REVIEW | Testamos o genial Monitor BenQ XL2411Z
A Benq mais uma vez reforça o seu portfólio de produtos com um display destinado ao público gamer. Lançado recentemente, o BenQ XL2411Z, com tela de 24 polegadas, traz tecnologia de ponta e excelente tempo de resposta para evitar qualquer tipo de atraso nas imagens durante a jogatina. Projetado em parceria com diversos times de […]
A Benq mais uma vez reforça o seu portfólio de produtos com um display destinado ao público gamer. Lançado recentemente, o BenQ XL2411Z, com tela de 24 polegadas, traz tecnologia de ponta e excelente tempo de resposta para evitar qualquer tipo de atraso nas imagens durante a jogatina.
Projetado em parceria com diversos times de e-Sports do mundo, o recém-lançado produto da companhia taiwanesa possui tela Full HD com resolução de 1920×1080 pixels e taxa de atualização ajustável de 100Hz até 144 hertz para garantir experiências mais imersivas em plataformas de games mais exigentes.
Focado em proporcionar a melhor experiência de jogo
Não há como questionar a qualidade de imagem e a responsividade do novo produto da BenQ. Os presets, que nada mais são do que configurações pré-definidas do display, estão presentes para auxiliar o jogador em qualquer ocasião.
Dentre os 11 ajustes disponíveis, temos configurações para jogos de tiro em primeira pessoa, RTS e filmes – cada qual com suas peculiaridades de cores e contraste. Por conta dos modos pré-definidos, o monitor dispensa calibrações manuais mais complexas vistas em outros produtos segmentados da mesma categoria.
Em função do contraste dinâmico de 12.000.000:1, o monitor consegue entregar cores mais vívidas, especialmente em configurações pré-definidas, como os modos “Photo” e “Movie”.
Durante os nossos testes, não notamos qualquer tipo de “efeito ghosting” ou problema de lag. Pelo contrário, o tempo de resposta de 1 milissegundo deixa explícito o foco da BenQ em oferecer um produto impecável em termos de performance.
A tela também faz jus à proposta gamer, oferecendo um display fosco, que atua como uma camada de proteção anti-reflexo. Por mais que o ambiente esteja bem iluminado, a luminosidade excessiva, felizmente, não consegue interferir na experiência de jogo.
A tecnologia Low Blue Light é um dos principais atrativos do modelo XL2411Z, já que permite ajustar os níveis de luz de forma que a imagem fique naturalmente confortável para minimizar o cansaço nos olhos. Com isso, os competidores de jogos online, por exemplo, não precisam mais fazer pausas constantes para reduzir a fadiga dos olhos.
Outra grande característica do display é a sua capacidade de amenizar os indesejados objetos borrados e desfocados, que aparecem quando o jogador realiza movimentos bruscos ou presencia cenas intensas de ação durante o gameplay.
A tecnologia Motion Blur garante uma fluidez absurda à experiência de jogo, graças ao excelente tempo de resposta e, é claro, a elevada taxa de atualização independente da resolução, que na prática funciona de forma exemplar e consegue manter o desempenho estável em títulos que exigem respostas rápidas.
Como era de se esperar, o recém-lançado monitor da BenQ inclui a função Flicker-Free, com opções inteligentes em todos os níveis de brilho para iniciar a cintilação frequente nas imagens.
Além disso, o display da fabricante taiwanesa é compatível com a tecnologia 3D estereoscópica da NVIDIA, intitulada de Nvidia 3D Vision 2. Por mais que não seja um recurso nativo dos principais lançamentos de jogos, é sempre bom ter uma funcionalidade como esta presente em um produto acessível e capaz de suportar configurações extremas.
Conclusão
Considerando a qualidade de imagem do XL2411Z, não há dúvidas de que ele é um excelente produto voltado para os jogadores de video game. A BenQ mais uma vez comprovou que sabe como ninguém desenvolver dispositivos segmentados que atendem a todas as necessidades do usuário, mesmo entregando um design questionável e demasiadamente minimalista para os padrões atuais.
Como sempre, o preço do monitor no Brasil é muito mais elevado do que deveria ser. Embora custe oficialmente R$ 1.899 no varejo brasileiro, um valor relativamente caro quando comparado a outros produtos do gênero, ele vai agradar ao jogador que busca um display capaz de agregar características de entretenimento.
Certamente, há monitores visualmente mais atraentes por aí, mas, tecnicamente falando, o display cumpre tudo o que promete em termos de desempenho. Ponto para a BenQ.