REVIEW | TP-Link Archer AX10
A TP-Link vem investindo em diversos dispositivos pensando na comodidade, facilidade e qualidade do seu dia-a-dia e conexão, mais um exemplo disso é o TP-Link Archer AX10, um roteador Wi-Fi 6 com uma ótima estabilidade, um preço razoável, mas não indicado para todos os perfis. De cara, o que mais chama a atenção neste roteador é […]
A TP-Link vem investindo em diversos dispositivos pensando na comodidade, facilidade e qualidade do seu dia-a-dia e conexão, mais um exemplo disso é o TP-Link Archer AX10, um roteador Wi-Fi 6 com uma ótima estabilidade, um preço razoável, mas não indicado para todos os perfis.
De cara, o que mais chama a atenção neste roteador é o seu design futurista e moderno, sua construção é de ótima qualidade e tem um estilo mais largo com a altura achatada, o que pode não ser muito indicado para pequenos espaços. Além disso, conta com 4 antenas que se movem de acordo com a necessidade do usuário. O router ainda conta com 4 saídas LAN, 1 entrada WAN, um botão WPS/WI-FI, um botão interno de reset e o botão liga/desliga.
Falando sobre o interno do dispositivo, o AX10 usa o CPU BCM6750 de 1.5 Ghz Triple-Core da Broadcom, semelhante ao usado no Asus RT-AX58U. Porém, entre todos os roteadores intermediários recentes que testamos, o AX10 é o único que não suporta a largura de canal de 160 MHz. Como resultado, ele tem o teto de largura de banda Wi-Fi mais baixo, chegando a apenas 1,2 Gbps ao trabalhar com um cliente Wi-Fi 6 2 × 2.
E quais as diferenças e melhorias do Wi-Fi 6 comparado ao roteador que já tenho em casa?
Vamos falar rapidamente sobre o Wi-Fi 6; Precisamos destacar que essa tecnologia não visa só a transmissão das altas velocidades de internet por meio do Wi-Fi, claro, é um diferencial o ‘novo’ Wi-Fi promete transferência mais rápida de dados. Caso o usuário possua um roteador wireless com um único dispositivo conectado, a velocidade potencial máxima deve ser até 40% maior com o Wi-Fi 6 em relação ao Wi-Fi 5. Isso é possível graças a uma codificação eficiente de dados, resultando em maior rendimento. Um exemplo prático é a capacidade que o novo padrão possui de armazenar mais dados na mesma quantidade de ondas de rádio. Além disso, os chips que codificam e decodificam esses sinais ficaram mais potentes e podem lidar com o trabalho extra.
A melhoria do Wi-Fi 6 pode ser notada tanto nas redes de 2,4 GHz quanto na faixa de 5 GHz. Vale lembrar que a frequência de 5GHz passou a ser utilizada por usuários que tentam fugir das interferências e da sobrecarga encontrada no 2,4 GHz. Apesar disso, a banda tem maior poder de distribuição mesmo em ambientes com muitos obstáculos.
A tecnologia também melhora o desempenho em áreas com alta demanda – A rede wireless tende a ficar debilitada em locais muito densos, com vários usuários e dispositivos conectados ao mesmo ponto de acesso, o que acontece em shoppings, restaurantes, aeroportos e até mesmo casas ou escritórios. Portanto, o Wi-Fi 6 promete solucionar esse problema. A ideia é dividir um canal de transmissão em vários outros subcanais, sendo cada um desses responsável por transportar dados destinados a dispositivos diferentes.
Com maior desempenho e velocidade mesmo em locais com sobrecarga de dispositivos conectados em uma única rede, o Wi-Fi melhora a troca de dados entre o ponto de acesso e os dispositivos nele conectados. Na prática, isso pode significar que o novo padrão é capaz de oferecer um melhor suporte em locais povoados por dispositivos smarts, visto que todos eles precisam estar conectados à Internet para funcionar. Uma casa que dispõe, por exemplo, de tomadas, chuveiros, geladeira e câmeras de segurança inteligentes, terá uma conexão mais rápida e eficiente para dar suporte a esses aparelhos.
Voltando para a estrela de hoje, o Archer AX10 da Tp-Link é um dos novos roteadores da marca no qual possui suporte ao Wi-Fi 6, portanto, agora que você já sabe as melhorias que a nova tecnologia proporciona, dá pra imaginar o quanto esse dispositivo pode melhorar a velocidade, qualidade, alcance e desempenho de sua conexão, seja ela privada ou pública – no caso de restaurantes, shoppings, ou outros locais públicos.
Durante o uso do AX10 aqui na redação, fizemos alguns testes de distância nos quais, para a nossa surpresa, mostraram um ótimo alcance da rede 5Ghz em comparação a outros dipositivos similares que geralmente possuem um alcance bem menor nesta frequencia, conseguimos utilizar com estabilidade de velocidade e conexão dispositivos móveis em até 130m² já na rede 2.5Ghz o alcance não foi tão bom, o que foi outra supresa pra gente, levando em consideração os atuais dispositivos do mercado que possuem dual band onde geralmente a rede mais fraca de potência é a mais forte de alcance. Claro que isso não é um problema, até porque a tendência daqui pra frente é que os dispositivos todos comecem a operar somente em 5Ghz.
A facilidade de configuração foi uma das coisas que mais me surpreendeu, o Archer AX10 tem o mesmo processo de configuração e configurações de rede que um outro roteador da família Archer, obviamente todos os roteadores da linha terão configurações semelhantes. Graças à interface da web, você pode configurá-lo da mesma forma que faria com qualquer outro roteador padrão, apontando um navegador em um computador conectado para seu endereço IP padrão.
Após a primeira inicialização do roteador, você notará que a interface permite várias configurações comuns necessárias para uma rede doméstica robusta, incluindo DNS dinâmico, encaminhamento de porta, reserva de IP e assim por diante. O roteador também pode funcionar como um servidor VPN.
Quanto às configurações de Wi-Fi, você pode fazer quase tudo o que quiser. Desde usar o Smart Connect até nomear as duas bandas como duas redes separadas, até alterar outros parâmetros. Ou você pode simplesmente mantê-los nas configurações padrão (Auto).
Vale a pena?
O TP-Link Archer AX10 é um dos roteadores desse porte mais baratos do mercado. Ele traz o custo do Wi-Fi 6 para abaixo do de muitos roteadores Wi-Fi 5. Mas mesmo assim não é um roteador barato. Em vez disso, entre aqueles com quem trabalhei até agora, é um dos mais confiáveis, então se você precisa de uma conexão confiável vale totalmente o investimento, você provavelmente não terá dores de cabeça com o AX10.