GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025
18 de Janeiro de 2025
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | PATAPON 2

Estamos no final da geração de consoles e tivemos grandes nessa geração até agora (outro ainda vindouros) mas uma das principais características dessa geração foi os remakes e remasters, grandes jogos ganharam novas versões traduzidas para essa nova geração, e trazendo assim, nostalgia pra muitos e novas experiencias para outros. Dessa vez, a Sony finalmente […]

  • fevereiro 11, 2020
  • 5 min read
REVIEW | PATAPON 2

Estamos no final da geração de consoles e tivemos grandes nessa geração até agora (outro ainda vindouros) mas uma das principais características dessa geração foi os remakes e remasters, grandes jogos ganharam novas versões traduzidas para essa nova geração, e trazendo assim, nostalgia pra muitos e novas experiencias para outros. Dessa vez, a Sony finalmente resolveu trazer de volta um jogo que apesar de simples, pode ser divertidíssimo e te trazer horas de diversão – Patapon 2 voltou! Abandonando o portátil e tomando conta do console de mesa em sua versão remasterizada para o PlayStation 4.

Falei que o game é simples? Bem, apesar de parecer simples em todos os aspectos à primeira vista, Patapon 2 Remastered tem uma história bastante interessante. Após os eventos do primeiro jogo, os Patapons acabam em uma nova terra estranha que mais tarde se torna sua terra natal original. Lá eles encontram uma força hostil, que eles precisam trabalhar juntos para derrotar, enquanto também aprendem mais sobre sua história. Parece ser mais complicado do que realmente é e no começo temos algumas missões relativamente curtas, mas no todo, o jogo passa a ser realmente desafiador, a série brilha com a sua visão única que trás uma jogabilidade rítmica.

Tradicionalmente, os jogos de ritmo se limitam a pressionar entradas específicas que correspondem à batida na tela. Alguns jogos simplificam os comandos para obter mais acessibilidade, enquanto outros se apegam a um sistema mais robusto que exige um coordenação e concentração maior para dominar. O Patapon 2 Remastered adota o conceito principal, pressionando comandos em uma ordem específica, vinculando ações e reações à cada toque, ou seja, não espere uma jogabilidade fluida, no game você não pode realmente se mover ou atacar, mas sim, tocar uma batida onde os Patapons ouvem e respondem de acordo.

Por esse motivo, existe realmente uma curva de aprendizado, especialmente porque há mais do que apenas pressionar, por exemplo, o quadrado três vezes seguidas e após isso, o círculo. Nos cantos da tela, há uma “cola” que indica batida. Quanto mais de perto você pressionar, melhor o seu desempenho e, por sua vez, mais sucesso os Patapons terão. Naturalmente, mover-se muito mais rápido ou mais devagar resultará em erros; portanto, você precisará de um bom fluxo se quiser ter sucesso. Para aqueles que possuem um bom ritmo, tenha afinidade com música ou até mesmo são músicos, a vantagem pode ser ainda maior, pois o ritmo guia o jogo então quanto mais entrar, melhor será o desempenho de seus Patapons.

Com o passar das missões simples, o jogo começa a se mostrar muito mais desafiador pois surgem ameaças maiores. Quando isso ocorre, você terá que saber qual a batida certa usar, às vezes a situação pede um ataque ou um movimento rápido, sempre no ritmo você seguirá com a batida mais correta para aquela situação e em consequência de seus atos, a música se encaixará totalmente o que trás uma sensação muito boa de que você está indo no caminho certo, sem contar que as musiquinhas formadas com essa ‘brincadeira’ são extremamente viciantes – no final os Patapons se tornam criaturas extremamente carismáticas no conjunto total da obra, lembrando muito o estilo dos Minions.

Aqueles que esperam mais encontrarão uma grande variedade de tropas, armas, materiais e táticas que impactarão sua aventura. Naturalmente, boas táticas serão recompensadas com missões mais fáceis ou menos tediosas e vice-versa. O jogo também permite que você misture e combine para realizar melhor qualquer que seja seu objetivo, ou seja, a ideia de que você não pode ‘criar suas próprias batidas’ não se aplica aqui, Patapon 2 não é um Guitar Hero, você age como acha que é certo e a música é sempre a consequência das suas escolhas rápidas.

O jogo está disponível em Inglês, e infelizmente não possui legendas em Português, porém, mesmo para aqueles que não são experts em inglês facilmente se achará na história. Outro problema é que apesar dos gráficos do jogo terem sido remasterizados para a nossa geração atual, algumas das cenas lançadas para a versão original do PSP parecem que não foram editadas e isso trás um desconforto por exibir um contraste estranho entre o jogo e essas cenas. Mas calma, isso não é algo que vá atrapalhar sua experiência com o game.

Veredito

Patapon 2 Remastered é um título que não vai agradar todo mundo de cara, mas agradará aqueles que procuram algo diferente e gostam de desafios. Para aqueles que não estiverem abertos a errar, acertar e se entregar em algumas missões, poderá ser frustrante e tedioso. Mas Patapon consegue ganhar muitos pela sua simplicidade de jogabilidade, mesclado ao seu enedo interessantíssimo e o carisma que só o game tem!

About Author

Redação AcessoGEEK

Try not. Do, or do not. There is no try.