REVIEW | REALME 8 PRO
Quando o realme 7 Pro chegou ao Brasil, há poucos meses atrás, ele veio com um design revigorante de se ver; um dispositivo simples e arredondado com especificações de hardware decentes e preço bem mais em conta do que as grandes vem praticando no país. Agora o realme 8 Pro chega para dar continuidade a esse […]
Quando o realme 7 Pro chegou ao Brasil, há poucos meses atrás, ele veio com um design revigorante de se ver; um dispositivo simples e arredondado com especificações de hardware decentes e preço bem mais em conta do que as grandes vem praticando no país. Agora o realme 8 Pro chega para dar continuidade a esse trabalho da realme, e com atualizações de hardware muito bem vindos, inclusive em suas câmeras que prometem fotos de altíssima resolução (108MP) e 8GB de memória RAM. Vem com a gente que te contamos mais detalhes desse incrível novo smartphone da realme!

Primeiro vamos falar um pouco do design do aparelho, e de cara temos algo que nos chama muita atenção; além das suas 4 câmeras traseiras temos uma acabamento em uma textura meio porosa (o que achei ótimo pois ajuda o smartphone a fixar melhor na sua mão mesmo quando ela está suada ou molhada), a logo da realme em um canto e a frase slogan da marca “Dare to Leap” em evidencia no outro canto da traseira. O que para uns pode soar negativo, mas sinceramente, não me incomodou nem um pouco, até porque a cor e a forma de como eles introduziram essa frase chega a ser algo que deixa até mais bonito a traseira na minha opinião. Mas ok, caso você não gosta de jeito nenhum desse detalhe traseiro a realme te ajuda incluindo uma capinha de proteção que embora seja transparente, dá uma ‘escondida’ no slogan. Ah, outro costume que a realme vem aplicando em seus lançamentos é a película de proteção de tela já aplicada nos smartphones o que te poupa uma dor de cabeça a mais na pós aquisição.

Na lateral direita o smartphone apresenta as teclas de volume e o botão liga/desliga/bloqueia. Já na lateral esquerda a única coisa que você vai encontrar é a gaveta de entrada que te permite introduzir dois cartões nano-SIM e um cartão MicroSD com armazenamento expansível de até 1 TB. A parte superior está localizada com nada além do microfone secundário e, na parte de baixo, encontraremos aqui o conector de áudio de 3,5 mm, o microfone principal, a porta USB-C e um único alto-falante.
O smartphone tem um peso de aproximadamente 176 gramas e uma espessura de apenas 8,1 mm, o que é pouco em comparação ao seu antecessor realme 7, mas que mesmo assim trás grande diferença no uso do dia a dia deixando a sensação muito mais confortável. Embora todo o seu corpo seja de plástico, ele parece ser muito mais durável também em comparação ao 7, e como já citei, por ele ter texturas em toda a sua parte traseira, isso dificulta o acumulo de sujeira e impede que fique marcado pelas insuportáveis marcas de dedo.
A sua tela é outro ponto muito positivo do aparelho, ele possui uma tela FHD + Super AMOLED de 6,4 polegadas e com molduras finas, mas presentes, principalmente em sua parte inferior onde a borda é um pouco mais grossa. Em compensação não há nenhuma borda superior, a única coisa que “impede a imagem 100% na tela” é um dot mínimo onde se encontra a câmera frontal. A tela também parece ter recebido um upgrade em comparação ao seu antecessor, pois agora ela tem cores e contraste bem mais vibrantes. Com um brilho máximo de até 1000 nits, é quase ofuscante usá-lo 100% em ambientes internos, mas deve ser uma grande vantagem em condições de iluminação adversas.

Falando um pouco sobre a qualidade de áudio, os auto-falantes individuais são surpreendentemente altos, confesso que eu não sou muito fã de saídas de autos falantes únicos como acontece com o realme 8 Pro, mas o som desse realmente me surpreendeu pelo seu volume muito bom e nitidez satisfatória.
Para o seu sistema operacional, o realme 8 Pro acompanha a realme UI 2.0 que é baseada no Android 11. Dos 128GB de armazenamento interno, você terá somente 110GB disponíveis para uso, pois a outra parte é do espaço é consumido pelo próprio sistema operacional e pelos aplicativos pré-instalados como o realme Link, SoLoop, etc. Felizmente, a maioria desses pré-instalados podem ser desinstalados se for de sua vontade. Eu gostei bastante do sistema, ele é fluido e te permite vários tipos de personalizações fazendo com que até o usuário mais exigente fique satisfeito com o sistema do smartphone.
O realme 8 Pro é equipado com uma CPU Qualcomm Snapdragon 720G, juntamente com uma GPU Adreno 618. O que é mais do que o suficiente para rodar a maioria dos jogos atuais. Obviamente que não é o melhor processador do mercado, mas tenho que dizer que é um dos melhores nessa faixa de preço. Com dois núcleos Kryo 465 Gold com frequência de 2,3 GHz e 6 núcleos Kryo 465 Silver com frequência de 1,8 GHz, o desempenho ainda é muito bom, digo ‘ainda’ pois já há duas gerações posteriores, mas asseguro a dizer que até em jogos mais pesados com Genshin Impact, PUBG e Fortnite não tivemos nenhum problema de desempenho.
O realme 8 Pro vem com os recursos usuais de conectividade mais usados do momento, como WiFi 5, Bluetooth 5.1, sistemas SatNav e, para quem precisa de NFC, também temos disponível. Infelizmente, não há suporte 5G neste aparelho, o que é uma pena levando em consideração que a tecnologia está cada vez mais perto de se tornar realidade no Brasil. Quanto à segurança, há um leitor de impressão digital no display e recursos de desbloqueio facial. Ambos funcionam muito bem, tive alguns problemas com a impressão digital na tela no início de uso mas com o tempo “o seu dedo pega o jeito”, tornando o desbloqueio algo bem automático e mais rápido de se fazer.
Mantendo tudo isso funcionando, eu diria que 4.500mAh de bateria é mais do que o suficiente. Óbvio que isso para o usuário normal, para usuários que passam o dia todo jogando ela durará bem menos, mas ainda assim será um bom tempo de duração. Mas caso você o descarregue quase 100% o realme 8 Pro tem uma outra ótima vantagem e que me impressionou na primeira vez que usei; o carregamento SuperDart de 50W que leva apenas 45 minutos para atingir de 0-100% de carga. Incrível, né?

Para finalizar o Review geral do aparelho, precisamos falar sobre um dos pontos mais fortes do smartphone; Suas câmeras! O realme 8 Pro vem com câmeras traseiras quádruplas que consistem em sensores 108MP F1.9 (principal), 8MP F2.3 119 ° (ultra-wide), 2MP F2.4 (macro) e outros sensores 2MP F2.4 (profundidade). As câmeras nos forneceram fotos incríveis à luz do dia, com imagens que capturam uma grande quantidade de nitidez, especialmente ao usar os 108MP completos, enquanto o ultra-wide é de boa qualidade durante o dia. No entanto, quando se trata de reprodução de cores, vermelhos e verdes são mais vibrantes, então você deve ter cuidado ao usar o recurso de aprimoramento de cor AI, pois ele pode exagerar um pouco com a saturação.
O modo onde é ativado os 108MP não te permite zoom e muito menos mudança na proporção, mas isso é só um detalhe, pois por te proporcionar tantos megapixels, você pode simplesmente fazer um recorte por si só e não haverá perda de qualidade. Mas cuidado! Cada foto tirada com 108MP possui um tamanho médio de 40 a 50MB o que pode facilmente encher a sua memoria interna ou o seu Google Fotos agora que ele não te permite armazenamento ilimitado.

Com zoom óptico de até 5x e zoom digital de 20x, as fotos ficam ótimas mesmo quando tiradas à distância, claro que tudo depende muito da distancia, após certo zoom as fotos acabam mostrando muitos ruídos. A lente macro, assim como a maioria dos outros dispositivos, é inferior e não chega a ser um macro real como temos em lentes profissionais, por exemplo. Sei que é uma comparação nada legal de se fazer, porque obviamente não há como comparar, mas acho que as empresas deveriam ter cuidado em utilizar a palavra macro para esse sentido.
A fotografia no modo noturno é provavelmente um de seus melhores recursos, pois faz um trabalho sólido na captura de imagens em situações de pouca luz. Ele traz muitos detalhes que geralmente são perdidos no modo normal e, às vezes, parece que já foi corrigido em cores, o que pode ser um problema para alguns usuários que gostam de tirar fotos em diversos momentos do seu dia-a-dia.

Quando se trata de selfies, temos um bom desempenho também, o tom de pele é mantido, mas o modo de beleza é um pouco exagerado, então certifique-se de sempre desligá-lo se deseja obter aquele visual totalmente natural. O modo retrato também tem uma excelente separação de objetos de fundo, e você também pode ajustar o estilo de desfoque dependendo de sua preferência.
Falando em vídeo, você pode gravar até 4K a 30fps (sem estabilização), e gravando em 1080p a 60fps, obtemos uma estabilização decente. O realme 8 também se autodenomina a primeira lente de vídeo Tilt-Shift Time-Lapse do mundo. Agora o que isso faz é apenas dar um efeito bokeh para que você possa se concentrar mais no que realmente importa no quadro do vídeo, fazendo com que esse assunto destacado pareça ligeiramente miniaturas, por assim dizer.
Vale a pena?
Definitivamente sim! Dos modelos em que testamos da realme até agora esse se tornou o nosso queridinho, seja pelo seu design fino e confortável pelo seu processador que é muito bem vindo para um dos nossos maiores focos por aqui (jogos) e suas câmeras incrivelmente potentes. Claro que não podemos deixar de destacar a sua bateria e rápido carregamento de menos de 45 minutos. O realme 8 Pro é um smartphone para pessoas exigentes e que não tem condições de pagar mais de R$3.000 em um smartphone. A propósito, no Brasil, atualmente você pode estar adquirindo esse dispositivo por uma média de R$1.780,00 o que é um preço muito competitivo em comparação a outras grandes marcas já consagradas no mercado nacional.