22 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | STAR WARS JEDI FALLEN ORDER

Star Wars é, sem dúvidas, uma das franquias mais rentáveis, queridas e poderosas de cinema de todos os tempos. Com uma história espetacular a saga criada por George Lucas, os filmes estrelares atravessaram gerações sempre atraindo sua legião de fãs. Porém, no mundo dos videogames a franquia não teve tanta ‘sorte’ assim, principalmente dos últimos […]

  • dezembro 9, 2019
  • 6 min read
REVIEW | STAR WARS JEDI FALLEN ORDER

Star Wars é, sem dúvidas, uma das franquias mais rentáveis, queridas e poderosas de cinema de todos os tempos. Com uma história espetacular a saga criada por George Lucas, os filmes estrelares atravessaram gerações sempre atraindo sua legião de fãs. Porém, no mundo dos videogames a franquia não teve tanta ‘sorte’ assim, principalmente dos últimos anos pra cá. Só que agora em 2019 a EA arregaçou as mangas e prometeu e lançou um jogo totalmente novo, baseado no mágico mundo interestelar de Lucas, e dessa vez, parece ter acertado em cheio com o novo; Star Wars Jedi Fallen Order!

Os Fantasmas do Passado, ensinando sobre acertos para o futuro

Talvez os dois últimos jogos (Battlefront 1 e 2) tenha ensinado a EA o que fazer ou não, e talvez os fãs da franquia cinematográfica tenham sido ouvidos pois aparentemente todos os pontos negativos citados por eles anteriormente foram levados em consideração em “SWJFO”. O Primeiro ponto que devemos citar que foi abandonado pela desenvolvedora, foi a ideia de forçar somente um multiplayer de Rebeldes contra Império. Acho que o principal ponto negativo que foram citado entre os fãs, não era o multiplayer, mas sim a ausencia de uma campanha digna de levar o nome de Star Wars. Campanha digna? Sim, temos isso em Jedi Fallen Order.

Outro ponto negativo citado pelos fãs e que inclusive gerou uma imensa polêmica não só dentre o fandom da saga mas sim entre toda a comunidade gamer no geral era a constante presença de microtransações e loot boxes que influenciava diretamente no seu desempenho do jogo. Agora, temos Loot Boxes e Microtransações em Jedi Fallen Order? NÃO! Todos esses erros fizeram com que não só a Respawn como a EA aprendesse o que poder da franquia e dessa vez todas as preces dos fãs foram atendidas de forma exemplar!

A Ordem Caída

No enredo, o game coloca você no lugar de Cal Kestis, um Padawan que conseguiu sobreviver ao expurgo dos Jedi conhecido como Ordem 66. Cal se vê explorando o planeta com os novos companheiros BD-1, Cere e Greez para encontrar um artefato. isso pode ajudar a reconstruir a Ordem Jedi. Todo o tempo ele enfrenta alguns dos inquisidores do Império e as criaturas selvagens que habitam cada planeta. 

Na primeira metade da aventura que leva aproximadamente 15 horas, a história permanece leve e não causa muito impacto, mesmo assim te dá uma inexplicável satisfação de impunhar sua sabre de luz contra os mais variados inimigos, sejam eles humanos ou selvagens. É claro que, quanto mais você se aproxima, mais fortes os ganchos narrativos se tornam, à medida que mais dinâmicas as motivações dos personagens entram em jogo. Cal, Cere e Greez são ótimas adições aos mitos de Star Wars, com performances fantásticas por todo o lado, outro personagem que merece destaque pela ajuda que te dá durante todo o jogo é o BD-1, que se torna uma ferramenta fundamental para o seu avanço no game, seja para desvendar mistérios os escolher caminhos. Dizer mais sobre o enredo estragaria algumas das melhores revelações, mas é definitivamente uma das melhores narrativas que virão da série por um tempo. 

Vivendo, Sentindo e Respirando Star Wars

Uma das sensações que mais me fez aplaudir de pé o game foi a sensação de estar em Star Wars. Sabe aquele sentimento que você tem de após assistir a um filme muito bom, você querer uma expansão daquilo de alguma forma? Esse game é tipo isso, tudo, desde como os personagens agem, até a música que toca em cada planeta, parece um fanservice puro de Guerra nas Estrelas. Podemos dizer que dessa vez a Respawn se importou com cada detalhe da franquia como um todo, e esse nível de cuidado torna o jogo ainda melhor, seja você um fã obstinado ou não. 

Não só a mecânica ou jogabilidade, o enredo, a trilha sonora são incrivelmente bem trabalhadas, mas os ambientes são densos e detalhados, com uma fauna única que os decora. Eles são surpreendentemente bem-estruturados também, com cada mundo realmente se sentindo habitado. Como mencionado anteriormente, a trilha sonora é por excelência Star Wars e acompanha os planetas de acordo.

Embora tudo que o rodeia seja forte, a jogabilidade é realmente a estrela do show em Fallen Order. Em vez de focar apenas no combate, o game realmente coloca muita ênfase na exploração e movimento. 

Nem tudo são Flores

Por mais bem feito e bem trabalhado que seja há alguns pontos que mereciam uma melhora. Por exemplo, a taxa de respawn de um inimigo é bastante alta, tirando um pouco do realismo de avançar e explorar. Por exemplo, você está explorando um ambiente onde temos o respawn de uma criatura no ponto X, rapidamente você se distancia por 1 minuto em direção ao ponto Y, e ao voltar para o ponto X em segundos o monstro que você derrotou estará lá novamente. Claro que isso não é algo que te fará desistir de jogar, mas são pequenos detalhes que fazem uma diferença na imersão do jogo como um todo.

A personalização também é um pouco decepcionante, considerando que são apenas ponchos e mudanças de cor, embora o material do Sabre de Luz seja bastante impressionante. A falta de viagens rápidas entre os pontos de meditação pode dificultar a travessia de grandes áreas.

Sim, todos esses pontos ‘negativos’ que citei são algo relevantes e isso se dá ao fato de que Star Wars Jedi Fallen Order não desaponta.

Conclusão

Eu nunca vou cansar de falar: Esse jogo foi feito para os fãs! E de maneira respeitosa com toda a franquia até aqui. Seja ela dos filmes ou materiais derivados. Em Jedi Fallen Order, você soa a camisa, você mergulha no universo de Star Wars, você se vê sorrindo por uma nostalgia que a trilha sonora te traz e acima de tudo, você trava batalhas como nunca antes! Se você é fã da franquia, definitivamente esse jogo é essencial para você. E se você não é fã de Star Wars, aqui é um bom ponto de partida. Obrigado EA, é bem mais do que esperávamos!

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.