21 de Novembro de 2024
Tech Reviews

REVIEW | Tapo C100 e Tapo C200 qual a se encaixa melhor no seu dia-a-dia?

Não é de hoje que as pessoas buscam cada vez mais conectividade e facilidade para manter suas casas totalmente conectadas. Alguns equipamentos que temos hoje em nossas casas, até alguns anos atrás parecia ser algo bem distante da realidade e para muitos, até mesmo fosse coisas que seriam vistas somente em filmes de ficção científica. Cortidas controladas […]

  • outubro 21, 2021
  • 8 min read

Não é de hoje que as pessoas buscam cada vez mais conectividade e facilidade para manter suas casas totalmente conectadas. Alguns equipamentos que temos hoje em nossas casas, até alguns anos atrás parecia ser algo bem distante da realidade e para muitos, até mesmo fosse coisas que seriam vistas somente em filmes de ficção científica. Cortidas controladas por voz, luzes que apagam em determinados horários, portas que se abre por impressão digital, tudo isso já faz parte da realidade de pessoas comuns e essas tecnologias além de estarem cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, também vem tendo uma grande queda nos preços possibilitado a todos de experimentarem e aderirem completamente a ‘novas’ tecnologia.

A TP-Link nos enviou duas câmeras de segurança wi-fi que podem ser totalmente integradas aos seus assistentes virtuais, smartphones e e possuem tudo o que as câmeras mais modernas podem oferecer. Com uma facilidade de instalação sem igual e com a qualidade que a TP-Link geralmente te proporciona, resolvemos fazer um comparativo de dois ótimos modelos de câmera inteligente para te ajudar a responder algumas perguntas; Qual o modelo se encaixaria melhor na minha casa e/ou trabalho? A Tapo C200 ou a C100? O que muda de uma para a outra? 


O que os dois modelos tem em comum?

O primeiro modelo que testamos foi a Tapo C200. Talvez você já tenha visto alguma outra câmera que possuisse este formato 
arredondado, ao que tudo indica esse modelo é ideal para o tipo câmera que é a Tapo C200 pois facilita a rotação em 360º. 
Sim, esse é o principal diferencial da câmera, ela gira em 360º, permitindo que você visualize um ambiente inteiro, sem que
haja a necessidade de instalar mais de uma câmera.

A Tapo C200 e a C100 também possuem um sensor de movimento que ativa e te notifica por meio do aplicativo Tapo, quando é notado algum movimento no ambiente. Outro destaque de ambas as câmeras é a visão noturna; Ela funciona muito bem e mostra com clareza um ambiente totalmente isento de luz, o que pode ser ideal para ser instalada em ambientes internos como garagem, salas, cozinha, etc. Lembrando que esses dois modelos não são indicados para ambientes externos onde os dispositivos ficarão expostos à luz solar direta, chuva e umidade.

O principal diferencial da C200 é a possibilidade de um giro 360º. O giro dela é perfeito e essa modificação na posição é feita remotamente pelo próprio aplicativo. No app, o usuário também poderá definir algumas posições chaves na qual você irá facilmente rotacionar a visão da câmera até aquele determinado ponto, com apenas um clique.

A principal característica da Tapo C200 é a rotação em 360º. (Foto: Acesso Geek)

A instalação de ambas as câmeras é bem simples e de primeira não tivemos problemas, conseguimos instalar com passos simplificados e indicados com total clareza dentro do prórpio app, talvez o maior problema seja caso você precise mudar a rede do wi-fi instalado nas cameras. Ao tentar fazer essa modificação tivemos alguns problemas de configuração onde a única forma que conseguimos resolver foi por meio do reset de fábrica e reconfiguração na nova rede. Mas, ao meu ver, para um usuário normal e que raramente troca de rede, senha, etc, definitivamente esse não será um problema no qual prejudicará o uso. Outro problerma que tivemos é que em alguns momentos as câmeras simplesmente paravam de transmitir, mesmo em uma rede pontente e estável, porém, após cerca de 30 a 50 minutos elas voltavam a funcionar normalmente. Lembrando que essas ‘pausas’ no funcionamento não ocorreram de forma sincronizada e testamos em mais de uma rede. No final acabou ocorrendo o mesmo problema, principalmente com a C100.

As câmeras têm suporte a cartões de memória com capacidades de 8 a 128gb (não incluso). A gravação é feita toda dentro do SD Card e você poderá acessá-las pelo próprio aplicativo ou pelo cartão, inserindo-o em um computador. Você também pode configurar a resolução das imagens, e definir a gravação para ser feita em ciclos onde ela usará toda a potencia do SD card e após acabar o espaço, automaticamente começará a apagar arquivos de imagens mais antigos para obter espaço e alocar novas gravações. Outra função que você poderá utilizar para economia de espaço no cartão SD é a gravação por detecção de movimentos, no qual, como o próprio nome já diz, ativará a gravação somente após idetificar um movimento no ambiente. Outra forma de controlar o tamanho do arquivo de gravação é programando a câmera para ligar em dias e horários pré-definidos.

Outra função bem interessante dessa câmera é o modo conversação, no qual você pode usá-la diretamente para conversar com alguem em tempo real por meio do aplicativo Tapo, ou seja, ambas as câmera também vem equipadas com auto falante mono (usado também para alarme de movimento) e um microfone. O audio da conversação, assim como delay de entrega não é dos melhores, mas não esperávamos muito até porque isso é uma função extra e não algo ‘vendido’ como função principal do dispositivo. 

A visão noturna é algo que sem dúvidas nos impressionou por entregar uma qualidade sem igual. Fizemos alguns testes onde colocamos as câmeras em um de nossos estúdios aqui da redação (abaixo) e ela entregou todos os detalhes sem perda de qualidade nem movimentos. 

A Visão noturna de ambas as câmeras entregam uma qualidade espetacular. (Imagem tirada do aplicativo, usando a Tapo C100)

A Tapo C100 é um pouco mais modesta do que a C200, mas nem tanto, entregando quase tudo que a anterior e com perfeição. O principal diferencial dessa câmera vai para a sua lente que entrega uma perfeita visão em 130º que atenderá melhor as pessoas que irão optar por uma posição fixa e que ao mesmo tempo consiga cobrir a todo um ambiente. 

Os problemas de ambas as versões e o preço, vale a pena?

Sinceramente, encontramos pouquíssimos problemas tanto na Tapo C100 quanto na C200 além dos citados anteriormente, como as quedas de conexão e uma eventual troca de rede. Embora tivemos esses “probleminhas”, resolvê-los foi super fácil de forma que até pessoas com pouca afinidade com tecnologia conseguiriam tendo só um pouquinho de paciência. Uma coisa que deixou a desejar na Tapo C200 é a rotação automática para uma total cobertura do ambiente sem que houvesse necessidade de a rotação ser feita manualmente. Interessante para este modelo seria um sensor também 360º que ao identificar algum movimento no entorno da câmera, automaticamente fizesse a rotação para o ponto onde o movimento fosse identificado, assim realizando a gravação de 360º mas infelizmente isso não acontece.

Por mais que a Tapo C100 não conte com o giro 360º ela entrega uma perfeita visão em 130º, ideal para ambientes como sala, quarto, escritório, etc. (Foto: Acesso Geek)

Analisamos o preço atual dos dois modelos e o que encontramos neste momento foi: Tapo C100 por R$240,00 e a Tapo C200 por R$280,00. Na minha humilde opinião, o investimento na C200 é melhor pois conta com o principal diferencial que é a rotação além do preço não ser muito diferente em relação a C100. Mas claro, tudo dependerá do que te atende melhor, não só pela questão da rotação, mas por exemplo, o formato da C200 te permite a instalação da mesma de ponta cabeça podendo assim ser instalada no teto de um ambiente (o suporte para esse tipo de instalação está incluso na embalagem). Já a C100 não te permitirá esse tipo de instalação mas ela é mais compacta e fica mais discreta em um ambiente familiar, por exemplo. No final, qualquer que seja a sua escolha, tenha certeza de que o produto atenderá as suas necessidade e te surpreenderá pelo preço justo e qualidade que sabemos que a Tp-Link geralmente proporciona. 

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.