Aprenda a Ler Quadrinhos! | Doutor Estranho 101
Em Novembro desse ano, o Olho de Agamotto irá se abrir e, pelos Vishati, o poder místico recairá sobre o universo Marvel nos cinemas! Obviamente estamos falando do filme do Doutor Estranho e das bizarrices do seu canto da Casa das Idéias. Mas antes que Agosto se transforme em Novembro como em um passe de […]
Em Novembro desse ano, o Olho de Agamotto irá se abrir e, pelos Vishati, o poder místico recairá sobre o universo Marvel nos cinemas! Obviamente estamos falando do filme do Doutor Estranho e das bizarrices do seu canto da Casa das Idéias.
Mas antes que Agosto se transforme em Novembro como em um passe de mágica, vamos usar nosso tempo para mergulhar na seção “Aprenda a Ler Quadrinhos”, com o 101 do feiticeiro supremo. Para os incautos, lembramos as regras:
- Somente listamos 3 arcos de histórica para cada personagem, e sempre em publicações que sejam relativamente compactas e disponíveis em bancas, comic shops, online, etc;
- Somente usamos históricas da cronologia oficial do personagem, o que ao menos fossem oficiais na época em que foi publicada. Portanto, nada de terras alternativas ou dimensões paralelas por aqui!
Doutor Estranho & Doutor Destino: Triunfo e Tormento
Escrita por Roger Stern e desenhada por Mike Mignola (sim, o mesmo do Hellboy) em 1989. Se trata de uma das históricas mais marcantes não somente do Doutor Estranho, como também do Doutor Destino – para muitos, o maior vilão do Universo Marvel. Na trama, um conclave de candidatos e feiticeiros supremos se submete aos desígnios dos Anciões, em uma competição mágica. E o que parece ser uma vitória reluzente para Stephen Strange, acaba se provando uma faca de dois gumes. Isso porque as regras da competição estipulam que o vencedor deva atender – sem questionamentos – um pedido do segundo colocado. E quando o Doutor Destino pede a Estranho que o ajude a entrar no Inferno e salvar a alma de sua mãe de lá, bom… nada de positivo pode sair de uma situação como essa.
Doutor Estranho: O Juramento
Escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Marcos Martin, “Juramento” se desenvolve em um ambiente muito mais urbano do que “Tormento”. Narrando a história sobre como Stephen Strange deve lidar com um dos outros (e menos benevolentes) discípulos do Mestre Ancião, a trama explora os valores mais humanos de Stephen Strange, sua atração pela Enfermeira Noturna e , principalmente, a amizade com Wong. Até que ponto o feiticeiro supremo irá para salvar seus entes queridos? A resposta pode surpreender.
Doutor Estranho: Os Últimos dias da Magia
Das nossas 3 escolhas nessa semana, essa é a mais recente, inclusive ainda sendo publicada no Brasil – portanto alarme de Spoiler adiante! Escrita por Jason Aaron (que recentemente revitalizou os quadrinhos de Thor) e desenhada por Chris Bachalo, “Últimos Dias” é um exercício de construção de mundo, especialmente sobre o que vale ou não no uso da magia. Uma das críticas mais antigas aos quadrinhos do Doutor Estranho (e, de forma geral, de personagens mágicos) é que fica muito fácil para um roteirista puxar um deus ex machina na hora em que bem entender. Afinal, vale tudo na magia! Ou não? Jason Aaron explora justamente as consequências do uso das artes místicas, qual o preço que se deve pagar por usá-las e o que ocorre quando essas práticas são abusadas e atacadas. A saga tem sido de um qualidade superior, expandindo o universo do Doutor Estranho e preparando o terreno para novos leitores para o filme que está vindo. Realmente leitura obrigatória!
Querem ler mais? Algumas outras sagas que valem bastante a pena – mesmo que não sejam focadas no Doutor Estranho – vão desde a recente Guerras Secretas (a nova, não a de 1984), até o mega-arco de Jonathan Hickman dos Vingadores até as mais antigas “Sagas do Infinito” do Jim Stalin. Essas últimas valendo pontos duplos para os cinéfilos de plantão, dada a conexão com Thanos e cia!