REVIEW | A terceira INCRÍVEL temporada de MARVEL’s AGENTS OF SHIELD
Obviamente recheado de SPOILERS DA TERCEIRA TEMPORADA DA SÉRIE A terceira temporada de SHIELD como de costume foi evoluindo pouco-a-pouco de uma forma espetacular. Cada vez mais acho que a série se assumiu uma obra nerd de verdade voltada para um público realmente exigente, por suas peculiaridades, por suas pretensões, por seus incríveis elementos, poderes, […]
Obviamente recheado de SPOILERS DA TERCEIRA TEMPORADA DA SÉRIE
A terceira temporada de SHIELD como de costume foi evoluindo pouco-a-pouco de uma forma espetacular.
Cada vez mais acho que a série se assumiu uma obra nerd de verdade voltada para um público realmente exigente, por suas peculiaridades, por suas pretensões, por seus incríveis elementos, poderes, armas lasers, agentes que são agentes e agem como tal, enfim, a série finalmente se encontrou de uns tempos pra cá. A Terceira temporada se voltou totalmente para a saga dos Inumanos; humanos cientificamente modificados à muitos anos atrás por uma raça chamada: “Os Kree” – alienígenas fanfarrões que gostam mesmo é de uma guerra!
Aos poucos, durante a terceira temporada foram inseridos novos incríveis personagens, formando assim um time de Inumanos que brevemente iria trabalhar para a SHIELD junto com a Daisy
Johnson “Skye” A.K.A Tremor uma das protagonistas da série. A temporada trás algumas respostas sobre os mistérios das anteriores como algumas citações sobre o experimento envolvendo Coulson no qual o trouxe de volta à vida, entre outros. Logo a temporada atinge o ápice, onde após estudar um misterioso elemento alienígena os agentes acabam que descobrindo – da pior forma possível – que na verdade o Monólito se tratava de um portal para um outro planeta no qual a HYDRA já havia “pisado” e despejado algo lá à anos atrás: Uma criatura de inteligencia superior. No ponto de vista técnico achei perfeito a temática, assim como a estética do planeta e coisas grandiosas assim em uma série de TV sempre nos deixa com um certo receio, pois nós fãs somos exigentes e queremos ver a coisa representada da melhor forma possível e com os poucos recursos da TV – à se comparar com o cinema – nos deixa realmente pensativos. De uma forma meio que inesperada e destemida essa temática foi trazida para a tv SIM de um jeito que realmente impactou e cumpriu o papel da ficção-científica do enredo ao mostrar um outro planeta e também envolvendo a parte dramática envolvendo Simmons e Fitz.
E qual a história desse planeta? Maveth se acreditava ter sido um belo paraíso. O planeta foi o lar de nove civilizações tecnologicamente avançadas, que prosperaram em nove cidades diferentes. No entanto, a paz foi quebrada quando Hive , um poderoso Inumano, foi banido da terra através de um monólito. A criatura observado pelas espécies nativas começou criando uma guerra, assim extinguindo toda a civilização do planeta. Hive causou um cataclismo mundial que devastou o planeta e criou uma terra árida.
No entanto, na Terra, os seguidores da “Inhuman’s followers” uma sociedade com o único propósito – retornar Hive com segurança do planeta. Ao longo dos séculos, a sociedade evoluiu e se tornou a HYDRA. Usando o Monólito, a sociedade iria transportar humanos para Maveth com a intenção de servir como um hospedeiro para Hive preservar-se e essa era a intensão de Gideon Malick líder da Hydra.
As reviravoltas da SHIELD
Uma coisa que preciso citar, não sobre a temporada e sim sobre a série no todo, é essa incrível forma que a série tem de ‘enganar’ o espectador com várias reviravoltas que nos deixam pensando: É isso mesmo que estou vendo? E no último momento, tudo muda e nos deixa tranquilos (ou não). Quem lembra de quando foi mostrado superficialmente que havia um traidor da Hydra dentro da base da SHIELD e suspeitamos de quase todos os agentes? Incluindo Fitz e May antes de descobrirmos que na verdade se tratava de Grant Ward. Mais uma vez isso acontece por várias vezes na terceira temporada, dessa vez, envolvendo um dos maiores mistérios da vez: Quem é o agente que está morrendo na premonição de Daisy? e em sua season finale, após algumas reviravoltas e depois de termos a certeza que Daisy havia visto a sí própria, vimos que mais uma vez fomos “enganados” e que na verdade a visão se tratava de Lincoln, um personagem que durante toda a temporada se mostrou importante do seu jeito e no final cumpriu bem o seu papel destruindo de uma vez por todas Hive.
A crítica que tenho pra fazer sobre a temporada, talvez até seja bem visto por alguns, talvez não… Mas pelo menos pra mim achei uma forma forçada de impactar ainda mais no que já estava em um nível de impacto suficiente. Como os roteiristas nos fizeram engolir à força Ward por tanto tempo? Talvez para cumprir o contrato do ator, não sei… Mas achei meio que desnecessário o “mal”do planeta escolher logo Ward para “possuir” como uma forma forçada de trazer novamente o vilão para a história, mais uma vez, uma forma forçada de deixar os outros agentes boquiabertos com o retorno – do então agente morto – à vida e à terra (lembrando que Coulson havia dado um fim em Ward em sua “viagem” para o planeta misterioso) talvez Ward fosse realmente o ‘prometido’ para o retorno de Hive para a terra, talvez foi só mesmo uma jogada forçada.
Bobbi e Hunter retornarão?
Na terceira temporada também vemos uma incrível performance de Bobbi Morse e Hunter, dois agentes da SHIELD que já se conheciam antes de sua entrada para a agencia e que trouxeram uma boa dose de ação para a série, porém, na segunda parte da terceira temporada os dois dão adeus aos amigos agentes da SHIELD após se meterem em uma enrascada onde teriam que mudar de identidade para que pudessem ‘viver em paz’, o que nem todo mundo sabe é que tudo isso foi forçado para a produção do primeiro spin-off da série que seria, Marvel’s Most Wanted, que a pouco tempo foi cancelado por seu canal de produção. Qual ao futuro dos amados agentes, tudo é muito incerto mas eu espero que após o cancelamento do programa os roteiristas da 4ª temporada de MAoS os agentes sejam reinseridos na série, algo que tenho certeza que seria muito bem aceito pelos fãs.
Enfim, no todo, a série mais uma vez surpreendeu. Tendo visto que sua segunda temporada foi uma evolução imensa comparada à primeira, digamos que a série cumpriu sim com mais uma evolução da segunda para a terceira. Os personagens chegaram a um nível digno de integrar o cast de um filme da Marvel sim e acho que isso seria muito legal de ver futuramente, até por que com tudo que estamos vendo atualmente na TV isso não está longe de se tornar realidade. A série se tornou uma das minhas favoritas por ela realmente falar a língua dos fãs tanto dos quadrinhos quanto de séries de ficção científica e atingir um patamar que podemos dizer maduro o suficiente para entreter não só aquele fã assíduo do Universo Cinematográfico da Marvel quanto um leigo que está iniciando agora sua imersão nesse universo. Para o futuro da série eu tenho algumas previsões, uma delas é que minha certeza que a série irá cada vez mais surpreender é fato e a quarta temporada terá um enredo completamente diferente assim como aconteceu com suas temporadas anteriores na qual cada uma se diferiu DEMAIS uma da outra e acho isso um ponto muito forte à fim de não deixar a série monótona e cansativa que é o que vem acontecendo com algumas outras séries do gênero que é o caso explícito de Arrow.