Google faz recurso que amplia balões de diálogo em HQs digitais
Sempre existiu um grande empecilho para ler HQs convencionais convertidas para o celular: as letras costumam ser pequenas demais para ler. O Google planeja facilitar isso com um recurso chamado Bubble Zoom, que detecta automaticamente os balões e os amplia. Basicamente, o recurso utiliza o aprendizado da máquina – no que é popularmente chamado de […]
Sempre existiu um grande empecilho para ler HQs convencionais convertidas para o celular: as letras costumam ser pequenas demais para ler. O Google planeja facilitar isso com um recurso chamado Bubble Zoom, que detecta automaticamente os balões e os amplia.
Basicamente, o recurso utiliza o aprendizado da máquina – no que é popularmente chamado de “machine learning” – para detectar os balões recheados de texto em HQs, aumentando, assim, o tamanho deles apenas com um toque na tela. Com isso, os usuários de Android em celulares e tablets podem curtir layouts de páginas inteiras sem aquele típico desconforto de navegação e leitura.
Conforme mencionado, existem alguns meios para fazer isso atualmente, mas ainda não há uma solução definitiva para uma navegação otimizada. Há problemas de resolução e de encaixe do formato dos quadrinhos na telinha – sendo que cada display pode esboçar uma reação diferente. O Comixology, por exemplo, faz isso e consegue atender bem à demanda, mas não realça os balões, especificamente.
O segredo do Bubble Zoom é a simplicidade: basta tocar num balão para ampliá-lo. Todos os formatos de HQ digital já utilizados são aceitos. A Google está disponibilizando o recurso com a última versão do Play Books em formato de prévia.
Fonte: Catraca Livre