REVIEW | STAR WARS JEDI: SURVIVOR
JEDI: SURVIVOR pega o que de melhor fez em FALLEN ORDER e melhora!

Star Wars Jedi Survivor é sem dúvidas um dos jogos mais esperados do ano. Após o incrível Jedi Fallen Order – lançado em 2019 – Jedi Survivor surge como um jogo eletrizante que mergulha os jogadores no vasto universo de Star Wars após os eventos da trilogia original. Desenvolvido pela Respawn Entertainment e distribuído pela Electronic Arts, o jogo permite que os jogadores assumam o papel de um Jedi sobrevivente, lutando contra as forças do lado negro e enfrentando os desafios da sobrevivência em meio a uma galáxia devastada pela guerra. Com gráficos impressionantes, uma trama imersiva e um sistema de combate empolgante, Star Wars Jedi Survivor promete uma experiência de jogo envolvente.

Primeiro, devo ressaltar que eu tive problemas de desempenho durante grande parte do início do jogo, por isso, preferi aguardar uma atualização que corrigisse esses problemas e iniciei novamente a história do início após essa atualização. Vale lembrar que testei o jogo no PC e que a atualização de correção (ou melhoria) de problemas de desempenho saiu logo na segunda semana pós lançamento, e no meu caso, foi o suficiente pra trazer fluidez na gameplay.
A jogabilidade de Star Wars Jedi Survivor é incrível por sua combinação equilibrada de elementos de ação, exploração e sobrevivência. Os jogadores são apresentados a um vasto mundo aberto, repleto de planetas icônicos de Star Wars, onde enfrentam batalhas intensas contra inimigos famosos como Sith Lords e criaturas perigosas. O combate é descrito como empolgante e fluido, permitindo que os jogadores desencadeiem uma variedade de habilidades Jedi, utilizando seus sabres de luz para derrotar inimigos e proteger-se. E aqui vemos o primeiro ponto que mostra onde a franquia evoluiu muito, mesmo com tão pouco tempo entre um lançamento e outro.

O combate é outro ponto onde o jogo brilha, foram adicionados diversas novas mecânicas e algumas das vistas no primeiro jogo foram aprimoradas. Uma escolha dos desenvolvedores que foi muito assertiva é o fato de que Cal Serkis inicia o jogo como terminou o primeiro, dessa forma, vemos um personagem mais maduro que possui grande parte de habilidades adquiridas no primeiro jogo e isso foi algo bem interessante porque me passou a ideia realmente de uma continuação sem aqueles velhos clichês de: o personagem perdeu todas as suas habilidades – por algum motivo – e deve lutar para reaprendê-las. Algo visto em alguns jogos do gênero que ganharam continuações.
Outro aspecto sobre as mecânicas de sobrevivência do Jedi Survivor, é que alguma escolhas acrescentaram uma profundidade e desafio à experiência. Os jogadores precisam gerenciar recursos limitados, enquanto enfrentam condições climáticas adversas e outras ameaças ambientais. Essa abordagem inovadora adiciona uma camada estratégica ao jogo, incentivando os jogadores a tomarem decisões cuidadosas para garantir sua sobrevivência e isso é ainda melhor quando estamos no mundo aberto do segundo planeta do jogo, que é onde realmente nos sentimos dentro do mundo de Star Wars, e isso o jogo faz muito bem!

Outro ponto importante do jogo – e muito envolvente – é o enredo. Star Wars Jedi Survivor começa logo após os acontecimento do jogo de 2019 e apresenta novos personagens que vão percorrer toda a jornada de Cal Serkis. O personagem principal também possui um carisma que já havíamos conhecido no primeiro jogo, mas consegue se desenvolver ainda melhor em Jedi Survivor. As atuações e dublagem do jogo também são incríveis mostrando como um bom investimento nessa parte pode fazer uma boa diferença no desafio de entreter e envolver o jogador. Ah, e o jogo é totalmente localizado em português com menus, legendas e dublagem no nosso idioma.
Sobre a parte técnica do jogo, tirando os problemas que já citei, tudo parece incrível! Os gráficos realmente nos remetem a nova geração, as texturas e iluminação dos planetas fazem cada ambiente destoar de forma positiva tornando a exploração geral do jogo nada repetitiva e o sound design também é incrível, com uma trilha sonora de arrepiar e que fazer clara referência aos filmes e séries da saga e faz tudo ficar ainda melhor.

Vale a pena?
Pra mim, se não fossem os problemas técnicos que enfrentei (na versão de PC) esse seria um forte candidato ao game do ano, mas excluindo isso; Os gráficos são incríveis e mostram definitivamente o poder da nova geração graças ao raytracing que melhora demais a iluminação dos ambientes no geral. A história do jogo é muito boa e faz jus ao universo de Star Wars, sendo uma ótima sequencia de um jogo que já era bom. E ainda fazendo uma leve comparação ao seu antecessor, melhorias foram aplicadas e não só nos gráficos mas sim também nas mecânicas do jogo que enriqueceram ainda mais a jornada de Cal Serkis. É um jogo incrível e merece todo o destaque do ano, felizmente os problemas técnicos foram resolvidos rapidamente após o lançamento e hoje já consegui aproveitar o game em sua totalidade.
O jogo está disponível para PlayStation 5 , Xbox Series e PC (via Steam, EA App e Epic Games).
A Review do jogo foi possibilitada graças a uma cópia cedida pela EA.