TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | STAR WARS JEDI FALLEN ORDER

Star Wars é, sem dúvidas, uma das franquias mais rentáveis, queridas e poderosas de cinema de todos os tempos. Com uma história espetacular a saga criada por George Lucas, os filmes estrelares atravessaram gerações sempre atraindo sua legião de fãs. Porém, no mundo dos videogames a franquia não teve tanta ‘sorte’ assim, principalmente dos últimos […]

  • dezembro 9, 2019
  • 6 min read
REVIEW | STAR WARS JEDI FALLEN ORDER

Star Wars é, sem dúvidas, uma das franquias mais rentáveis, queridas e poderosas de cinema de todos os tempos. Com uma história espetacular a saga criada por George Lucas, os filmes estrelares atravessaram gerações sempre atraindo sua legião de fãs. Porém, no mundo dos videogames a franquia não teve tanta ‘sorte’ assim, principalmente dos últimos anos pra cá. Só que agora em 2019 a EA arregaçou as mangas e prometeu e lançou um jogo totalmente novo, baseado no mágico mundo interestelar de Lucas, e dessa vez, parece ter acertado em cheio com o novo; Star Wars Jedi Fallen Order!

Os Fantasmas do Passado, ensinando sobre acertos para o futuro

Talvez os dois últimos jogos (Battlefront 1 e 2) tenha ensinado a EA o que fazer ou não, e talvez os fãs da franquia cinematográfica tenham sido ouvidos pois aparentemente todos os pontos negativos citados por eles anteriormente foram levados em consideração em “SWJFO”. O Primeiro ponto que devemos citar que foi abandonado pela desenvolvedora, foi a ideia de forçar somente um multiplayer de Rebeldes contra Império. Acho que o principal ponto negativo que foram citado entre os fãs, não era o multiplayer, mas sim a ausencia de uma campanha digna de levar o nome de Star Wars. Campanha digna? Sim, temos isso em Jedi Fallen Order.

Outro ponto negativo citado pelos fãs e que inclusive gerou uma imensa polêmica não só dentre o fandom da saga mas sim entre toda a comunidade gamer no geral era a constante presença de microtransações e loot boxes que influenciava diretamente no seu desempenho do jogo. Agora, temos Loot Boxes e Microtransações em Jedi Fallen Order? NÃO! Todos esses erros fizeram com que não só a Respawn como a EA aprendesse o que poder da franquia e dessa vez todas as preces dos fãs foram atendidas de forma exemplar!

A Ordem Caída

No enredo, o game coloca você no lugar de Cal Kestis, um Padawan que conseguiu sobreviver ao expurgo dos Jedi conhecido como Ordem 66. Cal se vê explorando o planeta com os novos companheiros BD-1, Cere e Greez para encontrar um artefato. isso pode ajudar a reconstruir a Ordem Jedi. Todo o tempo ele enfrenta alguns dos inquisidores do Império e as criaturas selvagens que habitam cada planeta. 

Na primeira metade da aventura que leva aproximadamente 15 horas, a história permanece leve e não causa muito impacto, mesmo assim te dá uma inexplicável satisfação de impunhar sua sabre de luz contra os mais variados inimigos, sejam eles humanos ou selvagens. É claro que, quanto mais você se aproxima, mais fortes os ganchos narrativos se tornam, à medida que mais dinâmicas as motivações dos personagens entram em jogo. Cal, Cere e Greez são ótimas adições aos mitos de Star Wars, com performances fantásticas por todo o lado, outro personagem que merece destaque pela ajuda que te dá durante todo o jogo é o BD-1, que se torna uma ferramenta fundamental para o seu avanço no game, seja para desvendar mistérios os escolher caminhos. Dizer mais sobre o enredo estragaria algumas das melhores revelações, mas é definitivamente uma das melhores narrativas que virão da série por um tempo. 

Vivendo, Sentindo e Respirando Star Wars

Uma das sensações que mais me fez aplaudir de pé o game foi a sensação de estar em Star Wars. Sabe aquele sentimento que você tem de após assistir a um filme muito bom, você querer uma expansão daquilo de alguma forma? Esse game é tipo isso, tudo, desde como os personagens agem, até a música que toca em cada planeta, parece um fanservice puro de Guerra nas Estrelas. Podemos dizer que dessa vez a Respawn se importou com cada detalhe da franquia como um todo, e esse nível de cuidado torna o jogo ainda melhor, seja você um fã obstinado ou não. 

Não só a mecânica ou jogabilidade, o enredo, a trilha sonora são incrivelmente bem trabalhadas, mas os ambientes são densos e detalhados, com uma fauna única que os decora. Eles são surpreendentemente bem-estruturados também, com cada mundo realmente se sentindo habitado. Como mencionado anteriormente, a trilha sonora é por excelência Star Wars e acompanha os planetas de acordo.

Embora tudo que o rodeia seja forte, a jogabilidade é realmente a estrela do show em Fallen Order. Em vez de focar apenas no combate, o game realmente coloca muita ênfase na exploração e movimento. 

Nem tudo são Flores

Por mais bem feito e bem trabalhado que seja há alguns pontos que mereciam uma melhora. Por exemplo, a taxa de respawn de um inimigo é bastante alta, tirando um pouco do realismo de avançar e explorar. Por exemplo, você está explorando um ambiente onde temos o respawn de uma criatura no ponto X, rapidamente você se distancia por 1 minuto em direção ao ponto Y, e ao voltar para o ponto X em segundos o monstro que você derrotou estará lá novamente. Claro que isso não é algo que te fará desistir de jogar, mas são pequenos detalhes que fazem uma diferença na imersão do jogo como um todo.

A personalização também é um pouco decepcionante, considerando que são apenas ponchos e mudanças de cor, embora o material do Sabre de Luz seja bastante impressionante. A falta de viagens rápidas entre os pontos de meditação pode dificultar a travessia de grandes áreas.

Sim, todos esses pontos ‘negativos’ que citei são algo relevantes e isso se dá ao fato de que Star Wars Jedi Fallen Order não desaponta.

Conclusão

Eu nunca vou cansar de falar: Esse jogo foi feito para os fãs! E de maneira respeitosa com toda a franquia até aqui. Seja ela dos filmes ou materiais derivados. Em Jedi Fallen Order, você soa a camisa, você mergulha no universo de Star Wars, você se vê sorrindo por uma nostalgia que a trilha sonora te traz e acima de tudo, você trava batalhas como nunca antes! Se você é fã da franquia, definitivamente esse jogo é essencial para você. E se você não é fã de Star Wars, aqui é um bom ponto de partida. Obrigado EA, é bem mais do que esperávamos!

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.