jogar com veículos nada similares e cada um desses modos trás oportunidades diferentes de avançar em seus objetivos, mas em todos eles o principal é destruir ou prejudicar os adversários, seja para adicionar pontos ao seu score, ganhar um tempo extra a mais que os inimigos, ou simplesmente para desestabiliza-lo, a destruição aqui é a chave do sucesso e embora eu tenha dito que ONRUSH seja focado no caos e destruição, as estratégias individuais ou de equipe são muito importantes.
Quando o jogo foi anunciado, automaticamente liguei a premissa ao Twisted Metal e Burnout, e, sim ONRUSH tem algumas semelhanças com esses jogos, mas nada gritante, até por que o estilo talvez lembre mais uma mistura de Overwatch com Hot Wheels. As pistas de ONRUSH também chamam muita atenção por não terem muitas indicações de direção, nem marcação de onde você pode andar ou não, elas são imprudentemente abandonadas e isso trás uma sensação de realismo maior ao mesmo tempo que evita poluir a tela com informações desnecessárias, até porque, no game, poluir a tela de jogo com tais elementos seria imperdoável a julgar os incríveis gráficos e ambientes que são lindíssimos.
O jogo possui vários veículos e modos, por exemplo temos os Overdrive que talvez seja o modo mais simples pois te deixa livre. Aqui, duas equipes de seis competem usando o veículo de sua escolha, a vitória, por sua vez, é alcançada na medida em que você acumula pontos. O ganho desses pontos são obtidos ao se acertar saltos, destruir oponentes e veículos, realizar manobras e outras ações relacionadas as classes específicas de veículos. Uma vez que você atinja um nível alto de interação na partida você poderá ativar o seu “Rush Ultimate” que eleva o seu veículo à velocidade máxima e fornece uma habilidade bônus de acordo com o veículo que vocês escolher. O modo Overdrive é o mais simples do jogo porém, não menos divertido que os demais. Fora o modo Overdrive temos também o Switch, onde cada veículo da equipe poderá ser destruido três vezes e a cada um dessas destruições o jogador é obrigado a efetuar uma troca, até que chegue a ultima classe veicular. Já no modo Lockdown, as equipes tem a missão de ultrapassar os ‘portais’ para adicionar tempo à partida, é – literalmente – uma corrida contra o tempo e ganha que terminar a partida com mais tempo.
Agora vou justificar o porque de ter feito uma comparação com Overwatch. Além do visual bem colorido, itens customizáveis estéticos, ONRUSH também investe muito em um lado estratégico como vimos no shooter da Blizzard, há veículos que podem ajudar aos membros da sua equipe a conseguir velocidade, ao mesmo tempo que há outros que podem usar habilidades para desacelerar os inimigos e até mesmo cegá-los. Durante o Overdrive, por exemplo, você pode querer exercer mais de um papel de suporte, usando a habilidade especial do Dynamo para lançar pick-ups para sua equipe coletar, e utilizando seu Rush Ultimate para fornecer a qualquer membro do seu time – que esteja próximo a você – um bônus que estenderá a sua barra de pontos.
Cada veículo também possui uma sensação de peso perceptível que automaticamente te descarta qualquer pensamento de manobras aéreas ou velocidade extra. Assim como as motos que te deixam uma insegurança maior no confronto com carros de destruição, como o Titan ou Enforcer, por exemplo. Como vantagem desses carros que te privam de tentar manobras aéreas mais complexas como mortais e poses por conta do seu peso, você tem um grau de controle aéreo maior que te permite usar o downforce para esmagar os inimigos que tenha a infelicidade de entrar de baixo de seus pneus. E por falar em abates desse tipo, o jogo apresenta uma pequena animação de slow-motion após um desses confrontos bem sucedidos, o que torna a ação ainda mais satisfatória e te da a oportunidade de utilizar o modo foto, onde você controla luz, movimento de cameras e outras diversas opções para salvar a sua screenshot.
O modo ‘campanha’ do jogo é dividido em 4 “fases de carreira” na qual você é obrigado a usar todos os veículos, a jogar em todos os modos, enfrentar climas chuvosos e noites escuras, e é uma excelente forma de você sair da zona de conforto e encarar diversas possibilidades, muitas vezes até descobrindo uma nova forma de jogar que seja ainda mais divertida, ao mesmo tempo que se prepara para enfrentar o ambiente online contra outros jogadores, pois é aí que o game ganha vida!
Não podemos terminar a análise sem falar da incrível dublagem em Português Brasileiro e da incrível trilha sonora que te sincroniza com a ação seja ela a intensidade que for, tudo em ONRUSH funciona bem até o momento, incluindo a busca por partidas online que geralmente em um jogo recem chegado, na maioria das vezes apresenta falhas e quedas, em todas as oportunidades que tive de jogar o jogo fluiu bem e incrivelmente divertido assim como o modo offline.
VEREDICTO
A desenvolvedora Codemasters criou um jogo de corrida totalmente original e inovador e apesar de termos comparados com alguns outros jogos que já jogamos e gostamos muito, ainda assim é algo nunca antes visto principalmente com um trabalho tão milimetricamente bem feito. E devo dizer, desde Burnout, um jogo nesse estilo não me divertia tanto como me divertiu ONRUSH durante esta análise. Merece de mais um destaque na sua coleção de jogos!
ONRUSH está disponível para PlayStation 4 e Xbox One.