Soldado Invernal | Conheça Bucky Barnes #CIVILWARWEEK
Nome: James Buchanan Barnes Codinomes conhecidos: Soldado Invernal, Bucky, Capitão América Ocupações: Aventureiro, ex-assassino, mascote do exército Identidade: Conhecida por agentes de alto escalão da KGB e da SHIELD Situação legal: Cidadão dos Estados Unidos sem ficha criminal Local de nascimento: Shelbyville, Indiana Estado Civil: Solteiro Parentes Conhecidos: George (Pai – Falecido), Winnifred (Mãe – […]
Nome: James Buchanan Barnes
Codinomes conhecidos: Soldado Invernal, Bucky, Capitão América
Ocupações: Aventureiro, ex-assassino, mascote do exército
Identidade: Conhecida por agentes de alto escalão da KGB e da SHIELD
Situação legal: Cidadão dos Estados Unidos sem ficha criminal
Local de nascimento: Shelbyville, Indiana
Estado Civil: Solteiro
Parentes Conhecidos: George (Pai – Falecido), Winnifred (Mãe – Falecida), Rebecca P. Barnes Proctor (irmã)
Afiliação: (Como Bucky) Invasores, Comando Jovem, Legião da Liberdade, Jovens Aliados
Primeira aparição: Captain America Comics #1
Altura: 1,98 m.
Peso: 124 Kg.
Poderes Habilidades: Bucky era um atleta excepcionalmente talentoso, atirador e especialista em combate armado e desarmado. Como Soldado Invernal, essas habilidades foram ampliadas. Seu braço Biônico lhe dá nível de força sobre-humano.
O parceiro adolescente do Capitão América, Jame “Bucky” Barnes, foi dado como morto em ação durante a segunda guerra mundial, mas na verdade foi transformado pelos soviéticos no assassino conhecido como Soldado Invernal. Com as memórias restauradas, James chegou a assumir o lugar de seu mentor como Capitão América! De volta à clandestinidade, ele agora age nas sombras em busca de justiça.
Bucky Barnes
Pode ser um equívoco considerar uma época caracterizada pela guerra global como Era de Ouro – que dirá uma era de inocência –, mas, no que tange aos super-heróis, anos 40 foram mesmo tal período. Combatentes do crime uniformizados eram chamados de “os caras de cuecão” pelo público – e não considerava errado que os heróis fossem acompanhados em suas atividades por um assistente mirim. Ainda que, no caso do Capitão América, ele tenha sido chantageado para criar o cargo.
Embora mantivesse uma instância pública de neutralidade, o governo dos EUA se preparava para ingressar na Segunda Guerra Mundial em 1941. No forte lehigh, Virginia, um programa foi fundado com a meta de criar um supersoldado, e conseguiu transformar Steve Rogers no Capitão América. A mascote da base era James Buchanan Barnes, conhecido como “Bucky”.
A Origem
Órfão desde muito cedo, o adolescente Bucky zanzava pela base, explorando um nicho lucrativo ao suprir os soldados com bens que não estavam disponíveis nas lojas oficiais. Por algum motivo, sentiu-se particularmente ligado a Steve Rogers, uma figura militar infeliz designada para perigosas missões, como descascar batatas. Mas era só disfarce – à noite, Rogers se tornava o Capitão América! Quando Bucky trombou com ele bem no meio à transformação, propôs um acordo: ficaria quieto… Se pudesse virar o parceiro do Capitão América!
Para um homem que deveria personificar o espirito de luta da América, Rogers provou ser um tanto passivo. Em vez de dar uma lição em Bucky sobre dever, espirito patriótico e questões éticas no tocante a crianças na linha de frente, Rogers concordou e o submeteu a um intensivo treinamento militar (a justificativa oficial era de que um herói adolescente ofereceria um símbolo para contra-atacar a juventude nazista alemã). Ele recebeu um uniforme à prova de balas e uma minúscula mascara que tapava os olhos, mas pouco foi feito para ocultar sua identidade – seu codinome de espancar nazista continuou sendo “Bucky”, que era o apelido que tinha no forte lihigh! Vai ver não havia tempo para criar uma identidade heroica apropriada para Barnes… Por sorte, nenhum dos oponentes fascistas do Capitão foi esoerto o bastante para perceber sua “identidade secreta”. O Capitão América e Bucky mantiveram-se ocupados estragando os planos diabólicos do Caveira Vermelha, mas também se envolveram em confrontos contra tipos como o Cão Fantasma de Cardiff Moor, o Homem de Cera e a Feiticeira Negra. Há que se perguntar se esse era um ambiente apropriado para se criar um garoto sob a tutela do Estado…
Soldado Invernal
Passado algum tempo depois, em uma última missão contra o Barão Zemo, Bucky e o Capitão América saltaram sobre um avião experimental em uma tentativa arriscada de desarmar bombas. Infelizmente, as bombas detonaram, fazendo com que o Capitão caísse no Atlântico Norte, onde viria a ser encontrado e descongelado pelos Vingadores.
Contudo, as forças americanas nunca encontraram o corpo de Bucky, presumindo que estivesse morto. Sendo considerado como um caso encerrado para os americanos, ele foi encontrado e revivido pelo russo General Vasily Karpov em nova série de histórias do Capitão América lançadas a partir de 2005. O primeiro ano das aventuras foram publicadas no Brasil em 2011, em volume encadernado da Editora Panini.
Ao acordar, Bucky não se lembrou de sua identidade, dando uma oportunidade para Karpov reprogramar sua mente e transformá-lo em um assassino conhecido por Soldado Invernal. Ele foi enviado por todo o globo, cometendo assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria. No entanto, sua implantação de memória causou instabilidade mental e ele foi mantido em imobilismo entre missões para impedir que se rebelasse por completo. No século XXI, tendo envelhecido apenas 5 anos desde seu acidente, devido ao longo tempo em animação suspensa, foi controlado pelo russo Aleksander Lukin (um menino adotado por Karpov durante uma batalha da Segunda Guerra Mundial), dono da Corporação Kronas e que depois foi dominado pelo Caveira Vermelha através do cubo cósmico.
Nos Cinemas
Sebastian Stan como Bucky Barnes / Soldado Invernal: Melhor amigo de Steve Rogers, que ressurgiu como um assassino que sofreu lavagem cerebral depois de ser dado como morto em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre o personagem, Feige disse: “O Soldado Invernal foi metodicamente, quase roboticamente, seguindo ordens por 70 anos.” Stan disse, apesar de seu negócio de nove filmes com a Marvel Studios incluindo sua aparição em Capitão América: O Primeiro Vingador, ele não tinha certeza sobre um retorno iminente para Bucky, e só foi nomeado o Soldado Invernal através de um amigo assistir a San Diego Comic-Con. O ator fez cinco meses de treinamento físico para se preparar para o papel e fez uma pesquisa histórica afirmando: “Eu mergulhei em toda a Guerra Fria. Olhei para a KGB. Olhei para todos os tipos de filmes de espionagem, e todos os tipos de documentários sobre esse tempo, e do que se tratava. Peguei tudo, desde esse período de tempo. Qualquer coisa sobre lavagem cerebral.”
Stan também praticou diariamente com a faca usada pelo Soldado Invernal. Em relação a transição de Bucky para o Soldado Invernal, Stan disse: “Você sabe, a verdade da situação é que, embora ele parece muito diferente e há coisas diferentes sobre ele, ele ainda vem da mesma pessoa. Eu acho que você vai começar a ver que não importa o quê. Eu acho que parte do meu objetivo aqui era se certificar de que você vê uma extensão dessa versão, mas apenas uma cor diferente daquela mesma versão de uma outra forma. Acho que ele ainda é o mesmo cara, ele é feito do mesmo tecido.” Stan declarou como ele sentiu com a introdução do personagem no filme, e foi ”como uma espécie de pré-visualização do cara “, com mais para o personagem a ser explorado do Soldado Invernal na sequencia, Capitão América: Guerra Civil.
Além de Capitão América: O Primeiro Vingador e Capitão América: O Soldado Invernal, Bucky também aparece na cana pós-creditos de Homem Formiga.