22 de Novembro de 2024
Review Destaque Tech Reviews

REVIEW | SEAGATE FIRECUDA 530 M.2 NVMe 1 TB

Testamos o incrível Firecuda 530.
Vem ver o que achamos!

  • julho 1, 2022
  • 5 min read
REVIEW | SEAGATE FIRECUDA 530 M.2 NVMe 1 TB

Se você já ouviu falar de HDs, SSDs e SSHDs de alto desempenho, certamente você já ouviu falar na Seagate. A Seagate é uma das marcas mais conhecidas e queridas do público gamer e já tivemos ela por aqui em outras oportunidades como na Review do SSHD Firecuda de 1TB que, na época, foi um produto que nos impressionou bastante por seu desempenho e espaço de armazenamento (em um momento em que estavam ainda surgindo os SSDs no Brasil e seu preço poderia ser um pouco salgado falando de um espaço como 1TB). Três anos se passaram e aqui estamos nós testando, dessa vez, um SSD M2 da linha Firecuda que conta com incrível transferência de 7.300 MiB/s, o que pode ser um exagero pra muito, mas pra nós, parece mágica!

SSD Seagate Firecuda 530. Fonte: Seagate

Qual a diferença dos HDs, SSHDs, SSDs e SSDs M2?

Caso você não tenha familiaridade entre a diferença de HDs, SSHD, SSD e SSD M2, vou dar uma breve explicação para que você possa entender com clareza. Os HDs é a unidade de disco mais conhecida pois surgiu há anos, sua construção é totalmente física – ou seja – há de fato um disco que gira para leitura de arquivos. Por mais que pareça ser uma tecnologia ultrapassada, os HDs mais modernos vem acompanhados de tecnologias muito avançadas comparadas com HDs antigos, algumas essas tecnologias permitem, por exemplo, que o disco pare de ‘rodar’ quando não está sendo usado, ideal para HDs com arquivos de backup, por exemplo. Os SSHDs, por sua vez, são discos muito parecidos com os HDs mas possuem uma memória interna física acompanhada de uma outra tecnologia inteligente (parecida com um cartão de memoria ou um próprio SSD) que armazena arquivos usados constantemente para que a leitura dos mesmos seja feita de forma mais ágil. Os SSD’s convencionais possuem armazenamento físico e não rotativo, eles permitem menor consumo de energia e maior velocidade, limitada pela sua conexão Sata. Já os SSDs M.2, são bem parecidos, mas por não utilizar conexão sata, possibilitam velocidade maiores pois se conectam diretamente na sua placa mãe via PCI Express 4.0. Vale lembrar que para adquirir um SSD desde tipo deve-se levar em consideração que sua placa mãe deverá ser compatível com esta tecnologia e velocidade.

Conhecendo um pouco mais sobre o SSD

O FireCuda 530 da Seagate vem em capacidades de 500 GB, 1 TB, 2 TB e 4 TB. Os modelos sem dissipador de calor custam um pouco mais, mas acredito que não sejam tão necessários para uso em desktop e sim mais indicado para instalação em um PS5, por exemplo. Segundo a Seagate, as capacidades maiores podem fornecer velocidades sequenciais de leitura/gravação de até 7,3/6,9 GBps, e mesmo a menor capacidade é classificada para velocidades de leitura de até 7 GBps. 

A Seagate ainda impressiona em algumas outras promessas sobre o FireCuda 530 ter classificações de resistência bastante altas, mais que o dobro da média de um SSD de outra marca, por exemplo. O modelo de 1 TB que estamos testando hoje é classificado para suportar até 1.275 terabytes de gravações dentro de sua garantia de cinco anos. Embora isso seja impressionante, para dizer o mínimo, o que é ainda mais impressionante é o fato de que o FireCuda 530 vem com três anos de Serviços de Recuperação de Dados de Resgate, para proteger seus dados contra perda inesperada de dados, o que trás total segurança e confiança no produto já que nenhum concorrente oferece uma proteção tão longínqua.

Vamos aos testes

Estamos constantemente jogando, e nem precisamos dizer que velocidade de leitura e gravação é de extrema importância pra nós, certo? E por levarmos os games tanto como hobbie, quanto trabalho, percebemos o quanto eles vêm evoluindo constantemente e exigindo cada vez mais poder e espaço.

Para conferir o desempenho na prática, usamos o programa DiskMark Test, este que geralmente utilizamos para fazer testes mais simples de velocidade em dispositivos de armazenamento. Já podemos adiantar que os nossos testes bateram bem próximos dos números anunciados como você pode ver abaixo:

Como citamos anteriormente, vale lembrar que este modelo também pode ser usado para expandir o armazenamento do seu PS5. O mais novo console da Sony, vem recebendo muitas criticas em relação ao seu pouco espaço de armazenamento, ele tem apenas 825 GB, portanto, ter uma unidade como o 530 fornecerá opções, mas também as velocidades e o resfriamento necessários para o console, então pode ser uma boa opção se você busca um armazenamento a mais para o seu PlayStation 5.

Vale a pena?

Sim, vale cada centavo! Esse é um dos melhores SSDs NVMe M.2 que testamos até o momento, se não o melhor. O SSD realmente atinge as velocidades que promete no padrão PCI Express 4.0 x4 (ou pelo menos chega bem próximo) e te dá uma garantia bem extensa, sem contar que ainda te proporciona 3 anos de recuperação de arquivos caso dê algum problema, então, isso só reforça o quanto a marca confia nos seus produtos, sendo assim quem somos nós para não confiar, certo? É sem dúvida um ótimo upgrade para o seu PC, seja ele gamer ou não.

Para mais informações sobre o Firecuda 530 acesse o site da Seagate.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.