URGENTE! Lançamento de filme do Superman está em risco por causa de um processo judicial
Saiba mais sobre o processo movido pelo herdeiro do criador original e o que isso pode significar para o lançamento do filme.
O novo filme do Superman de James Gunn está enfrentando problemas legais, pois os herdeiros do criador original, Joseph Schuster, está processando a Warner Bros. Discovery e a DC Comics. Com a nova franquia de super-heróis de Gunn em andamento, a DC Studios está se aproximando do lançamento do primeiro filme do DCU, previsto para estrear neste verão. No entanto, enquanto o lançamento do filme do Superman está a alguns meses de distância, o filme de Gunn, a DC e a Warner Bros. Discovery estão enfrentando um processo envolvendo o filme.
Detalhes do Processo
De acordo com o Deadline, o herdeiro de Joseph Schuster, que co-criou o Superman, entrou com um processo contra a Warner Bros. Discovery sobre o próximo filme do DC Universe estrelado por David Corenswet, alegando que a DC Studios não tem os direitos adequados para lançar o novo filme em “territórios-chave” selecionados. Um porta-voz da Warner Bros. Discovery disse:
“Discordamos fundamentalmente dos méritos do processo e defenderemos vigorosamente nossos direitos.”
Implicações do Processo para o Filme do Superman
Segundo o processo, o herdeiro alega que a Warner Bros. Discovery não tem os direitos para lançar o filme do Superman de Gunn em países como Canadá, Inglaterra, Irlanda e Austrália. Schuster e o co-criador do Superman, Jerome “Jerry” Siegel, cederam os direitos mundiais do personagem ao predecessor da DC, mas o novo processo parece se basear na lei internacional de direitos autorais:
“As leis de direitos autorais de países com a tradição legal britânica – incluindo Canadá, Reino Unido, Irlanda e Austrália – contêm disposições que automaticamente terminam tais cessões 25 anos após a morte de um autor, conferindo ao herdeiro de Schuster o interesse indiviso de coautor em tais países.”
Se o processo não for resolvido antes da data de lançamento planejada para 11 de julho, o filme do Superman pode ser potencialmente adiado nesses territórios específicos ou mundialmente. No entanto, isso depende da veracidade do processo, e a declaração da Warner Bros. Discovery parece confiante de que ele não tem fundamento, o que pode indicar que a DC Studios não planeja permitir que o processo afete o lançamento do Superman.
Histórico de Processos Relacionados ao Superman
Esta não é a primeira vez que a Warner Bros. Discovery teve que lidar com processos relacionados ao Superman, já que eles tiveram que resolver um há apenas 11 anos. Esse processo específico foi resolvido a favor da Warner, e é possível que este novo também seja. O que resta saber é quão rapidamente ele será resolvido.
Superman está marcado para lançar no Brasil em 10 de Julho deste ano.