REVIEW | TV LG OLED C1
Testamos a TV OLED C1 2021 da LG, a TV perfeita para a nova geração de consoles.
2020 foi o ano tão aguardado da chegado dos consoles de próxima geração, e consequentemente 2021 é o ano em que a próxima geração de TVs chega para complementar essa dupla indispensável na casa de um gamer de verdade. A LG acaba de lançar sua nova linha 2021 de TV OLED C1 e o que as OLED convencionais já tinham de incríveis, a LG mais uma vez chega pra mostrar que sempre consegue evoluir suas tecnologias, mesmo em um curto espaço de tempo.
A LG C1 4K OLED com o sistema AI ThinQ presente na maioria das TVs de 2019 para cá, não só cria uma qualidade de imagem 4K excepecional e vibrante, mas também oferece recursos de TV verdadeiramente inteligentes, e para jogadores exigentes, oferece um painel de 12 Hz que permite 120 quadros por segundo. O PlayStation 5 e o Xbox Series X, funcionam perfeitamente aqui com toda a sua potência, graças a sua entrada HDMI 2.1 que estão presentes em pouquíssimos modelos de TVs atuais.
A LG C1 OLED TV vem em cinco tamanhos que inclui 48″, 55″ (que foi a que usamos para essa análise), 65″, 77″ e 83″ com preços que variam entre R$5.600,00 reais a R$19.000,00!!!! (Sim, o preço não é algo tão atrativo). A tecnologia OLED já conhecemos bem, as TVs com essa tecnologia vem com painéis de LED auto iluminados que cria uma riqueza de cores mais profundas, incluindo profundidade adicional e pretos muito presentes que são muito superiores à tecnologia QLED e obviamente, LED normal.
De cara, eu devo dizer que a diferença de imagem desta TV comparada a uma TV de LED normal é gritante, chega a ser algo que te fascina a primeira vista e esse comentário eu preciso fazer pois muita gente ainda não teve oportunidade de experimentar essa tecnologia, mas deveria, pois a diferença é maior de quando tivemos a transição de paineis LCD para LED em meados de 2015 ou até mesmo antes.
Como resultado desse ‘novo’ painel OLED, as cores são consideravelmente mais vibrantes do que alguns de seus concorrentes (os quais testamos até agora) e os pretos não parecem desbotados com ângulos de visão diferentes. Além disso, é alimentado por um processador Alpha 9 Gen4 AI 4K que suporta velocidade não apenas na exibição de imagens de alta qualidade, mas evita desfoque e recursos inteligentes, incluindo ajustes de IA (inteligência artificial) para imagem e áudio. Este último recurso é ótimo para ajustar sua TV rapidamente e para fazer upscaling de conteúdos os quais possuem qualidade de imagem inferiores as quais a TV está ‘acostumada’ a reproduzir.
Durante os meus testes, eu fiquei realmente fascinado com essa imagem e ao mesmo tempo só me vinha um pensamento específico na minha cabeça: Imagina toda essa qualidade de imagem em uma tela de 83″ que possui o diâmetro de quase 2 metros de diâmetro. Porém, aparentemente este tamanho não está disponível para venda no Brasil ainda, ou pelo menos não consegui achar nos principais sites varejistas nacionais.
Voltando para a nossa experiência de uso com a de 55 polegadas, após tirá-la da caixa, a primeira coisa que você deve escolher é se sua nova TV será montada sobre uma superfície com o suporte de mesa incluso, ou se ela será montada na parede. Mas levando em consideração a sua incrível espessura extra fina, não se engane! A LG recomenda uma segunda pessoa para ajudar na instalação a fim de evitar danos não apenas à TV, mas também a você, já que ela pesa 18,9 kg com o suporte de 4 kg.
Como este era um modelo de análise, escolhemos a opção de suporte que primeiro requer que você prenda a base frontal ao suporte por meio de dois parafusos Phillip. A próxima etapa é deslizar o suporte na parte traseira da TV e, em seguida, prendê-lo com os quatro parafusos incluídos e pronto, a instalação física está quase completa.
A última etapa é conectar a tira de ancoragem à mobília (por exemplo, rack de TV) ou à parede para que não seja empurrada acidentalmente por crianças mais novas. Com o estande.
A qualidade geral de construção do LG C1 OLED é muito estilosa, possui uma moldura ultrafina, design clean com posicionamento lógico de entradas, incluindo aquelas na parte traseira da unidade de TV. Se você colocá-la na parede, verá apenas a moldura preta fina, que mais uma vez parece bastante elegante, e o suporte metálico, enquanto o Spartan adiciona uma certa sofisticação à sua estética geral também. O C1 também é ultrafino, como você pode ver na imagem a seguir.
Pronto! Após a “instalação” da TV onde você preferir, chegou a hora de ligá-la à energia e também à sua antena e quaisquer dispositivos de entretenimento que você possa ter – como os consoles de nova geração, por exemplo. A boa notícia para os jogadores de PC que usam a TV para jogar, temos outra boa notícia! A LG C1 OLED TV suporta AMD FreeSync e Nvidia G-Sync que foram projetados para maximizar as telas OLED, oferecendo uma taxa de atualização variável para melhorar a taxa de quadros e reduzir o tearing. Ou seja, aqueles principais problemas de tearing, baixa taxa de frequência e outros problemas que a maioria dos jogadores do PC citavam quando alguém falassem em usar uma TV como monitor, não existe mais aqui!
A TV possui várias entrada que incluem 4 x HDMI 2.1, 3 x USB, Antena RF, entrada de Composto/Componente (que provavelmente ninguém use mais), Fone de ouvido 3,5 mm, Áudio Óptico e uma porta LAN para conectar a TV diretamente no seu modem e proporcionar um melhor desempenho de rede.
Ao ligá-la pela primeira vez, não temos nada muito novo em comparações a outros modelos com o mesmo sistema operacional, você tem a opção de configurar a TV por meio de um dispositivo móvel ou pela própria TV. Isso o leva a um assistente para incluir a região, conectar-se à sua internet (seja Wi-Fi ou com fio), aceitar os termos e condições da LG, além de um sistema automático de análise de usuário que identifica quais dispositivos estão conectados, desde que estejam ligados. A TV também oferece uma demonstração das funções AI e, ao habilitar o AI Picture Pro, aumenta a qualidade e a profundidade da imagem com AI Sound Pro, criando uma experiência de som surround 3D virtual 5.1.
O assistente de instalação verifica se há atualizações, incluindo seus aplicativos como YouTube ou Netflix. O sistema por trás da TV é o WebOS da LG, que é fantástico e possui uma interface muito fácil de usar que é muito rápida e carrega aplicativos com a mesma rapidez.
O controle remoto que vem com o LG C1 OLED é simplificado e muito responsivo. Ele também é apelidado de controle remoto ‘mágico’ que permite que seja usado como um mouse e um ponteiro ‘aéreo’ (como aquela tecnologia que víamos no Nintendo Wii, lembra?), mas esse tipo de controle não é nada novo, pois modelos de anos anteriores também acompanhavam este controle em uma versão um pouco maior e mais pesada. O controle também possui reconhecimento de voz, o que na maioria das vezes você nem vai usar, ainda mais se você tiver algum assistente como Alexa ou Google Home por perto que não necessita o pressionar de nenhum botão. O posicionamento dos botões é convencional e há botões de acesso rápido para Netflix, “Amazon” Prime Video, Disney +, canais LG mais Google Assistant e Alexa para controle de voz. Eu acho meio desnecessário ter dois botões para assistentes de voz diferentes, na minha opinião o certo seria um botão para as duas, que seria selecionável durante a configuração inicial da tv. Deveriam ter levado em consideração que a grande maioria das pessoas não usam os dois assistentes ao mesmo tempo, né?
Agora precisamos falar sobre o que realmente importa! A Qualidade de vídeo.
O que posso dizer, mas a LG C1 4K Smart Self-Lit TV OLED com AI ThinQ é excelente e incrivelmente imbatível! O principal destaque é a nitidez das imagens, com cores que literalmente se destacam. Além disso, você pode realmente notar a percepção de profundidade nesta TV que ajuda consideravelmente para aquelas experiências cinematográficas como em séries e filmes recém lançados que possuem muitas cores e movimentos. A TV suporta HDR (High Dynamic Range), HDR10, Dolby Vision e Hybrid Log Gamma (HLG), todos esses recursos tornam as imagens mais nítidas e coloridas com percepção de profundidade e aparência realistas. Um modo interessante na TV é o Modo Filmmaker, que ajuda a criar uma experiência de cinema autêntica, pois desativa a suavização de movimentos e ajusta a imagem automaticamente, o que é apoiado por grandes nomes como os diretores Christopher Nolan e JJ Abrams e também já foi visto em outros modelos anteriores.
Sobre os Jogos. A incrível qualidade de vídeo se adapta bem e se você tiver um Xbox Series X ou PlayStation 5, você definitivamente estará no paraíso dos jogos graças à sua tela 4K de 120Hz e não há nenhuma outra TV atualmente que possa te dar essa experiência. Ambas as plataformas de próxima geração pareciam fantásticas no LG C1 OLED e até mesmo os jogos que não suportam 120 quadros por segundo ainda pareciam impressionantes por si só.
Para melhorar ainda mais a nossa experiência gamer está o recurso Game Optimizer que exibe FPS, Black Stabilizer, Low Latency e Variable Refresh Rate. Além disso, você pode ajustar essas configurações, incluindo alternar entre diferentes gêneros de jogos para aprimorar os vários mundos de games em que você visitar. Portanto, seja Gears 5, Forza 4, Assassin’s Creed Valhalla ou Microsoft Flight Simulator do Series X, esses jogos nunca foram tão bonitos como são aqui. Da mesma forma, Borderlands 3, Spider-Man: Miles Morales e Doom Eternal estavam fantásticos no PlayStation 5 e a nitidez e as cores eram perfeitos de se observar.
Sobre o Áudio, para uma TV, fiquei impressionado com os alto-falantes de 40 watts responsáveis pelo áudio geral, que também são compatíveis com o som surround Dolby Atmos. Embora seja claro e livre com distorção, ao habilitar o AI Sound Pro da LG, você pode definitivamente notar a diferença no som, pois ele soa mais alto e claro com uma sensação adicional de profundidade. Esse recurso funciona muito bem para filmes e jogos. Claro, você não pode comparar com alto-falantes externos, no entanto, o C1 é muito decente na criação de uma experiência de áudio sem alto-falantes adicionais. Usamos a TV combinada ao Echo Studio que também é compatível com Dolby Atmos e a experiência no geral foi incrível.
Considerações finais
A TV LG C1 OLED é definitivamente uma TV de última geração e se tornará a referência para o que está por vir a partir de agora. A LG merece os meus parabéns por criar uma TV tão fina e com recursos de última geração + qualidade de vídeo que é simplesmente deslumbrante. Quer goste de ver filmes ou jogar, a LG C1 OLED 2021 é o dispositivo que você vai querer ter em casa. Sem contar que agora, finalmente os jogadores que já embarcaram na próxima geração de consoles podem agora experimentar jogos com 120 quadros por segundo nesses consoles.