24 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | PREDATOR: HUNTING GROUNDS

Predator: Hunting Grounds é o novo jogo da Illfonic – desenvolvedora responsável pelo incrível trabalho em Friday the 13th – foi lançado para PC e PlayStation 4 e conta com uma temática e sistemática semelhante ao game estrelado por Jason Vorhees. Porém, dessa vez a jogabilidade não se resume somente ao Hide n Seek e os […]

  • junho 10, 2020
  • 6 min read
REVIEW | PREDATOR: HUNTING GROUNDS

Predator: Hunting Grounds é o novo jogo da Illfonic – desenvolvedora responsável pelo incrível trabalho em Friday the 13th – foi lançado para PC e PlayStation 4 e conta com uma temática e sistemática semelhante ao game estrelado por Jason Vorhees. Porém, dessa vez a jogabilidade não se resume somente ao Hide n Seek e os ‘sobreviventes’ terão oportunidade de lutar contra a criatura! Algo bem diferente em relação ao que acontece no próprio Friday the 13th e o grande sucesso Dead by Daylight.

Particularmente, eu gosto muito dos filmes de Predator, tanto os antigos como até mesmo os novos. Tá, vamos excluir o Alien Vs. Predator, tirando esse todos os outros são bem o meu estilo de filme do estilo. E baseado nos filmes, antes de jogar Predator: Hunting Grounds (P:HG), eu não sabia exatamente o que esperar, mas lembrando dos outros jogos do estilo como os já citados Friday the 13th, Dead by Daylight e o mais recenetemente lançado Resident Evil: Resistance, imaginei que seria uma equipe de soldados tentando superar e enganar um mutante implacável. E não é só isso, felizmente eu estava enganado pois P:HG trás uma camada a mais no estilo de jogo, fazendo com que ele se torne único dentre os outros jogos nesse estilo e fazendo-o ser um game bem mais bem trabalhado do que parece.

Como assim “uma nova camada a mais no estilo de jogo”? “Um game mais bem trabalhado”? Para ser mais especifico e direto ao ponto, os soldados (sobreviventes) são encarregados de algum tipo de operação militar, como classes, enquanto o Predator circula por aí. A fórmula restante do game contribui para uma intensa ação multiplayer online parecido com os que já conhecemos. E você tem duas opções: Ter a cabeça do Predator como troféu ou simplesmente conseguir entrar no helicóptero e ter sua própria vida como troféu.

Jogando com o Predator, você tem uma câmera de terceira pessoa e, assim como no filme, você pode saltar grandes distâncias, correr ao longo de galhos de árvores, implantar um dispositivo de camuflagem e usar a visão térmica para ver sinais de calor que tornam os inimigos furtivamente super-satisfatórios.

Como soldado da Fireteam, você brinca com uma perspectiva em primeira pessoa e é algo bastante comum ao derrotar combatentes inimigos, reviver um ao outro, reunir informações e aplicar lama a si mesmo para que o Predator não possa detectá-lo tão facilmente. Sua equipe vence completando a missão e escapando por um helicóptero e você pode até matar o Predator se tiver habilidade suficiente. Obviamente, o Predator vence matando cada um dos membros da Fireteam, o que exige muita habilidade, especialmente se você enfrentar uma equipe formidável de soldados. Ou seja, ambos os lados tem seu equilibrio medido de acordo com as habilidades dos jogadores.

Algo que preciso destacar como um ponto-chave para trazer você para dentro do jogo de uma forma singular e impressionante são os efeitos sonoros que ao mesmo tempo que são um dos melhores aliados para ambos os lados também trazem certo ‘frio na barriga’ principalmente se você está do lado mais fraco da caça (soldado) e tem que usar especialmente o áudio para ‘descobrir’ se seu implacável inimigo está próximo de sua localização. Nem preciso dizer que jogar em um bom volume, com um bom sistema de som ou headset é algo indispensável em Predator: Hunting Grounds, né?

Um aspecto interessante na jogabilidade é que você pode personalizar seu Predator ou Soldado Fireteam. Com qualquer um deles, você pode trocar de classe que altera suas estatísticas e aparência, além de equipar armas primárias e secundárias, várias vantagens e equipamentos, como kits de cura, armadilhas, granadas e um detector de movimento. É claro que ambos têm armas e dispositivos diferentes, sendo a tecnologia alienígena do Predator e o soldado tendo acesso a equipamentos militares padrão. Você desbloqueia outras opções ao atingir novos níveis e peças adicionais de equipamento e traje são desbloqueadas por meio de armários de campo (ou caixas de itens, se você preferir). Achei a frequência de poder abrir armários de campo impressionantemente regular, especialmente considerando que você pode comprar mais com a moeda do jogo que realmente recebe muito depois de cada rodada.

Como nem tudo são flores, Predator: Hunting Grounds sofre do mesmo problema de seus ‘concorrentes’ de peso; tudo fica bastante repetitivo com o tempo e o jogo melhora nítidamente em sua diversão se você estiver jogando em equipe.

Um aspecto que contribui para a repetição é o fato de haver apenas alguns mapas e eles não serem excessivamente grandes, o que significa que você percorrerá os mesmos locais repetidamente. Por fim, embora eu goste do fato de haver vários resultados possíveis para cada partida, gostaria que houvesse um elemento mais estratégico para jogar como membro do Fireteam. Claro, sobre os mapas é algo que pode – e provavelmente, vai – ser adicionados com o tempo. Mas a parte de ser um jogo mais estratégico acho que ficaria para um outro jogo.

Vale a pena?

Definitivamente sim! Predator: Hunting Grounds é um jogo fantástico, caótico e extremamente violento, mas leve em consideração que a diversão aumenta 80% se você estiver jogando com amigos, como todo o jogo multiplayer online. P:HG embora seja um jogo muito bom e divertido pra mim não é nada mais do que um jogo casual e jogá-lo por muitas horas seguidas podem fazer com que a experiência para você passe a se tornar enjoenta e te querer revisitar o jogo de tempos em tempos.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.