Steam Deck atrasa por escassez de chips: lançamento é adiado para 2022
Não foi divulgado ainda uma nova data para o início das vendas do novo console.
O Steam Deck, computador portátil compatível com games da Steam, sofreu um atraso em sua data de lançamento inicial, que seria em dezembro deste ano, e só chegará em fevereiro de 2022. A fabricante Valve lamentou a demora e explicou que isso foi causado por atrasos na cadeia de suprimentos globais, que não permitiram a chegada de componentes às instalações de fabricação a tempo.
O PC gamer mobile será vendido em 3 versões com preços a partir de US$ 399 (em torno de R$ 2.177, sem impostos) e ainda não está disponível para pré-venda no Brasil.
As versões do Steam Deck que chegariam ainda em dezembro são as unidades disponibilizadas em pré-venda, direcionadas a apenas alguns usuários em regiões específicas. As reservas feitas não foram alteradas. Para outros jogadores interessados, a previsão de venda já era para 2022, mas ainda sem uma data específica.
A falta de chips é um grande problema no mundo da tecnologia, afetando a produção de consoles como PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, assim como placas de vídeo para computador e até celulares.
O Steam Deck é um computador portátil voltado para games que roda o sistema operacional SteamOS da Valve, baseado em Linux. O dispositivo será capaz de rodar vários jogos considerados pesados, como Doom Eternal, Control, Star Wars Jedi: Fallen Order, No Man’s Sky e outros, sempre a uma resolução de 720p em sua tela de 7 polegadas e taxa de quadros de 60 fps. Por funcionar como um computador portátil, o aparelho também não estará limitado à Steam e permitirá adquirir jogos de lojas como Epic Games Store, Origin e mais.