A Salvação Veio da China!
Para os fãs de cinema, um dos prazeres ocultos de seguir a indústria é observar quando filmes têm grande sucesso ou enorme fracasso nas bilheterias. Seguramente é um dos pontos que acompanhamos todas as semanas (e, para os que querem fazer o mesmo, o @boxoffice mojo é uma excelente fonte). Por décadas, o mercado de […]
Para os fãs de cinema, um dos prazeres ocultos de seguir a indústria é observar quando filmes têm grande sucesso ou enorme fracasso nas bilheterias. Seguramente é um dos pontos que acompanhamos todas as semanas (e, para os que querem fazer o mesmo, o @boxoffice mojo é uma excelente fonte).
Por décadas, o mercado de cinema estadunidense foi norteado por seus resultados domésticos. A força da economia dos EUA, a tradição cinematográfica do país com o pólo em Hollywood e a infraestrutura de salas asseguravam resultados rentáveis. Começando nos anos 2000, esse pêndulo começou a se movimentar, com a inclusão do mercado global representando cada vez mais dos resultados de um estúdio. Porém, nos últimos tempos, a grande emersão de importância se deu na China. Esse post vai falar um pouco sobre esse mercado, como tem crescido e algumas particularidades sobre como funciona.
Warcraft Respira Aliviado
Os resultados domésticos de Warcraft foram uma decepção. Com um custo de produção de U$ 160 milhões, o filme teve uma sexta-feira de abertura de U$ 11 milhões, o que indica um final de semana inicial de algo como U$ 50 milhões, máximo. Lembrando que a queda para o segundo final de semana usualmente é acima de 50% (para um filme com ótimo boca-a-boca) Warcraft estava fadado a flopar no cinema. Só que o resultado na China foi um pouquinho melhor… de U$145 milhões nos primeiros dias de exibição! Para dar uma idéia, a bilheteria no Brasil até agora foi de menos de U$3 milhões. Ou seja, o mercado chinês praticamente salvou a franquia em poucos dias. Talvez a linha de gamer de Warcraft tenha assegurado um forte público na China, talvez a temática fantástica tenha um apelo para o povo que deu ao mundo “Jornada ao Oeste”. Mas fato é que U$ 145 milhões é muito dinheiro em qualquer lugar do planeta. Como referência, Batman v Superman fez U$ 166 milhões em seu primeiro final de semana nos EUA.
Como Isso Acontece?
A economica chinesa tem crescido à taxas impressionantes nos últimos anos, acima de 7% pela maior das últimas duas décadas. Inicialmente focado no setor industrial, a atenção tem se voltado nos últimos anos para o consumo interno, o que tem levado a um aumento de renda na população. Não somente de renda, mas de estilo de consumo. Para terem uma idéia, o estadunidense médio assiste 4 filmes no cinema por ano (isso pondo toda a população no bolo da conta). O chinês médio assiste menos de 1 filme por ano, mas isso vindo de um crescimento muito alto. Com uma população 4 vezes do tamanho dos EUA, imaginem quando essa proporção chegar a 4? Ou mesmo a 2?
O ritmo dessa subida tem sido incrível: nos últimos 5 anos, a indústria cinematográfica na China cresceu numa média de 17% por ano! Se mantiver esse ritmo, e a taxa de crescimento dos EUA ficar parecida à atual, o mercado chinês ultrapassa o estadunidense em 4 anos. As taxas de bilheteria mostram essa tendência também, com 2015 mostrando um crescimento de 49% e quase batendo a marca de U$7 bilhões (contra o também recorde dos EUA de U$ 11 bilhões no mesmo ano).
Como Hollywood Reage?
Alguns podem pensar que Hollywood está furiosa com isso, “onde já se viu o mercado chinês chegar perto do nosso?”. Que nada! Hollywood está de olho nos lucros potenciais que a China pode trazer e tem adaptado seu estilo para esse mercado. Alguém consegue se lembrar do último vilão maquiavélico chinês? Não? É porque estúdios têm se esforçado a retratar a China de uma forma que agrade mais sua população. Ou vocês acharam que toda a mudança na origem do Mandarim em Homem de Ferro 3 foi somente liberdade artística dos roteiristas?
Aqui entra um aspecto curioso sobre a indústria do cinema na China. O sistema de cotas. Hollywood utiliza basicamente de dois sistemas para levar seus filmes para lá. O primeiro é se aplicar para uma lista anual de 34 filmes internacionais que podem entrar no país… mas com uma distribuição de somente 25% de bilheteria. Isso quer dizer que, além de precisar ganhar na loteria para ser um dos 34 filmes, o estúdio leva um quarto da bilheteria. Isso é a metade da média mundial para distribuição de faturamento. A outra forma, muito mais lucrativa, é entrar em um acordo de co-produção com algum estúdio local. Nesse tipo de acordo, o estúdio de Hollywood leva os usuais 50%… mas precisa assegurar que alguns elementos ocorram. Entre eles, parte do filme precisa passar na China, alguns personagens precisam ser chineses, e por aí vai. Por isso que vemos uma expansão nesse sentido, desde a batalha final do último Transformers, o segundo ato de Truque de Mestre 2 e assim por diante.
Qual o Próximo?
Os maiores sucessos na China ainda são filmes nacionais. Mas os filmes de Hollywood estão cada vez mais em alta. Os top 5 filmes de Hollywood em termos de bilheteria acumulada são ‘Velozes e Furiosos 7’ (U$ 370 milhões), Transformers Era da Extinção (U$ 305 milhões), Zootopia (U$ 235 milhões), Vingadores Era de Ultron (U$ 225 milhões) e Jurassic World (U$ 220 milhões).
Alguém arrisca dizer qual vai ser o próximo grande blockbuster? Difícil acertar quando Warcraft faz mais grana do que Star Wars, o Desperta da Força (que bateu “somente”U$126 milhões). Mas que é certo que esse mercado vai continuar muito relevante, isso com certeza é.