23 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | Super Bomberman R trás a fórmula clássica totalmente modernizada!

Bomberman, a famosa série dos pequenos “homenzinhos” que explodem tudo ao seu redor está de volta com a mesma fórmula que já estamos habituados, mas com uma renovação super bem-vinda para a franquia, que mesmo depois de mais de 25 jogos lançados, ainda parece ter a força que precisa para continuar. Bomberman foi criado por […]

  • agosto 1, 2018
  • 5 min read
REVIEW | Super Bomberman R trás a fórmula clássica totalmente modernizada!

Bomberman, a famosa série dos pequenos “homenzinhos” que explodem tudo ao seu redor está de volta com a mesma fórmula que já estamos habituados, mas com uma renovação super bem-vinda para a franquia, que mesmo depois de mais de 25 jogos lançados, ainda parece ter a força que precisa para continuar.

Bomberman foi criado por Shinichi Nakamoto, da Hudson Soft, e o primeiro jogo da série foi lançado em 1984 para o Famicom, antigo videogame 8 bits da Nintendo. E de lá pra cá a série ganhou diversos spin-offs, assim como novas versões que incorporavam modos diferentes do tradicional labirinto tradicional. E para quem não conhece o game, sua proposta é bem simples: você será jogado em um labirinto armado apenas com bombas para combater seus oponentes, pegando vários power-ups para lhe dar munição extra, um raio de explosão maior e o poder de lançar ou chutar bombas enquanto você progride. Este é o ponto crucial da jogabilidade para o modo de batalha do Super Bomberman R; o modo que popularizou a série e onde o jogo brilha mais.

Super Bomberman R

A Volta do Bad Bomber

Em Super Bomberman R os grandes fãs de da franquia se sentirão em casa, pois o game adapta e moderniza a jogabilidade que fez a franquia ser o que é hoje. Pela primeira vez desde o Bomberman Tournament – lançado em 2001 para Gameboy Advance – a habilidade “Bad Bomber” retorna com o nome “Revenge Cart”. Sempre que um personagem é derrotado em batalha, ele será teletransportado para a “periferia” do labirinto em um carrinho, permitindo que o jogador deslize e jogue bombas de volta na arena. Se um jogador derrubado conseguir derrotar um jogador que esteja vivo, ele voltará à batalha. A proposta do “Revenge Cart” é incrível pois faz com que jogadores eliminados continuem no jogo mesmo que indiretamente e tenha uma segunda chance, o que eleva a competitividade do game a um nível ainda mais alto.

Além disso o game te proporciona um grande quantidade de personagens desbloqueáveis, até personagens de outras franquias da Konami estão inclusos, como; Castlevania, Gradius e Silent Hill. Por falar em personagens desbloqueáveis as edições de cada console vem com um personagem característico e exclusivo de cada plataforma- por exemplo – a versão para PS4 vem com o Ratchet (de Ratchet & Clank), já a versão de Xbox vem com um “chibi” Master Chief.

Modo História

Além do modo mais famoso entre os fãs, há também um modo história para te ajudar a aprimorar suas habilidades. Com cutscenes um pouco desnecessárias e longas, você também terá que solucionar alguns quebra cabeças dentro da fase, coisas como explodir algumas colunas específicas enquanto desenfreadamente surgem novos inimigos acumulativos, entre outras coisas desafiadoras. A combinação de estar trancado em um labirinto ao lado de uma constante enxurrada de inimigos significa que a força bruta é, na maioria das vezes, a maneira mais difícil de lidar com as coisas, nesse caso a concentração e raciocínio são essenciais.

Super Bomberman R 2

Durante a campanha, você viajará em seis mundos diferentes, cada um desses mundos possui um tema que definirá os ambientes e inimigos, como florestas, tecnologia, fogo, neve, etc. Cada ambiente desse possui algumas peculiaridades e podem te proporcionar desafios diferentes. Após você finalizar o jogo um sétimo mundo será desbloqueado. No final de cada mundo, você enfrentará um dos cinco Dastardly Bombers em uma batalha tradicional de Bomberman.

Super Bomberman R

A maior desvantagem do modo história é que ele é bastante curto e a dificuldade é bastante baixa, o que decorre principalmente do fato de que não há consequências para a morte. Você tem um número definido de vidas para durar por um mundo inteiro, com o valor real dependendo da dificuldade escolhida. Uma vez que você fica sem vidas, você tem a opção de recarregá-las gastando as moedas que ganhar jogando partidas multiplayer locais ou online. No entanto, quando você ficar sem moedas, terá a opção de continuar sem gastar nada. Enquanto esse mecanismo afeta levemente sua capacidade de comprar novos personagens e estágios, dificilmente é um impedimento. Combine isso com o fato de que você não precisa reiniciar um nível quando morrer ou ficar sem vida e descobrir que é impossível ficar preso em alguma das partes difíceis, pois acabará sobrecarregando o problema pela força. Você também pode percorrer a história no modo para dois jogadores, mas isso apenas deixa o jogo ainda mais fácil, o que para alguns pode não ser algo muito divertido pois reduz bastante aquele nível aceitável de desafio que buscam.

Super Bomberman R está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

About Author

Redação AcessoGEEK

Try not. Do, or do not. There is no try.