21 de Novembro de 2024
Tech Reviews Tecnologia

REVIEW | PROJETOR MULTI PJ005

Testamos um projetor com um desempenho incrível e um excelente custo-beneficio.

  • janeiro 21, 2024
  • 5 min read

Os projetores há muito deixaram de ser exclusividade do cinema; cada vez mais, eles conquistam espaço nas casas dos usuários comuns, proporcionando a simulação de uma sala de cinema no conforto do lar. Felizmente, essa tecnologia tem avançado consideravelmente, permitindo seu uso sem contratempos. Além disso, torna-se cada vez mais acessível financeiramente, uma vez que atualmente podemos adquirir excelentes projetores prontos para transformar a casa em um cinema, por um custo acessível à maioria das pessoas interessadas nesse tipo de equipamento. Nesse contexto, a Multi lançou o projetor PJ005, que combina excelente resolução, uma quantidade significativa de lumens e um preço bastante acessível (sério, muito mesmo).

À primeira vista, o PJ005 da Multi pode parecer apenas mais um projetor, daqueles que seu professor costumava usar nas salas de aula para apresentar slides, não é mesmo? No entanto, ele vai além, mantendo uma ótima taxa de atualização e apresentando uma resolução em Full HD (1080p) e 3800 lumens, permitindo projeções de até 150 polegadas. Convertendo para centímetros, isso resulta em uma tela de até 3,80 metros. Vale ressaltar que, ao falarmos de projeção, quanto mais lumens, maior é o poder da luz emitida pelo projetor, o que, neste caso, melhora a qualidade da projeção, especialmente em ambientes um pouco mais iluminados. No entanto, devido à quantidade razoável (mas não a maior) de lumens do PJ005, para obter o melhor desempenho, recomenda-se utilizar o projetor em um ambiente totalmente escuro. Uma vez feito isso, a qualidade da projeção será excelente.

Após utilizá-lo por alguns dias, posso afirmar com propriedade que a projeção do PJ005 supera muitos projetores um pouco mais caros. Vale ressaltar que, para realizar esses testes, utilizei o projetor apenas durante a noite, em um ambiente completamente isento de outras fontes de luz artificial na área de projeção, direcionando a lente para uma parede totalmente branca e lisa (fosca), a uma distância média de 210cm, resultando em uma “tela” de aproximadamente 2 metros. O projetor também oferece ajuste de foco manual e de panorama vertical. Embora tenha sentido falta de um ajuste nas bordas laterais, durante o uso, não enfrentei nenhum problema de distorção de imagem ou algo do tipo.

O projetor possui um sistema simples que permite parear com celulares Android e iOS para a transmissão de imagens. Testei apenas com Android, e a conexão foi boa e rápida. Outras opções de conexão incluem HDMI e a cada vez menos utilizada A/V. Você também pode reproduzir seus arquivos de vídeo a partir de um pendrive, usando a conexão USB. Durante esse teste, reproduzi arquivos nos formatos MP4 e MKV, com os codecs H.246/AVC e H.265/HEVC, os mais comuns atualmente, sem travamentos ou problemas de resolução. Mesmo utilizando arquivos gravados em 4K, a transmissão ficou limitada à resolução máxima do projetor, que é de 1080p, o que, para mim, é mais do que suficiente.

A qualidade de som do projetor deixa um pouco a desejar, mas sinceramente, para quem utilizará um projetor regularmente para simular um ‘cinema em casa’, o som interno não é uma preocupação significativa. Na minha opinião, isso é apenas um bônus para aqueles que desejam utilizá-lo em viagens, por exemplo, sem carregar muitos equipamentos, como um home theater, etc. Durante meus testes, utilizei um Fire TV Stick conectado à entrada HDMI do projetor, resolvendo assim um dos principais problemas para mim – o sistema limitado – e, junto ao Stick, uma Echo Studio. Essa combinação é a melhor escolha se você já tiver ambos os equipamentos em casa, acredite!

O controle é pequeno, leve e igualmente simples, cumprindo seu principal propósito: ligar e desligar o monitor, aumentar e diminuir o volume e alterar a entrada de vídeo. Isso é tudo, simples assim. Vale destacar que, no meu caso – utilizando um Fire Stick da Amazon como hub de conteúdo para o projetor – o pequeno controle do PJ005 “auto-vinculou” com o Stick, livrando-me assim de um dos dois controles que ficavam rolando de um lado para o outro durante os testes. Mais um ponto para o PJ005.

Vale a pena?

Sim, definitivamente vale a pena considerar o projetor PJ005 da Multi. Com uma combinação impressionante de excelente resolução, uma quantidade significativa de lumens e um preço acessível, este projetor oferece uma experiência de projeção de alta qualidade, rivalizando com modelos mais caros. Sua capacidade de transformar sua casa em um verdadeiro cinema, aliada à praticidade de conexões versáteis e a possibilidade de pareamento com dispositivos móveis, fazem dele uma opção atraente para quem busca uma experiência cinematográfica em casa. Apesar de algumas limitações, como a necessidade de um ambiente escuro para o melhor desempenho, a qualidade de projeção e a conveniência proporcionada pelo PJ005 tornam-no uma escolha valiosa para entusiastas de home theater e amantes de entretenimento. Em resumo, o projetor PJ005 da Multi oferece um excelente custo-benefício e é uma opção que realmente vale a pena considerar para quem procura uma solução de projeção de qualidade.

Durante a criação desta Review (21/01/24) é possível encontrar o Projetor pelo valor de R$899,00 no site oficial da própria Multi.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.