REVIEW| Testamos o SSHD FireCuda 1TB e te contamos se vale a pena ou não!
Você pode ser um técnico de informática, um entusiasta ou possuir o mínimo de familiaridade de hardwares para PC, mesmo assim, provavelmente já ouviu falar da Seagate. Isso porque a marca é a pioneira em tecnologias para armazenamento de arquivos e nos últimos anos inovou na apresentação de grandes produtos como SSDs e HDs de […]
Você pode ser um técnico de informática, um entusiasta ou possuir o mínimo de familiaridade de hardwares para PC, mesmo assim, provavelmente já ouviu falar da Seagate. Isso porque a marca é a pioneira em tecnologias para armazenamento de arquivos e nos últimos anos inovou na apresentação de grandes produtos como SSDs e HDs de alta performance, por um preço muito mais acessível que de algumas outras marcas nem tão conhecidas.
Sempre inovando para trazer novas possibilidades tanto para os usuários mais básicos, até para os mais avançados, a Seagate investe em produtos de qualidade que se adequam à vários perfis diferentes de público.
Após a conquista de grande parte do mercado pelos SSD’s, que prometem um poder de processamento de arquivo incomparável a discos rígidos normais, esse mercado mudou bastante. Mas, como essa sendo uma das principais vantagens do SSD há uma grande desvantagem também que é o alto preço desse tipo de hardware levando em consideração o tamanho da sua capacidade, isso faz com que muitas das pessoas que sonhem em possuir tais discos, ou optem por um de menor capacidade ou optem por ter mais capacidade investindo em um HD normal e assim não usufruindo da capacidade e velocidade que o SSD pode proporcionar.
Pensando nisso a Seagate resolveu dar uma mãozinha e criou novos discos rígidos híbridos ─ os chamados FireCuda ─ mas porque híbridos e como eles funcionam?
Nós recebemos o Seagate FireCuda de 1TB de 3,5 polegadas, a fabricante informou que o SSHD pode atingir até 5 vezes o desempenho de um HD normal. Será que funciona realmente assim? Iremos conferir agora!
A linha FireCuda chama atenção por trazer uma memória flash de 8 gigabits em seu interior, aquele tipo de memória como a dos pendrives. Mas, calma! Essa memoria não serve para um armazenamento comum, como ela se trata de gigaBITS (e não gigabytes), ela funciona como cache de arquivos que são mais usados por programas instalados dentro do HD.
Por exemplo, instalamos alguns programas (Photoshop e Premiere) e games (Metro Exodus e Battlefield V) no SSHD da marca, algumas vezes depois que abrimos essas aplicações, percebemos que alguns arquivos necessários para o funcionamento ao invés de serem armazenados dentro da memória RAM como de costume usavam essa memória flash de dentro do SSHD, algo incrível principalmente para quem usa pouca memoria RAM. Isso produziu uma velocidade bem acima do normal comparado aos HDs convencionais.
Ainda que não podemos comparar ao desempenho da velocidade de um SSD, devo apontar que ficamos impressionados com a velocidade das aplicações instaladas no SSHD, até o Windows 10 está levando bem menos tempo para carregar por completo!
Você deve estar se perguntando; como esse HD consegue identificar os dados prioritários para trabalhar junto a flash memory? Para isso, a Seagate usa uma tecnologia intitulada Adaptive Memory, que verifica quais arquivos são acessados com frequência de programas e jogos mais utilizados.
Após realizar essa tarefa, os itens são gravados na memória temporária. Depois, com o uso da tecnologia MTC (Multi Tier Caching), o SSHD FireCuda transfere os dados rapidamente entre a memória flash, a DRAM e o cache. Com esses truques, a velocidade de acesso aumenta consideravelmente, sendo que o ciclo se repete constantemente.
Nossos Testes
Baseado em nossos testes e comparando a um HD normal (HD 1tb Purple 1 Tera Western Intelbras) os resultados foram realmente satisfatórios, mas devemos ressaltar que ambos são discos voltados para públicos e propósitos diferentes ─ sendo o Purple da Intelbras mais indicado para sistemas de segurança, já o FireCuda sendo voltado para games. A transferência de arquivos (no mesmo HD) também foi algo que impressionou por trazer uma velocidade acima do normal. Assim como o carregamento do SO que como já citamos teve uma redução de 21 segundos comparado ao HD normal, algo realmente espetacular. Infelizmente tivemos que usar o Purple pois no momento era a única unidade disponível para testes.
Alguns jogos não tiveram muita diferença em telas de loading e processamento de arquivos, como foi o caso do Battlefield V, já o Metro Exodus pode nos mostrar que realmente podemos ter uma diferença significativa a se comparar com um HD convencional, suas telas de carregamento (a maioria delas) tiveram uma melhoria de 20 – 27% de velocidade de carregamento. Assim como os programas que citamos o Photoshop teve um aumento de velocidade de primeiro carregamento de 29% já o Premiere 15%.
Nossa CPU:
- Sistema: Windows 10 Pro
- CPU: Intel Core i7-6700K
- Memória: 32 GB RAM Corsair DDR4
- HD 1tb Purple 1 Tera Western Intelbras
- Fonte: Corsair CX 650 80 Plus Bronze
- Placa de Vídeo NVIDIA 1080 6GB.
Vale a pena?
Ficamos realmente impressionados com a potência e a entrega que o FireCuda nos trouxe. Realmente ele cumpre o que promete, mas devo ressaltar que caso você queira uma velocidade realmente alta ainda vale mais a pena investir um pouco mais em um SSD. Embora a velocidade do FireCuda seja algo impressionante, ainda é incomparável com os SSDs. Se você quer um desempenho melhor que o de um HD normal e um poder de armazenamento maior do que o de um SSD, por um preço menor, essa é sem dúvidas a melhor opção para você!
Agradecimento especial ao pessoal da Seagate / Actual Comuunicação que cederam uma peça que viabilizou esta analise.