CinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesGamesBluey chega ao Just Dance 2026 Edition! Parceria com BBC Studios leva universo da cachorrinha ao gameRealitiesPARCIAL FINAL! Veja quem lidera as enquetes UOL e Votalhada na 2ª Roça de A Fazenda 17RealitiesACIRRADO! Parciais UOL e Votalhada da 2ª Roça de A Fazenda 17 mostram preferência do públicoRealitiesDEFINIDO! A Fazenda 17: Parciais UOL e Votalhada revelam favoritismo na 2ª Roça da temporadaRealitiesAcompanhe A Fazenda 17 com a nossa comunidade no FacebookImpressão 3DImpressora 3D feita de Lego combina Python e motores para criar objetosCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesGamesBluey chega ao Just Dance 2026 Edition! Parceria com BBC Studios leva universo da cachorrinha ao gameRealitiesPARCIAL FINAL! Veja quem lidera as enquetes UOL e Votalhada na 2ª Roça de A Fazenda 17RealitiesACIRRADO! Parciais UOL e Votalhada da 2ª Roça de A Fazenda 17 mostram preferência do públicoRealitiesDEFINIDO! A Fazenda 17: Parciais UOL e Votalhada revelam favoritismo na 2ª Roça da temporadaRealitiesAcompanhe A Fazenda 17 com a nossa comunidade no FacebookImpressão 3DImpressora 3D feita de Lego combina Python e motores para criar objetos
3 de Outubro de 2025
Game Reviews

Review – Super Farming Boy

Super Farming Boy é aquele jogo simples mas que vai te conquistar facilmente!

  • agosto 29, 2025
  • 5 min read
Review – Super Farming Boy

Super Farming Boy é aquele tipo de jogo que conquista aos poucos e, quando percebe, você já está completamente viciado — e se divertindo. Aqui, o tradicional farming se mistura ao ritmo intenso dos roguelites, com uma pitada de caos e inimigos que transformam cada estação do ano em um novo desafio. O resultado é uma experiência irresistível, viciante e recheada de pequenas estratégias — mas, por trás de toda a diversão, esconde algumas surpresas que merecem atenção dos caçadores de conquistas.

Enredo e Progresso: O Mundo Não Está a Seu Favor

A história de Super Farming Boy não tenta ser épica, mas consegue engajar ao te colocar na pele de alguém que teve todo o mundo virado de cabeça pra baixo pelo insuportável KorpoTM. Esse “vilão” sequestra todo mundo que você conhece (inclusive sua mãe!) e te obriga a trabalhar coletando moedas para conseguir resgatar cada personagem, que retorna gradualmente à fazenda. A cada nova estação, além de lutar pelos recursos, o jogo ainda cobra um imposto salgado sobre o seu dinheiro — colocando uma pressão constante sobre seus planos de progresso e forçando escolhas estratégicas sobre o que comprar ou priorizar.

Os personagens que voltam ao seu lado têm funções específicas: alguns pegam moedas para você, enquanto outros assumem o cuidado das plantas, economizando muito tempo e energia em tarefas essenciais. A diferença que isso faz na sua rotina é brutal. Perceber na prática a eficiência desses ajudantes é quase como desbloquear um cheat de gerenciamento otimizado — e isso só cresce conforme mais personagens se somam à sua fazenda.

O Loop de Farming: Mecânicas Viciantes e Estratégia Real

O coração da experiência está no ciclo de plantar e colher. Super Farming Boy coloca o sistema de agricultura no centro, mas traz uma mecânica de combo pulsante — quanto mais combos você faz na colheita, mais dinheiro recebe. Isso porque algumas plantas, ao serem colhidas, ativam automaticamente a colheita de plantas adjacentes em diferentes direções (direita, esquerda, cima, baixo, diagonal). O segredo está em posicionar as espécies certas lado a lado para maximizar os combos e assim turbinar sua renda.

O planejamento da fazenda é estratégico a ponto de transformar cada rodada em um quebra-cabeça: algumas culturas só ativam outras na horizontal, outras na diagonal, e há até as que, conectadas em looping, podem gerar explosões de dinheiro quando bem orquestradas. Geralmente, as plantas precisam de tempo para crescer novamente depois de colhidas, mas existe um medidor especial na tela que, ao ser preenchido com colheitas, libera por alguns segundos um superpoder — todos os cultivos que podem crescer de novo, instantaneamente ressurgem. É nessa hora que o looping brilhante de combos pode acontecer, criando momentos épicos de multiplicação de moedas.

Vale ressaltar a importante diferença entre os tipos de planta: vegetais que não se regeneram tendem a ser menos úteis a longo prazo, já que impedem loops eficientes, e tornam a composição da sua fazenda menos dinâmica. Aqui, experimentar e analisar bem a descrição das culturas à venda faz toda diferença.

Estações do Ano, Novas Culturas e Desafios

O ano agrícola em Super Farming Boy é dividido em estações bem curtas. Essa decisão de design foi certeira: mantém o ritmo frenético, evita acúmulo excessivo de dinheiro e obriga o jogador a repensar suas estratégias ao término de cada ciclo. A cada estação, a fazenda reseta parcialmente, o layout volta a ser bagunçado e, para apimentar ainda mais, KorpoTM cobra um novo imposto sobre seus ganhos acumulados. Isso frustra de leve, mas exerce uma força positiva sobre o sistema progressivo, forçando planejamento de médio e longo prazo, e estimulando o jogador a nunca baixar a guarda.

Outra camada estratégica está nas novas sementes que surgem a cada temporada, obrigando a reaprender e repensar a ordem da plantação para maximizar lucros com as variedades inéditas. Depois de algumas rodadas, as surpresas diminuem, mas a liberdade de escolha dos cultivos mantém interessante a busca pelos combos perfeitos.

A Maldição das Conquistas: 100 Anos é Para Poucos

Super Farming Boy apresenta um dos sistemas de conquistas mais cruéis que já vi. Conquistar todos os troféus significa jogar não só durante 10 anos no game, mas 100 anos inteiros! Como não é possível acelerar o passar dos dias indo dormir imediatamente ao acordar, você é forçado a completar todas as etapas de cada estação — um processo que, na prática, demandaria dezenas (talvez centenas) de horas no mesmo save. O próprio desenvolvedor acena para possíveis conteúdos extras no futuro, o que pode aliviar essa barreira, mas no momento a única estratégia real é não cair nessa armadilha e simplesmente jogar sem se apegar a esse objetivo.

Vale a pena?

Sim, e muito — desde que sua diversão venha do ciclo viciante do cultivo, das estratégias de plantio e do caos inesperado das batalhas. Super Farming Boy é tão divertido que os pequenos problemas técnicos ou a dificuldade extrema das conquistas acabam ficando em segundo plano. É um jogo para entrar por curiosidade e ficar pela jogabilidade, com aquele charme que prende por horas à base de “só mais uma estação”. Se o seu prazer não está em colecionar 100% dos troféus, vá sem medo, porque poucos farming games vão te consumir tanto tempo sorrindo.

7

Bom

Super Farming Boy é aquele jogo simples mas que vai te conquistar facilmente!

Plataformas:

PCXboxPlayStationNintendo Switch
About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.