TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
27 de Outubro de 2025
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | SONIC COLORS ULTIMATE

Sonic está de volta com jogo remasterizado diretamente do Nintendo Wii

  • setembro 10, 2021
  • 6 min read
REVIEW | SONIC COLORS ULTIMATE


Já fazia algum tempo que não tínhamos algo novo e marcante do porco espinho azul mais famoso do mundo, para ser mais preciso, desde 2017, quando tivemos o lançamento de Sonic Forces que apesar de ter sido muito bem visto por uns, foi odiado por outros. Claro que essa ‘lista’ não inclui derivados nem jogo mobile. Agora, 4 anos depois, esse jejum acabou com o lançamento de um jogo aclamado de 2010, que não pôde atingir toda a sua plenitude graças a uma limitação da época que fez com que Sonic Colors tenha sido jogado somente por quem fosse dono do console Nintendo Wii da gigante japonesa. Sonic Colors: Ultimate chegou e agora está tentando consertar isso, servindo-se como uma remasterização HD com alguns novos elementos para jogadores novos e antigos. 

Pelos padrões de hoje, Sonic Colors: Ultimate tem uma narrativa que não é nada muito profundo ou que te faça pensar, até porque como muitos outros jogos do gênero o jogo é focado na gameplay em si, e isso é uma coisa boa. Os jogos anteriores do Sonic tentavam ao máximo incluir narrativas com temas e ideias sombrios, na maioria das vezes, eles não conseguiam prender a atenção no enredo e saíam claramente deixava a entender que essa parte era só uma ‘encheção de linguiça’ para poder dizer que o jogo possui uma história. Colors nada mais é do que um bom e velho enredo de Sonic versus Robotinik com escrita afiada, personagens divertidos e uma premissa simples. Buscando corrigir seus erros passados, Robotinik abre o Incrível Parque de Diversões Interestelar e convida todos a comparecer. Suspeitando de um motivo oculto, Sonic e Tails investigam o parque para descobrir o que realmente está acontecendo. É algo parecido com um filme infantil, mas serve como um pano de fundo apropriado para a jogabilidade que é rica em corridas, loops, mudança de posição de tela e combates rápidos, elementos dignos de um jogo do Sonic.

Sonic Colors apresenta aquela conhecida fórmula “Boost” – que é bem comum em jogos de corrida – onde Sonic tem um medidor de boost que pode ser gasto para alcançar velocidades ainda maiores. Colors ostenta uma infinidade de níveis curtos e doces que combinam seções 3D que induzem a emoção e seções 2D que requerem mais precisão e intenção. Sobre esse boost e velocidade dom jogo, eu diria que em um primeiro momento pode ser bem estranho e incomodo, mas devemos lembrar que estamos falando de Sonic, então obviamente que a velocidade é um ponto chave desse personagem. Enquanto a maioria dos níveis tendem a ser um pouco duros no início, o game mantém as coisas interessantes e desafiadoras enquanto dura. Digo isso porque Sonic Colors é um jogo Sonic relativamente curto e fácil quando você pega o jeito, e a maior parte de seu valor pode ser encontrada na repetição de níveis para tempos melhores, o que dá ao jogo tempo de game quase ilimitado, outra coisa que elava o replay são as buscar pelos itens colecionáveis ​​e exploração de rotas que você pode ter perdido em sua primeira corrida. O Ultimate se duplica com o modo Rival Rush, onde você pode enfrentar o Metal Sonic. Há apenas um Rival Rush por planeta, totalizando seis.

Cada um dos 6 planetas disponíveis tem 6 atos cada e uma luta de chefe. Nenhum desses atos é particularmente longo, mas são esses níveis curtos que trazem a vontade para jogarmos e re-jogarmos para ter aquela sensação de “consegui fazer o meu melhor” e esse é o principal desafio do jogo. Há um nível de design realmente estelar em exibição aqui que enfatiza a otimização e memorização para obter os melhores tempos possíveis. E por falar em otimização, nossos testes foram feitos no Switch e definitivamente o port está realmente incrível e impecável. Apesar dos múltiplos ambientes e a rápida transição entre eles, não experimentamos nenhuma queda brusca de fps, nem quaisquer outros problemas que atrapalhasse o nosso desempenho no jogo. Onde o Sonic Colors perde força é nas lutas contra chefes. Quase todos são desinteressantes e, para piorar as coisas, metade deles são recriados com alguns novos ataques.

Mas vamos falar sobree o que realmente importa no jogo, a ambientação e jogabilidade! Cada local é visualmente distinto e cada um é o lar de um tipo diferente de Wisp que Sonic pode usar para atravessar os níveis. Essas são habilidades opcionais que permitem que Sonic explore rotas alternativas e busque itens colecionáveis. Cada um é único e oferece algo novo para brincar, desde o Green Wisp que permite Sonic paire e persiga aglomerados de anéis, até o Purple Wisp que envia Sonic em um frenesi, destruindo tudo em seu caminho.

Uma novidade em Sonic Colors: Ultimate é a loja de cosméticos, uma loja dentro do jogo onde você pode comprar roupas e efeitos que alteram a aparência de Sonic durante o jogo. Você é constantemente recompensado com tokens por obter altas classificações, explorar níveis e até mesmo completar corridas de Rival Rush, e embora pareça um nível superficial no início, achei muito divertido personalizar meu Sonic de uma forma que era exclusiva para mim. 

Vale a pena?

Se você é fã do ouriço super Sonico, sem sombras de dúvidas você vai se divertir muito com Sonic Colors: Ultimate. Até porque ele trás ao jogador uma experiência bem diferente dos jogos clássicos e uma jogabilidade única. Caso você já tenha jogado em 2010 e não tenha curtido muito e mesmo assim queira dar uma nova chance, as mudanças – principalmente gráficas – são efetivamente boas, mas eu consideraria esperar uma promoção pelo menos de 30% levando em consideração que o jogo para PC, por exemplo, está saindo a R$200 (preço de lançamento). Caso você nunca tenha jogado e gostou dos trailers, dos vídeos e acha que pode se divertir, provavelmente você se divertirá muito sim! Só leve em consideração que o jogo é relativamente curto, mas possui um alto poder de replay, onde você vai desafiar a si mesmo constantemente para adquirir melhores pontuações mesmo que isso não seja necessário para seguir em frente.

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.