22 de Novembro de 2024
Biografias Comic Books e Literatura Destaques

Cable de Deadpool 2: O Viajante Mais Confuso no Tempo

Com a terceira temporada do Flash a todo vapor, acabamos ficando coçando a cabeça com as idas e vindas dos personagens em linhas temporais, dimensões e Terras 2, 3, S e C… Algúem aqui consegue, genuinamente, explicar como que o Flash de um passado remanescente pode morrer e o principal do presente ficar vivo? Nesse […]

  • novembro 6, 2016
  • 6 min read
Cable de Deadpool 2: O Viajante Mais Confuso no Tempo

Com a terceira temporada do Flash a todo vapor, acabamos ficando coçando a cabeça com as idas e vindas dos personagens em linhas temporais, dimensões e Terras 2, 3, S e C… Algúem aqui consegue, genuinamente, explicar como que o Flash de um passado remanescente pode morrer e o principal do presente ficar vivo?

Nesse sentido, e para que a Marvel não se sinta comendo poeira da DC no quesito “viagens no tempo confusas demais”, vamos tentar esclarecer a vida de um personagem já clássico do universo dos X-Men, o Cable que em breve aparecerá em Deadpool 2.

Se preparem, porém: é de dar nós na cabeça…

cable4


Já pelo nome quase que completo da criatura – Nathan Dayspring Askani’Son Summers – já dá para ter uma idéia de como esse personagem gera confusão. Tentar contar a cronologia dele é um tremendo transtorno e o único jeito é narrar do ponto de vista dele, do “viajante quântico”.

Nathan é filho de Scott Summer, vulgo Ciclope, e Madelyne Pryor, ela própria clone de Jean Grey. O nascimento de Nathan foi uma estratégia do Senhor Sinistro para eventualmente usá-lo como arma contra seu mestre, Apocalypse. Quando Jean Grey aparentemente morreu após os eventos da saga da Fênix Negra, Sinistro criou um clone a partir de células armazenadas, acelerou o crescimento da moça e fez com que Ciclope se apaixonasse, casasse e tivesse um filho com ela. O plano de Sinistro era criar um “super-mutante”, com a melhor combinação genética possível.

cable3

O bebê Nathan sofreu demais. Ciclope abandonou sua família quando descobriu que Jean estava viva, indo ao encontro dela e dos outros membros originais dos X-Men para formar o X-Factor.  Abandonada, Madelyne pirou na batatinha e, ao mesmo tempo que seus poderes psíquicos foram surgindo, ela também se aproximou de forças ocultas. Fazendo um pacto maligno com algumas criaturas do Limbo, Madelyne se tornou a Rainha dos Duendes, tendo uma horda de criaturas demoníacas a seu dispor. Seguindo nesse caminho maligno, Madelyne compactou com a abertura de um portal entre o Limbo e Nova York. A pegadinha? O portal só ficaria aberto em definitivo se Madelyne sacrificasse o próprio filho Nathan. Foi necessário a união dos X-Men, X-Factor e Novos Mutantes para prevenir esse horror.

cable7

Sem mãe (que sumira no meio dos eventos dessa aventura, também conhecida como ‘Inferno’), o bebê Nathan foi morar com seu pai e uma mãe quase-adotiva na figura de Jean Grey. No quartel general dos X-Factor (uma nave Celestial gigante que se fingia de prédio em Nova York), Nathan começou a ter uma infância normal. Tão normal quanto bebês mutantes super poderosos podem ter.

Durou muito pouco. Sabendo que eventualmente aquela criança poderia destruí-lo, Apocalypse buscou matá-lo antes. Atacando o X-Factor, o vilão infectou Nathan com um vírus tecno-orgânico; as horas do infante estavam contadas. Naquele momento de desespero, Ciclope, Jean e companhia foram visitas pela Irmã Arkani, uma guerreira do futuro que dizia que aquilo era parte da profecia do Salvador. Implorou que Ciclope a deixasse levar Nathan ao futuro, o único momento onde uma cura estaria disponível. Sem escolha, Scott viu seu filho partir…

cable8

No futuro, a Irmã Askani entrega a criança aos cuidados da Mãe Arkani, líder daquela confraria. E quem seria essa personagem? Ninguém menos do que Rachel Summers, a Phoenix II e “irmã”de Nathan. Por que as aspas? Bom… Rachel é a filha de Ciclope e Jean Grey de um outro futuro alternativo, onde os Sentinelas dominam a humanidade e destroem os mutantes (sim, o memos de ‘Dias de um Futuro Esquecido’). Tendo ela mesma voltado no tempo para a linha temporal principal, Rachel eventualmente se perde no fluxo temporal e vai parar no futuro, onde funde o Clã Arkani para proteger seu irmãozinho, que um dia chegará.

Para conter o avanço do vírus tecno-orgânico, o grupo de Rachel cria um clone de Nathan, para que a doença pudesse ser compartilhada em duas criaturas. O plano funcionou, mas esse clone acabou sendo sequestrado por Apocalyspse no futuro, e deu origem ao vilão Conflyto, o mesmo responsável pelo Vírus Legados que tanto atormentaria os X-Men.

Nathan acabou tendo uma adolescência saudável, considerando todas as adversidade em sua vida. Em um determinado momento, Ciclope e Jean Grey (logo no meio da lua de mel dos dois) viajaram ao futuro para ajudar a criar Nathan por alguns anos. Já adulto, Nathan (agora já adotando o nome Cable) apoiava no combate contra Apocalypse, mas logo percebeu que era tarde demais para detê-lo no futuro. Voltando ao presente, Cable tentaria acabar com o vilão antes que ele subisse ao poder.

cable1

Voltando a seu “tempo natal”, Cable teve inúmeras aventuras como líder de grupos para-militares, conhecendo Deadpool, Kane e outros aliados, geralmente contra um inimigo recorrente, o misterioso Genesis (que acabou se revelando um filho adotivo de Cable do futuro que havia voltado no tempo também). Eventualmente, Cable se tornou o líder dos Novos Mutantes, transformando o grupo na X-Force. E conforme os caminhos de seu novo grupo cruzava com o dos X-Men, Nathan e Scott fizeram as pazes como pai e filho e tudo foi feliz para sempre…

cable5

Claro que não. Em pouco tempo, Cable teve que voltar ao perigo, ou em aventuras com a X-Force, ou com o amigo-rival Deadpool. Eventualmente, Cable, X-Men, X-Force todos os grupos mutantes conseguiram destruir Apocalypse, apagando o futuro de onde Cable tinha vindo (ao menos como o cenário mais provável)…

Mas as viagens no tempo não tinham ficado para trás. Quando a Feiticeira Escarlate reduziu a população mutante para menos de 200 membros, todos acharam que seria o lento fim dos hoje-superiores. Somente com o nascimento de Hope que um novo mutante surgiu. Claro que vários grupo tiveram interesse na menina, desde os X-Men, como os Carrascos do Senhor Sinistro como grupo supremacistas anti-mutantes. Foi Cable que acabou  resgatando a menina e, sem escolha, pulou no contínuo para criá-la no futuro. Se tornando pai e filha, os perigos que ambos viveram juntos foram inúmeros. E mesmo quando eles voltaram ao presente e Hope foi instrumental na derrota dos X-Men possuídos pela Força Fênix que Cable pôde descansar.

cable2


Em breve, o truculento herói voltará a ter uma série própria, como parte do evento RessurXão. Será que ele ficará preso no tempo novamente? Num período longínquo, seja no passado ou no presente? Nada é impossível para Nathan, digo Askani’Son, digo Cable… Ah, vocês me entenderam!

About Author

Gustavo Lodix

Quadrinhos, séries e filmes são meu principal hobby e necessidade básica do dia-a-dia! Jogador velhaco de videogame, especialmente Nintendo (por mais que isso seja difícil às vezes!). Provavelmente o maior fã de Marvel que você conhece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *