22 de Novembro de 2024
Games

REVIEW | RAINBOW SIX EXTRACTION

O novo game do universo de Rainbow Six chegou, mas será que ele vale a pena tanto para os fã quanto para os que nunca jogaram o Siege?

  • janeiro 22, 2022
  • 6 min read
REVIEW | RAINBOW SIX EXTRACTION

Rainbow Six Extraction é a evolução do aclamado fps da Ubisoft que ao longo dos últimos anos conseguiu uma imensa base de fãs graças ao seu competitivo sempre movimentado e seu cenário de eSports que rendeu vários torneios nacionais e mundiais. Originalmente revelado em 2019 com o nome de Rainbow Six Quarantine, o jogo sofreu com vários atrasos e um novo título mais adiante, revelado mais próximo ao seu lançamento.

Este spin-off de Rainbow Six Siege oferece aos fãs muita ação cooperativa e um o lado estratégico já conhecido pelos fãs da franquia e que é a essência do jogo original lançado em 2015.

Rainbow Six Extraction segue a história de REACT (Rainbow Exogenous Analysis and Containment Team) a equipe de elite que foi formada para a Operação Outbreak em resposta a uma ameaça extraterrestre no já conhecido evento que aconteceu no Siege em 2018. No enredo, um parasita distorceu e transformou tudo o que infectou, espalhando-se para diferentes regiões do mundo. Os civis mutantes, agora conhecidos como Arqueanos, se transformaram em uma variedade de formas diferentes, cada uma possuindo diferentes poderes e habilidades.

A história de Extraction realmente não abre novos caminhos, mas é entregue de forma fantástica e é tudo que os fãs do game que curtiram demais o evento de 2018 mereciam. Várias cenas ao longo do jogo oferecem uma visão mais profunda do Parasita e como a força REACT está respondendo à ameaça, enfrentando os Arqueanos em vários locais, incluindo Nova York, São Francisco e Alasca. Os fãs de Rainbow Six Siege irão poder ver performances de alguns dos personagens mais populares do jogo e isso é outro ponto positivo para quem já está familiarizado com o jogo de 2015.

Cada missão começa selecionando uma zona excursão, em seguida, criando uma equipe de até três jogadores composta por qualquer um dos 16 Operadores disponíveis no jogo . Cada Operador é único no equipamento que pode carregar, nas habilidades que traz para o combate e em suas estatísticas, como velocidade e armadura. Esta é a primeira camada de pensamento tático, pois os jogadores decidem cuidadosamente sobre uma combinação de Operadores que funcionará bem para combater os desafios específicos da zona escolhida.

Há uma enorme variedade de objetivos em cada missão, gerados aleatoriamente cada vez que você entra em uma delas, adicionando um alto nível de valor de repetição e um nível de dificuldade recompensador a cada aventura, ou seja, não adianta decorar as missões pois provavelmente elas mudarão na próxima vez que você decidir repeti-la, algo que vem se tornando um trunfo para evitar “a fadiga” de repetir várias vezes a mesma coisa e que também vimos algo parecido no jogo Back 4 Blood da Warner Games. Você pode estar resgatando um VIP preso, coletando informações sobre tipos específicos de inimigos, atraindo e capturando um inimigo de elite para estudos científicos, cada um traz seu próprio desafio e abordagem e cada missão consiste em três objetivos espalhados por três áreas. Você precisará decidir com sua equipe sobre a melhor abordagem para cada cenário. Algumas das missões beneficiarão muito uma abordagem mais furtiva, enquanto outros objetivos forçam táticas mais agressivas. Um Operador pode se destacar em um objetivo específico, mas ter dificuldades em outros. O planejamento cuidadoso, especialmente em dificuldades mais altas, é a diferença entre o sucesso e o fracasso e é onde definitivamente Rainbow Six Extraction brilha.

Precisamos destacar o quanto a Ubisoft fez um trabalho incrível ao projetar cada nível, inimigo e mecânica para incentivar a jogabilidade que está a quilômetros de distância do estilo de horda que muitos esperam (inclusive que EU esperava). É muito mais próximo de uma experiência SWAT, com cada Operador precisando planejar e coordenar cuidadosamente suas ações para evitar a detecção.

Inimigos e perigos são colocados aleatoriamente a cada nova tentativa para que a abordagem exata sempre mude, como já citei anteriormente, mas os aspectos principais são os mesmos. A maioria dos inimigos que você encontra na sua aventura têm a capacidade de alertar inimigos e ninhos próximos, e esse é o momento em que todo o terror do jogo acontece.

Outra mecânica que faz o jogo se destacar dos demais está na “Extração” do seu personagem após uma missão bem sucedida. Extrair dá a você um bônus enorme para os pontos de experiência e recompensa ganhos, além de permitir que você use o operador em excursões futuras. Caso você não consiga extrai-lo e seu operador cair, ele ficará incapacitado e a única maneira de recuperar esse operador é lançar uma missão na mesma área e tentar recuperá-lo.

Outro elemento excepcional de toda a experiência de Extraction são os objetivos do estudo. Os mapas contêm objetivos únicos chamados Estudos que os jogadores podem completar ou ignorar completamente. Há aproximadamente 27 objetivos de estudo nos mapas principais, cada um dividido em categorias de três. Embora inicialmente sirvam como um tutorial em segundo plano, encarregando você de fazer coisas simples, como fazer ping nos inimigos ou matar pontos fracos, eles evoluem para oferecer um nível muito maior de desafio e aumentar muito a tensão e a emoção geral que cada missão traz.

Vale a pena?

Eu confesso que iniciei o jogo um pouco cético sobre a diversão que o jogo poderia me trazer, e pensei constantemente: Será que não bastariam ter lançado uma DLC para o Siege? E logo após as primeira horas de jogo eu tive minha resposta da forma mais natural possível, Rainbow Six Extraction consegue trazer a essência de RSS ao mesmo tempo em que renova os ares do jogo, mostrando que o mundo de Rainbow Six pode ser mais vasto e diversificado do que imaginamos. Uma das parte mais fortes do jogo é a parte estratégica, e isso me animou muito durante a gameplay ao mesmo tempo em que deixo uma dica: Jogue totalmente em call com seus amigos ou em chat de voz com os aleatórios pois essa comunicação pode ser crucial para se desenvolver no jogo sem maiores problemas. Conclusão, se você já é fã do jogo principal é obrigatório que você entre no mundo de Extraction pois provavelmente não irá se arrepender, já se você nunca jogou Rainbow Six Siege antes, esse é um bom ponto de partida.

Rainbow Six Extraction já está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X e PC.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.