2017 nos Quadrinhos: Tudo Revelado!
Se vocês já estão cansados de listas de retrospectiva nesse final de ano, nós aqui do AcessoGEEK vamos inovar e fazer uma lista prospectiva de 2017 para Marvel e DC! Funciona assim: as 7 notas abaixo nos foram passadas pelo nosso editor viajante no tempo, que acabou de chegar de 30 de Dezembro de 2017 […]
Se vocês já estão cansados de listas de retrospectiva nesse final de ano, nós aqui do AcessoGEEK vamos inovar e fazer uma lista prospectiva de 2017 para Marvel e DC! Funciona assim: as 7 notas abaixo nos foram passadas pelo nosso editor viajante no tempo, que acabou de chegar de 30 de Dezembro de 2017 (31 vai ser feriado e ele tira folga) para nos contar o que aconteceu de melhor no ano que está por vir. Mais do que nunca, Spoilers no nível quântico!
1. Batman derrota todos… mesmo o Doutor Manhattan: um dos momentos altos de 2017 foi o derradeiro embate entre os heróis do Universo DC e a aliança entre Doutor Manhattan e Ozymandias (disfarçado de Mister Oz) do mundo Watchmen. Desde que tivemos a confirmação do meio do ano que tinha sido Manhattan o de fato ladrão dos 10 anos do universo DC, esperamos pelo confronto final. E assistir ao plano do Batman para derrotar tanto o suposto homem mais inteligente do mundo como um deus foi um dos pontos altos dos quadrinhos mainstream de 2017. Ponto Alto: quando Billy Batson se transforma em Shazam/Capitão Marvel no meio de um soco nas fuças de Manhattan, com tanta força que ele magicamente expele John Osterman de dentro da persona do azulão pelado.
2. Marvel nos Cinemas é Cânone: desde que os heróis da série Ultimates da Marvel transformaram Galactus em uma força de vida e não de destruição, sabíamos que alguma coisa grande estava por acontecer. Só não tínhamos idéia de que isso seria um dos projetos mais surtados da Casa das Idéias: Ao poupar um casulo cósmico de seu fim, Galactus percebeu que dentro dele residia algo que ele chamou como “a definição última dos heróis”. Muitos acharam que seria a volta do universo Ultimate, somente para serem surpreendidos em perceber que o universo do cinema agora faria parte do cânone do multiverso da Marvel.
3. Superman, o Conceito: logo no início do ano tivemos a confirmação de algo que muitos leitores já tomavam como certo nos quadrinhos. Superman não é um herói normal; ele sequer é um personagem normal. O escritor Dan Jurgens confirmou que ele se trata de um “Conceito da Quarta Dimensão”, um construto cósmico tão forte que se manifesta em todas as Terras, em todo o Multiverso DC. Dessa forma, o velho e novo Superman (pré-durante-depois 52) se tratam da mesma entidade, somente se manifestando em momentos e situação distintas;
4. X-Men e os Cristais Inumanos: finalmente um conflito entre heróis Marvel que não terminou na pancadaria. Ao final da saga de Inumanos Versus X-Men, o insano inumano Maximus entrega a Fera dos X-Men a tecnologia para reduzir a névoa de terrígeno de volta à sua forma de cristal. Como muito da potência e cobertura da névoa tenha se perdido no processo, isso permitiu que os X-Men (e mutantes em geral) tivessem um lar na Terra. Por outro lado, a família real inumana teve que singrar o cosmo em busca de novos cristais. Isso porque a quantidade que sobrou na Terra só seria o bastante para ativar outros 198 Inumanos no planeta.
5. O Retorno da Sociedade da Justiça e da Legião: como parte do evento que colocou DC e Watchmen em rota de colisão, dois grandes retornos ocorreram em 2017. Primeiro foi a vez da Legião de Super-Heróis: durante o conflito da Liga vs o Esquadrão Suicida, os heróis descobriram uma vilã da Legião (a Imperatriz Esmeralda) mancomunada com Maxwell Lord. Ela explicou como os heróis do futuro não conseguiam voltar no tempo mais, por culpa da estrutura de loop criada por Doutor Manhattan. Mais para o final do ano, foi a vez da Sociedade, trazida de volta por Jay Garrick e Wally West. Foi explicado que toda essa geração tentou ser destruída por Manhattan, mas acabou sendo poupada dentro da Força da Velocidade e libertas quando Wally salvou Jay.
6. Tio Ben, o novo Duende Verde: se arrependimento matasse… Depois de concordar com o novo Chacal em trazer o Tio Ben de volta à vida, Peter Parker teve a maior surpresa de sua vida. O que no início era um presente divino, logo se tornou o maior pesadelo do Aranha. Vendo seu eterno rival feliz demais, Norman Osborn decidiu executar seu plano mais diabólico. Injetando Tio Ben com seu soro, ele o transformou novo Duende Verde! Tia May sequestrada até o final do ano numa saga que promete continuar pelo futuro próximo em 2018.
7. O Multiverso DC: desde que Grant Morrison lançou a saga “Multiversity” em 2015, muita gente especulava quais eram todas as 52 dimensões na DC. Logo foram confirmadas todas menos 7. Foi nesse mistério que a saga do final do ano da DC tem se amparado e ainda que não tenha acabado, já sabemos algumas coisas. Primeiro, duas dessas dimensões mostram o que foi chamado de DC Ouro e DC Prata, contendo os heróis e cronologias dessas respectivas épocas. Segundo, que as viagens entre cada dimensão geram enorme pressão entre elas, arriscando a destruição mútua. Terceiro, que alguma força ainda maior planeja invadir essas Terras, vindas do “Multiverso 2”…