TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Biografias Resenhas

Guerra Civil 2: Marvel e a Cultura do Impacto

Nessa última quarta-feira, a Marvel Comics publicou a primeira edição de Guerra Civil 2 (Civil War 2), sua mais nova saga, afetando a grande maioria dos títulos da editora. Apesar de uma revista número zero que saiu na semana passada, reforçando a imagem de alguns personagens, é propriamente aqui que tudo começa. E, se ainda […]

  • junho 2, 2016
  • 4 min read
Guerra Civil 2: Marvel e a Cultura do Impacto

IMG_1877

Nessa última quarta-feira, a Marvel Comics publicou a primeira edição de Guerra Civil 2 (Civil War 2), sua mais nova saga, afetando a grande maioria dos títulos da editora. Apesar de uma revista número zero que saiu na semana passada, reforçando a imagem de alguns personagens, é propriamente aqui que tudo começa. E, se ainda que o roteiro seja competente (Brian Michael Bendiz) e a arte muito interessante (David Marquez), existem alguns problemas centrais que devem ser discutidos além da saga.

Um Pouco de Contexto

A primeira Guerra Civil, publicada em 2007 e base para o filme de mais de USD 1 bilhao de 2016, tratava do dilema ético de segurança versus liberdades individuais. Em uma época pós 11 de Setembro, quando os EUA discutiam o Patriot Act e até onde o alcance do controle governamental deveria ir na privacidade dos cidadãos, os super-heróis argumentavam se as identidades secretas deveriam se manter ocultas ou não. O roteirista Mark Millar (Kick-Ass, Wanted, Kingsman) e o desenhista Steve McNiven confeccionaram uma estória provocativa, alinhada com sua época.

A tentação de repetir a façanha, justamente no ano em que o filme (e marca) “Civil War” estão em voga parece ter sido grande demais para resistir para a Marvel.

Guerra Civil ou Minority Report?

Spoilers Adiante! A trama de Guerra Civil 2 involve os Inumanos, um específico membro dessa raça chamado Ulysses. Ultimamente a Marvel tem apostado pesado nos Inumanos, como uma alternativa de raça perseguida aos mutantes, cujos direitos no cinema estão nas mãos da Fox: a inclusão deles no centro da trama é indicativo dessa ambição da editora.

IMG_1925

O tal Ulysses tem o dom de prever o futuro. Segundo ele, não como possibilidades, mas sim como certezas absolutas. E a incapacidade de ler sua mente impossibilita saber as reais intenções do rapaz. No primeiro uso das habilidades de Ulysses, toda a gama de heróis da Marvel tê um sucesso retumbante contra um Celestial cósmico. A Terra é salva, com poucos danos colaterais, heróis comemoram e Tony Stark paga as bebidas.

IMG_1928

A sequência de eventos, porém, expõe o novo racha dessa guerra, agora entre o Homem de Ferro e a Capitã Marvel (Carol Danvers, ela, também, com filme para sair pela Marvel Studios). Ela, desejosa de usar Ulysses para apoiar sua equipe a prever ameaças futuras. Ele, mais respeitoso ao futuro e crítico à abordagem de prender inimigos antes que se cometam crimes. Exatamente como a trama de Minority Report: até que ponto a eficiência dos resultados conflita com a ética do julgamento?

Pois bem. No próximo uso dos poderes de Ulysses, Capitã Marvel despacha o Máquina de Combate (entre outros heróis) para capturar Thanos. Conseguem trazer o titã em custódia, mas às custas da morte de James Rhodes (o Máquina de Combate) e levando Jennifer Walters (a Mulher Hulk) a um coma talvez fatal. Tony fica furioso, confronta Carol e a disputa começa.

IMG_1916

A Cultura do Impacto

Já não é de hoje que a Marvel manobra seu carro com um olho no volante e outro no Twitter. A vontade de fazer a maior revelação, a busca do maior impacto, tem norteado muitas das decisões da Casa das Idéias. Não deveria ser um incômodo, mas com Guerra Civil 2, a convergência de tantos pontos de interesse levam o nível de cinismo dos leitores a um patamar alto demais.

Conexão com filme atual? Com futuros filmes da Marvel? Com personagens que não estão com direitos em outros estúdios? Sim, sim e sim. E para somar mais tensão a essa situação, a morte de um dos principais heróis negros da Marvel, o Máquina de Combate. Isso não ocorre à toa.

Uma das novas séries dessa fase da Marvel, o gibi do Pantera Negra, é escrito pelo celebrado escritor estadunidense Ta-Nehisi Coates. Esse quadrinho é bastante bom, contido, abordando termos de escravidão, liberdade dos povos, muito alinhado com o corpo da obra de Coates. Quando procurado via redes sociais sobre sua opinião quanto ao triste desfecho do Máquina de Combate, ele se limitou a copiar um trecho de uma entrevista ao site ‘Newsarama’ do editor Tom Brevort. Na mesma, Tom explique que Coates teve uma opinião forte sobre a morte e que explicou o que seria entendido como impacto dos leitores.

Tomara. Tomara que a trama supere o impacto nas próximas edições e que essa não seja mais uma saga focada no click-bait da semana. Porque, até agora, ela é justamente isso. Com uma arte bonita.

IMG_1926

 

About Author

Gustavo Lodix

Quadrinhos, séries e filmes são meu principal hobby e necessidade básica do dia-a-dia! Jogador velhaco de videogame, especialmente Nintendo (por mais que isso seja difícil às vezes!). Provavelmente o maior fã de Marvel que você conhece!