GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025GamesMark of the Deep será lançado em 24 de janeiro para PC, com demo gratuita já disponível no SteamTecnologiaRazer Blade 16: novo laptop ultraportátil une design fino, potência e Inteligência ArtificialGamesApex Legends anuncia evento Anomalia Astral com o retorno do Royale Original e rotação de mapas épicaGamesFINAL FANTASY VII REBIRTH é anunciado para PC: Gráficos aprimorados, suporte a DLSS e VRRTecnologiaGolpes no YouTube: O que são e Como se ProtegerGamesTHE GAME AWARDS 2024 | Confira a lista de vencedores da premiação!TecnologiaForce One Lança Nova Coleção Phantom de Mouses Gamer e Mousepad Skyhawk Katana V2MúsicaLinkin Park | Primeiro show da ‘From Zero World Tour’ no Brasil terá Transmissão ao Vivo pelo MultishowMúsicaKaty Perry é confirmada como a primeira headliner do The Town 2025
18 de Janeiro de 2025
Comic Books e Literatura Destaques Entrevistas

Entrevistamos Mike Deodato Jr. | A lenda dos quadrinhos

Mike Deodato Jr. grande conhecido dos leitores de quadrinhos do mundo todo, foi um dos precursores da chamada “Invasão Brasileira” nos HQs mainstream americanos em meados da década de 1990 abrindo um grande espaco para diversos outros desenhistas de todos os lugares do Brasil no mercado internacional. Além de ter trabalhado em diversos titulos da DC […]

  • maio 28, 2016
  • 7 min read
Entrevistamos Mike Deodato Jr. | A lenda dos quadrinhos

Mike Deodato Jr. grande conhecido dos leitores de quadrinhos do mundo todo, foi um dos precursores da chamada “Invasão Brasileira” nos HQs mainstream americanos em meados da década de 1990 abrindo um grande espaco para diversos outros desenhistas de todos os lugares do Brasil no mercado internacional. Além de ter trabalhado em diversos titulos da DC comics e hoje faz grandes trabalhos para a Marvel Comics, onde Deodato já desenhou diversos dos maiores títulos da editora, como Os Vingadores,Thor, Hulk, Homem-de-Ferro, entre outros. 

Quadros_aRecentemente, Deodato lançou o seu primeiro trabalho 100% autoral intitulado “Quadros” onde o artista explora técnicas, estilos e temas inéditos em sua carreira. Ele cria uma versão de terror para uma ida ao dentista, ilustra um poema de Augusto dos Anjos (1884-1914), fala de religião e política, transforma sua filha mais velha em uma super-heroína e aborda a sua timidez, entre vários temas.

Além de seu traço realista e mais conhecido, Deodato também investe em diagramações pouco exploradas em suas obras e em versões mais cartunescas e sem arte-final de seus desenhos. Seu pai, o também quadrinista Deodato Borges (1934-2014), ganha a dedicatória do livro e protagoniza uma história bem-humorada ambientada em um hospital.

Em entrevista para o AcessoGEEK Mike conta um pouco sobre seu início, suas experiencias no mercado internacional e a atual incrivel cena mundial dos quadrinhos no cinema e na tv.

0dc54d4db5478dd44a9ea51509b888b3_large
Mike Deodato Jr. e Stan Lee

 

wonderwoman1001-620x936
Wonder Woman #85

AcessoGEEK: Olá Mike, para iniciar, como você começou nos quadrinhos e qual era a sua pretensão na época? Chegar às grandes editoras como você chegou?

Mike Deodato: Eu queria desenhar quadrinhos, viver disso. Ao mesmo tempo em que queria criar minhas próprias histórias e personagens, também tinha esse sonho de desenhar os personagens que entreteram minha infância. Minha única certeza desde meus doze, treze anos era de que eu seria um quadrinista.

AcessoGEEK: Trabalhar em um grande título, às vezes envolve vários artistas incluindo mais de um desenhista, cabe a vocês entrarem em acordo
sobre quem fará qual sequência de páginas? Vocês se comunicam durante o trabalho
para que a arte fique a mais homogênea possível dentro do estilo de cada um ou isso cabe inteiramente ao editor?
Mike Deodato: Nas vezes em que tive que dividir uma revista os editores me perguntaram qual desenhista eu queria e quais sequências eu queria passar ao outro desenhista, mas acho que isto é um privilégio que vem com os anos de trabalho em equipe e a confiança que vem disso.

AcessoGEEK: Sabemos que trabalhar com grandes títulos não é uma tarefa tão fácil até pela exigência do público. Quando você recebe uma proposta, como funciona?
Você recebe o roteiro e começa a produzir? E a colorização, é você que escolhe quem o fará? Você tem alguma preferência de artista?
Mike Deodato: A proposta geralmente vêm do editor da revista, acompanhada do aval de Cebulski, Brevoort e Axel. às vezes é algo decidido durante os conhecidos retiros editoriais, outras vezes é algo meio que de repente devido à alguma emergência. Eu acredito em trabalho de equipe, então eu procuro sempre acomodar minhas necessidades às da equipe e da companhia. EU penso que, como contratado exclusivo eu preciso estar aonde for melhor para a Marvel, daí que quase sempre eu aceito os projetos que me oferecem. Começo a produzir assim que me mandam o roteiro e tenho tido o privilégio de poder escolher os coloristas de meus trabalhos.

AcessoGEEK: Você já trabalhou nas duas principais editoras americanas em momentos bem distintos de linha editorial. Como essas experiencias diferiram?
Mike Deodato: A maior diferença foi que na época em que trabalhei pra DC eu quase não tinha contato com meus editores ou com os outros profissionais que dividiam a revista comigo porque eu não falava inglês. A ponte era feita através de meus agentes, então eu não teria como comparar com o período atual aonde além de eu falar inglês eu não tenho mais agente e todo o contato é direto comigo.

AcessoGEEK: Na sua opinião, o que mais determina o estilo de trabalho: O personagem trabalhado, ou o roteirista parceiro?
Mike Deodato: O roteirista tem grande influencia. São poucos os que eu troco idéias, mas quando acontece o resultado é muito bom. Minha parceria com Bendis é o melhor exemplo.

AcessoGEEK: Você tem vontade ou planos de trabalhar como roteirista em um futuro próximo? Se fosse faze-lo, que tipo de projeto lhe interessaria?
Mike Deodato: Quadros, que saiu recentemente pela editora Mino é o primeiro fruto da minha vontade de escrever meus próprios projetos. Ainda tenho muita coisa pra contar, mas preciso acomodar minha agenda primeiro.
wallpaper_Dark_Avengers_by_Mike_Deodato_Jr
AcessoGEEK: O seu estilo evoluiu nos ultimos anos para um traço bem realista, as vezes quase comparado com um visual fotografico.
Foi uma evolucao organica ou planejada? E o uso de pessoas reais como base, voce diria que é quase uma brincadeira sua ou é uma marca indispensável para os seus trabalhos?
Mike Deodato: Não foi planejado, veio naturalmente. Acho que uma consequência do meu gosto por quadrinhos no mesmo estilo realista, como os de Neal Adams, Jim Steranko e outros. O uso de pessoas reais é um jeito de homenagear amigos, atores e artistas que admiro.

AcessoGEEK: Talvez dificil de responder pela gama do que voce já fez, mas qual personagem dos sonhos que voce ainda nao trabalhou?
Mike Deodato: Adoraria fazer Tarzan ou Conan algum dia.

AcessoGEEK: Sem dar nomes, mas qual foi a experiência mais traumática com um roteirista? Quais aspectos tornaram o trabalho mais dificil?
Mike Deodato: Um roteiro ruim tira toda a sua vontade de continuar com o trabalho. O que deveria ser uma experiência prazeirosa se transforma numa tortura. Felizmente tive poucas situações do tipo.

AcessoGEEK: Para os seus fas desenhistas: Que dicas voce daria para quem quer começar e deseja entrar no mercado americano?
A internet faz isso mais facil hoje em dia?
Mike Deodato: Comece a fazer seu próprio quadrinho, não espere ser descoberto. Quando se sentir seguro, envie sues trabalhos para a editora em vista para avaliação. Simples assim. A internet realmente tornou tudo mais fácil.

AcessoGEEK: Atualmente, qual título(s) você está trabalhando?
Mike Deodato: Invincible Iron Man, com meu mais longevo parceiro, o talentosíssimo Brian Bendis.

PhototasticCollage-2016-05-28-16-58-57AcessoGEEK: Vimos que uma de suas criações – a agente Victoria Hand – que teve sua primeira aparição em Dark Avengers #1, participou da primeira temporada de “Agents of SHIELD”, como foi o processo de criação da personagem e qual foi a sua participação? Você achou que a atriz era exatamente aquilo que você planejaram para a personagem?
Mike Deodato: O processo foi mais ou menos o de sempre: Bendis me deu uma breve descrição  eu eu adicionei algumas coisas. Fiz uns dois sketches coloridos  e seguimos daí. Achei a versão da TV perfeita, exatamente como imaginei.
AcessoGEEK: Ainda falando sobre a série e os filmes, o que você acha do momento atual onde estamos vivendo o ápice dos quadrinhos no cinema? e qual sua obra preferida do gênero tanto no cinema quanto na TV?
Mike Deodato: É uma época excelente pra ser um leitor de gibi, quando o mundo inteiro passou a conhecer os seus heróis tanto quanto você. 300 de Esparta, Guardiães da Galáxia e Vingadores são os meus favoritos do cinema. Na tv fico com Demolidor.

AcessoGEEK: Como desenhista atual do Homem de Ferro: Team Cap ou Team Iron Man?
Mike Deodato: Team Cap, claro! 🙂

AcessoGEEK: Mike, gostaríamos de agradecê-lo pelo seu tempo. Por favor, use esse espaço para deixar uma mensagem para os leitores do Acesso GEEK.
Mike Deodato: Um prazer amigos. Pra quem quiser conhecer meu trabalho autoral procure Quadros, pela Editora Mino. Grande abraço!

 

Perguntas por: Luan Veríssimo (@LuanVerissimo) e Gustavo Lodix (@Lodix1)

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.