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REVIEW | ZELDA SKYWARD SWORD HD

Jogamos o Zelda Skyward Sword HD e contamos para você o que achamos do jogo!

  • agosto 24, 2021
  • 7 min read
REVIEW | ZELDA SKYWARD SWORD HD

Legend of Zelda: Skyward Sword dividiu muitos fãs na época de seu lançamento. Logo no início, recebeu muitos elogios da critica, como acontece com a maioria dos jogos de Zelda e não podemos negar nem ignorar que o jogo possui uma legião de fãs por todo o mundo. Mas não demorou muito para que muita gente notasse também as falhas que o jogo possui, controles de movimento meio forçados e diferente de seus antecessores (pra pior), tutoriais excessivos e cansativos, design linear, e muito (mas muito mesmo) enchimento visual para mostrar coisas que o jogo não é. Por todas essas razões, e mais algumas que eu até poderia continuar citando aqui, as criticas ao jogo se tornaram extremamente destruidoras, algo bem incomum em jogos da Nintendo e principalmente de uma franquia tão querida e respeitada como é Zelda. A consequência direta disso? A Nintendo investiu em Breath of the Wild, um jogo que alcançou um sucesso arrebatador e com elogios completamente inversos aos que tivemos ao Skyward Sword, além de zero tutoriais e um mundo aberto mais bonito e abundante que um console da Nintendo já apresentou. 


Para comemorar os 35 anos da franquia, a Nintendo não se deu por vencido e falou: “Lembra de Skyward Sword que muita gente odiou? Resolvemos melhorar os erros e remasteriza-lo para mostrar o verdadeiro potencial do jogo, dessa vez no Switch”Será que a Nintendo cumpriu bem essa missão? É o que vamos explorar e analisar aqui!

Em um nível superficial, Skyward Sword HD aprimora o visual do jogo, e embora o trabalho de remasterização feito aqui não se compara ao que vimos, por exemplo, em The Wind Waker HDainda parece muito bom. Claro, definitivamente parece uma versão mais bonita de um jogo que saiu há uma década, mas ajuda o fato de Skyward Sword  ter um estilo de arte inerentemente atemporal, mesmo quando lançado no Wii. Essa estética ajuda o remasterizado a superar problemas que existem em um nível mais técnico. Muito mais perceptíveis são as melhorias feitas na taxa de quadros do jogo, que agora está travada em 60 FPS quase perfeitos, em oposição aos 30 quadros do original. Como você pode imaginar, esse desempenho aprimorado faz maravilhas para o jogo, no quesito técnico.

Em um nível visual e técnico, Skyward Sword HD é uma remasterização muito conservadora – ao ponto que quase nem deveria ser chamado assim. Mas quando você olha mais profundamente, percebe que isso traz várias outras melhorias menores e mudanças na qualidade de vida e, embora cada uma delas pareça insignificante isoladamente, juntas, elas realmente fazem a diferença. No Wii, Skyward Sword foi caracterizado por quanta fricção havia na experiência, como Fi surgia com longos tutoriais a cada poucos minutos, como os personagens insistiam em falar com você sobre coisas sem sentido em detalhes excruciantes, como o jogo simplesmente não conseguia não ajuda, mas continua entrando em seu próprio caminho a cada passo.

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Em Skyward Sword HD, muitas dessas arestas foram suavizadas. A manipulação excessiva e o tutorial constante não são mais os principais problemas, a jogabilidade não é mais interrompida por caixas de diálogo ou prompts desnecessários sempre que você pega um item e há muito menos atrito em geral, o que significa que a jogabilidade real não é interrompida quase com a mesma frequência que costumava acontecer na versão Wii do jogo. Isso realmente faz diferença, para dizer o mínimo.

Infelizmente, esses problemas não eram a única coisa que tornava o Skyward Sword original  uma experiência tão desigual a comparar com o restante da franquia – o ritmo ruim estava basicamente embutido no design do jogo, graças às seções que pareciam pouco mais do que um preenchimento desnecessário. Skyward Sword está no seu melhor quando você está nas masmorras, que são algumas das melhores e mais engenhosas masmorras projetadas em um jogo Zelda

Claro, a característica definidora de Skyward Sword foram os controles de movimento, que, também, viram algumas melhorias na remasterização do Switch, e geralmente parecem mais precisos e intuitivos. Das duas opções de controle disponíveis no Skyward Sword HDo esquema original é definitivamente minha opção preferida. Os inimigos são projetados para fazer você realmente levar em consideração o movimento e a pontaria de seus ataques, e isso parece muito mais intuitivo e agradável quando você está fisicamente balançando sua arma sozinho. Claro, as coisas não são exatamente perfeitas aqui também – ainda há alguma imprecisão às vezes, enquanto o fato de que você precisa constantemente recalibrar os controles também é um pouco incômodo. É um processo bastante simples, para ser justo, e leva menos de um segundo – você só precisa apontar para o meio da tela e pressionar Y – mas precisa continuar fazendo isso constantemente, especialmente se você quiser jogar sentado. 

Se você não quiser lidar com os controles de movimento, Skyward Sword HD também adiciona um esquema de controle baseado em botão completamente novo – mas não é algo que eu recomendaria você a jogar. Você balança sua espada com movimentos do botão analógico direito, o que parece muito impreciso. O escudo, por sua vez, é ativado pressionando o controle esquerdo, o que não é exatamente ideal, já que você precisa do controle esquerdo para continuar se movendo durante o combate. Enquanto isso, ao brincar com os controles de botão, controlar a câmera requer manter pressionado o botão L, o que parece … não muito natural na jogabilidade em si. 

Vale a pena?

Todas as falhas em Skyward Sword parecem muito mais decepcionantes porque este é um jogo com tantas qualidades incríveis. A trilha sonora é muito boa pra variar, a história é provavelmente uma das melhores que esta série já contou, o combate com controles de movimento pode ser muito divertido e as masmorras, como mencionei, são excelentes. Com certeza, Skyward Sword HD é um jogo melhor do que o título original do Wii, mas apesar de todas as melhorias que faz, ainda é uma experiência profundamente falha – e nenhuma quantidade de mudanças na qualidade de vida poderia consertar isso, porque isso infelizmente é exatamente como o jogo foi projetado. Apesar dos pesares, eu ainda recomendo muito esse jogo para quem me perguntar e principalmente para os fãs de Zelda, porque quando Skyward Sword é bom, é muito bom, e para um fã só isso basta! 

About Author

Raul Constantino

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.