31 de Outubro de 2024
Destaques Games

REVIEW POKEMON SUN & MOON | Jogamos em PRIMEIRA MÃO os novos games da franquia que chega no fim desse mês!

No começo desse ano, a Nintendo anunciou seus novos jogos da franquia Pokemon para o final de 2016. Eles também anunciaram que seria lançado nesse mesmo game a nova geração dos monstrinhos mais famosos do mundo. Em Pokemon Sun e Moon, a proposta é um pouco diferente, a nova geração é mais limitada dos que as […]

  • novembro 10, 2016
  • 10 min read
REVIEW POKEMON SUN & MOON | Jogamos em PRIMEIRA MÃO os novos games da franquia que chega no fim desse mês!

No começo desse ano, a Nintendo anunciou seus novos jogos da franquia Pokemon para o final de 2016. Eles também anunciaram que seria lançado nesse mesmo game a nova geração dos monstrinhos mais famosos do mundo.

Em Pokemon Sun e Moon, a proposta é um pouco diferente, a nova geração é mais limitada dos que as passadas, e contém outra versões de Pokemon já conhecidos.

Nós jogamos em primeira mão a versão completa de Pokemon Sun e vamos contar um pouco de nossa experiência e primeiras impressões para vocês.

A História

O objetivo do game dessa vez é diferente de sair pelo mundo para derrotar líderes de ginásio. Jogadores terão que encarar o “The Island Challenge”, um desafio que se passa através de quatro ilhas nas quais você precisa completar tarefas estabelecidas por Capitães, chamados Mallow, Lana, Sophocles e Kiawe – algo bem parecido com a Liga Laranja, que vimos no anime lá pra meados dos anos 2000 a 2002.

pokemon-sun-moon-alola-heroi

Ao final de cada tarefa há um “Totem Pokémon”, um monstrinho com algum poder extra, como defesa acima do normal e que pode chamar ajuda de outros Pokemon no meio da batalha. Além dos capitães há também os “Kahunas” que parecem ser como os líderes de ginásio de cada ilha.

A história é basicamente essa, no inicio ela possui uma cutscene rápida de uma menina misteriosa que logo após se apresenta para o personagem principal do game. Outro ponto importante é a presença da equipe do mal da vez, o Team Skull – ou Equipe Caveira em tradução direta – que promete tirar o sono dos jogadores.

Primeiras Impressões

O jogo começa de um jeito diferente dos outros, Primeiramente você deve escolher o idioma que quer jogar logo após surge a tela de um computador com três ícones; o ícone de vídeo; o de foto e o de configurações o que estamos habituados a ver nos nossos celulares e computadores de verdade. Logo após o ícone de vídeo começa a ‘vibrar’ para anunciar uma chamada de videoconferência com o professor da Ilha que começa a falar que sua vinda para ALola está chegando e que lá você vai conhecer Pokemon diferentes, viver grandes aventuras, ou seja, aquilo já estamos acostumados a ver nos outros jogos. A diferença é que a introdução dessa vez tenta se mostrar mais realista, pois mostra o seu personagem interagindo com a tela de um computador como o nosso da vida real. Outra coisa que mudou, é que dessa vez você deve escolher seu nome e um Avatar o qual será estampado no seu passaporte para ALola e será o estilo base do seu personagem. Após a primeira cena de introdução, o jogo inicia como os outros. Já na primeira ilha, você acorda no seu quarto e após sair de lá conversa brevemente com sua mãe, recebe a visita do professor e se depara com um cenário paradisíaco do lado de fora de sua casa (que mais parece uma casa de Veraneio).

Gráficos

Aqui percebemos como os gráficos do jogo receberam um upgrade muito bom, os personagens são bem feitos, possuem detalhes bem trabalhados, assim como os cenários e itens do jogo. Toda a parte gráfica, teve um avanço muito considerável desde o Pokemon X & Y e ORAS e é realmente incrível. As transições de telas e passagens de cenários também sofreram mudanças boas, porém, para os jogadores mais apressados isso pode desconfortar um pouco, pois elas são um pouco mais lentas porque mostram os detalhes de movimento de abertura de portas, entre outras. Seguindo no jogo, temos só a confirmação que a Nintendo e a Game Freak se preocuparam bastante com as mudanças gráficas e a forma que elas seriam apresentadas para o grande público e um exemplo disso é quando andamos no cenário aberto, a câmera gira para mostrar o céu estrelado e todos os detalhes em volta, arvores, plantas, águas, etc.

Outra mudança positiva do jogo é que os diálogos agora tem mais de uma opção de resposta, o que influenciará no restante da conversa dando o maior realismo para as conversações do jogo.

Valendo!

initialsLogo após esse início de apresentação da história, você tem que escolher entre os três Pokemon principais e nesse novo jogo é curioso e diferente de todos os anteriores porque aqui como a temática é Praiana e Roots é engraçado que eles tentaram privar muito aquilo visto em outros jogos, o cenário se passa totalmente na natureza e isso talvez canse um pouco porque os jogadores Pokemon estão acostumados a ter um equilíbrio entre natureza cidade entre outras coisas, mas como a proposta aqui é diferente, as vezes até esquecemos que estamos jogando Pokemon. Ainda sobre a escolhe dos iniciais eles também são escolhidos no meio da natureza sem nenhum contato com Laboratórios, Casas, ou prédios de Pokemon como nos outros jogos. Uma crítica negativa específica que eu tenho sobre os iniciais dessa nova geração, é que os 3 monstrinhos que temos como opção aqui é muito inferior aos passados, a um tempo isso vinha acontecendo e não é meu lado fã conservador de 1999 falando e sim uma crítica com fundamento, pois compare os iniciais das primeiras gerações com os das ultimas lançadas. Nem se compara, né? Bulbassauro, Squirtle, Charmander, Cyndaquil, Totodile, Chicorita e companhia, parecem ter sido muito bem pensados e trabalhados com cuidado para ter uma espécie de personalidade, coisas que os mais recentes não conseguiram me passar até o X & Y e mais uma vez isso aconteceu com os iniciais de Sun & Moon.

Batalhando

tumblr_o6yp5jyot71uep5pko2_500A introdução de batalha, a preparação, o design do menu de ataques, ícones e pokemon, mudou drasticamente e pra melhor, acho que agora chegamos a um ponto que se aproxima do que os fãs sempre sonharam nas batalhas para a franquia. Eles brincaram muito com as cores, nos menus de batalha temos quase todas as cores do mundo (risos) e sôa bem! As animações de batalha são extremamente bonitas, mas o que mais me chamou a atenção é que as batalhas acontecem em tempo real com a história. Por exemplo, em uma das primeiras batalhas do jogo somos desafiados em uma arena no meio de alguns personagens que conversam em volta dela. Após a animação de introdução da batalha, a tela de luta inicia e o cenário é literalmente o que estávamos antes de ser desafiados, com direito à plateia (pessoas que estavam perto na hora do desafio) e tudo! Isso é simplesmente espetacular e causa uma sensação de “real time” incrível! Tirando aquela quebra de clima que acontecia nos outros games.

Não só o menu de batalha mudou bastante, mas também o menu geral do jogo onde contém seus Pokemon, Itens, Passaporte de treinador, Save Game e etc, agora tudo tem muito mais fluidez e organização. O lado negativo é que ele não fica ativado 100% do tempo enquanto você anda pelo jogo a tela de touch do 3DS fica completamente preta.

Os personagens controlados pela máquina, aqueles que ficam nas florestas e desafiam para batalha também ganharam animações diferentes bem mais legais e interativas. Não é mais aquele personagem estático que você passa por ele, ele te vê de longe e te ataca! Agora você já vê ele segurando a Pokebola, e se mexendo como se estivesse aguardando mesmo, não como uma estátua e isso é muito legal pois humanizou ainda mais o jogo.

O que há de Novo?

Moda

Além dos novos pokemon, também há novos destaques que já haviam sido explorados em trailers a algum tempo atrás. Uma dessas novidades é a possibilidade de customizar o treinador. Esse sistema foi lançado em Pokemon X e Y, porém, foi melhorado para essa nova geração de games, agora é possivel mudar cortes de cabelo, roupa, estilo e cores dos trajes. Agora também é possível deixar o personagem sem chapéu ou acessorios na cabeça, o que sempre foi muito criticado pelos fãs.

az6pydyyzgmudx2ps9bb

Refresh

A já conhecida função Pokemon-Amie foi modificada e agora se chama Pokemon Refresh. Ela possui aquelas opções basicas como acariciar seu pokemon, dar comida etc, a diferença agora, é que após cada batalha que o pokemon venha a sofrer algum tipo de dano critico ou status de paralizia, veneno, ou sono, aparece uma opção de Pokemon Refresh no menu onde você clica e pode dar esse remedio para o pokemon, assim como limpá-lo da batalha e outras coisas que deixam o jogo mais reral e interativo.

pokemon-refresh-compressor

Z-Moves

Uma outra novidade do game, é o Z-Move. O que é? Alguns pokemon poderão treinar com o treinador para combinar movimentos exclusivos que ajudarão na hora das batalhas. Pegando emprestado sua força, agilidade para lançar um ataque devastador.


Mais uma nova opção para deixar o game mais interativo.


Alola Form

Outra novidade é que Alguns Pokémon clássicos dos 151 originais foram apresentados em novas formas, chamadas de “Alola Form”. Exeggutor ganha um pescoço realmente grande que o faz parecer uma palmeira, o Pokémon de fogo Vulpix e sua evolução Ninetales agora possuem versões de gelo, algo que também aconteceu com Sandshrew, com um casco que parece um iglu e Sandslash, cujos espinhos agora são de gelo.

q5cz1g7a9lbpwkhs554z

Na minha opinião, os Alola Form são totalmente dispensáveis e toscos. Ninguém quer ver o Dugtrio de peruca, ou o Ratata de bigode. Hahaha

E na minha opinião, a inovação MAIS LEGAL….

Ride Pokemon

Nos jogos anteriores a gente sempre pode usar Pokemon aquatico para nadar com surf, e Pokemon voador para voar com Fly, mas nada como em Pokemon Sun e Moon! Não tem como explicar em palavras a sensação de o quão foda você é em nadar em cima do seu Lapras, ou correr montado no seu Tauros ou voar pelos céus no seu Charizard, então segue alguns gifs para você sentir um pouquinho que estou falando: ♥

2b606f6e6f79e092a99fb092483559277563eb98_hq 96ddf4bf5206a6c22acd42eea816ca1f83abad91_hq

b80 latias-fly

Considerações Finais

O jogo sofreu mudanças drásticas, mas para a alegria dos fãs grande parte foram para melhor, e a Nintendo mais uma vez mostrou que Pokemon pode se reinventar e trazer novas tecnologias do futuro para a franquia. Os destaques são para a humanização dos personagens controlados pela máquina e as batalhas que ficaram muito mais realistas e bonitas de se ver. O grande ponto negativo são os novos Pokemon e os Alola Form, sinceramente olhando pra eles dá à entender que os nossos queridos Japoneses criadores de Pokemon ficaram sem ideias para novos monstrinhos e começaram a usar seus sobrinhos de 10 anos para desenhar. Ainda assim, corrigindo esses ‘problemas’ no futuro, só nos mostra com toda a certeza do universo, que Pokemon nunca vai morrer e cada vez vai melhorar mais e mais!

O Jogo será lançado mundialmente no dia 18 desse mês e no Brasil foi anunciado que o game chegará em Dezembro.

 

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *