21 de Novembro de 2024
Biografias Comic Books e Literatura

HOMEM-ARANHA | Tudo sobre um dos principais heróis da MARVEL

Nosso time de editores foram recrutados para uma missão mais que desafiadora! Durante essa semana estaremos à postos para matérias especiais sobre todos os heróis que compõe os dois times de rivais em Capitão América: Guerra Civil. E Como eu sou um fã imensamente imenso do Amigão da Vizinhança, nada melhor do que compilar um pouco […]

  • julho 8, 2017
  • 12 min read
HOMEM-ARANHA | Tudo sobre um dos principais heróis da MARVEL

Nosso time de editores foram recrutados para uma missão mais que desafiadora! Durante essa semana estaremos à postos para matérias especiais sobre todos os heróis que compõe os dois times de rivais em Capitão América: Guerra Civil. E Como eu sou um fã imensamente imenso do Amigão da Vizinhança, nada melhor do que compilar um pouco desses 54 anos de existência de um dos heróis mais queridos e conhecidos da história dos HQ’s.

História

Homem-Aranha (Spider-Man no original em inglês) é um personagem fictício, um super-herói que aparece nos livros de banda desenhada americana publicados pela Marvel Comics, existindo no seu universo partilhado. O Homem-Aranha foi criado pelo editor/escritor Stan Lee e pelo escritor/artista Steve Ditko, e a sua primeira aparição foi no livro de antologia Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962), durante a Era de Prata da banda desenhada. Lee e Ditko conceberam o personagem como um órfão, que foi educado e criado pela sua Tia May e o seu Tio Ben, e enquanto adolescente, ter que lidar com as lutas diárias normais da sua idade, em adição aquelas que tem como combatente do crime mascarado. Para combater os seus inimigos, os criadores deram-lhe super força e agilidade, a habilidade de conseguir trepar na maior parte das superfícies, a possibilidade de disparar teias de aranha através de mecanismos montados nos pulsos (inventados por ele próprio, a que ele chama “disparadores de teia” – “web-shooters”) e consegue reagir precognitivamente ao perigo com o seu “sentido-aranha” (“spider-sense”). A maior parte dos seus poderes foi adquirida depois de ter sido mordido por uma aranha comum radioactiva.

Quando o Homem-Aranha apareceu pela primeira vez, no inicio da década de 1960, os adolescentes nos livros de banda desenhada de super-heróis, eram habitualmente relegados para papeis secundários, como coadjuvantes do protagonista. A série Spider-Man abriu um novo território ao apresentar Peter Parker, o estudante do Ensino Superior por detrás daidentidade secreta do Homem-Aranha, com as suas “auto-obsessões com a rejeição, inadaptações e solidão”, algo com que os leitores mais jovens se podiam identificar.[4] Apesar de ter todas as características de um coadjuvante, ao contrário de outros heróis adolescentes como Bucky e Robin, o Homem-Aranha não tem nenhum super-herói mentor, como oCaptain America e o Batman; teve que aprender sozinho que “com grande poder tem de vir sempre uma grande responsabilidade” — uma frase incluída no último painel da primeira história do Homem-Aranha, mais tarde atribuída retroactivamente ao seu Tio Ben.

A Marvel fez aparecer o Homem-Aranha em várias séries de banda desenhada, a primeira das quais, e a mais longa, com o nome The Amazing Spider-Man. Ao longo dos anos, a personagem Peter Parker desenvolveu-se de um rapaz da escola secundária tímido e lerdo, para um conturbado estudante da universidade, para um professor casado, e no final da década de 2000, um fotografo independente (freelancer), o seu papel de adulto mais típico. Na década de 2010, junta-se aos Avengers e aos Fantastic Four, duas das equipas de super-heróis mais populares da Marvel. Na história de 2012–2014, Peter Parker morre enquanto a sua mente está no corpo do seu inimigo Dr. Octopus; Octopus vive depois dentro do corpo de Parker, ficando com o papel de Homem-Aranha em The Superior Spider-Man, até regressar ao seu próprio corpo.[5] Separadamente, a Marvel também publicou livros com versões alternativas do herói, incluindo Spider-Man 2099, que conta as aventuras de Miguel O’Hara, o Homem-Aranha do futuro; Ultimate Spider-Man, que conta as aventuras do adolescente Peter Parker num universo alternativo; e Ultimate Comics Spider-Man, que fala do jovem Miles Morales, que toma o manto do Homem-Aranha depois deste ter supostamente morrido em Ultimate.

O Homem-Aranha é um dos super-heróis mais populares e mais bem sucedidos comercialmente.[6] Como personagem símbolo e mascote da Marvel, já apareceu em inúmeras formas de media, incluindo em várias séries de televisão animadas e ao vivo, tiras de jornais sindicados, em videojogos e numa série de filmes em que foi interpretado por Tobey Maguire (2002–2007), Andrew Garfield (2012–2014),[7] e Tom Holland que tem o papel da personagem no Universo Cinemático da Marvel, começando em 2016 com Captain America: Civil War. Reeve Carney desempenhou o papel de Homem-Aranha no musical da Broadway, Spider-Man: Turn Off the Dark.[8] O Homem-Aranha tem sido bem recebido como personagem de banda desenhado bem como super-herói. Quase sempre reconhecido como a personagem de topo da Marvel Comics, é geralmente classificado como um dos maiores personagens de banda desenhada de todos os tempos, juntamente com Superman e Batman, da DC Comics. A Empire colocou-o no quinto lugar na lista dos “50 Melhores Personagens de Sempre da Banda Desenhada”,[9] a Wizard colocou-o em terceiro numa lista feita para o seu website.[10] tal como o IGN no seu Top 100 dos “Melhores Heróis de Sempre da Banda Desenhada”, atrás do Superman e do Batman.

Uniformes

Tudo começou com esse traje aqui , Peter iniciou sua carreira como lutador e depois de ganhar seus primeiros 100 dólares confeccionou seu traje clássico.

O uniforme clássico, que é visto até hoje, porém com algumas alterações, como por exemplo, a retirada das teias do dorso. O design desse uniforme foi criado por Steve Ditko, que o tornou praticamente inconfundível e original. Cuidado, ai vem o Homem-Aranha!

O Uniforme Negro – Simbiose (1984)

O Uniforme predileto de muitos leitores, mostra o aracnídeo com seu uniforme com a simbiose. Esse uniforme durou por quatro anos nos quadrinhos. Após a descoberta de Peter, que a simbiose o torna mais agressivo, ele se livra do mesmo, mas continua usando um uniforme idêntico, porém de tecido. A saga desse uniforme termina somente quando a simbiose se une a Eddie Brock, originando o vilão Venom. Mary Jane pede a Peter que volte a usar o antigo uniforme.

 

Após se livrar da simbiose com a ajudo do Quarteto Fantástico, para sair de lá sem ser descoberto o Tocha Humana deu uma ajudinha com esse uniforme do Aranha…

Homem Aranha Cósmico (1989)

Com o corpo possuído pelo Capitão Universo, o cabeça de teia ganhou esse novo uniforme. Capaz de disparar rajadas de energia e transformar suas teias em forma de qualquer coisa.

Este Home-Aranha não é Peter e sim Miguel O’Hara. Este uniforme faz parte do já esquecido universo 2099 da Marvel. A mudança mais drástica deste uniforme foi a troca da aranha no peito por um caveira-aranha (!?).

 

Aranha-Blindado (1993)

Uniforme especialmente criado para o evento Guerra entre Gangues, onde o herói enfrentava o Duende Macabro, este uniforme também contava com uma teia mais forte.

 

Aranha Escarlate (1994)

Outro Homem-Aranha que não é Peter Parker e sim Ben Reilly. Este foi o primeiro uniforme que Ben vestiu, mais tarde adotaria um novo uniforme.

Sombra, Ricochete, Vespa e Prodígio (1998)

Durante a fase Crise de Identidade, o Homem-Aranha foi acusado de alguns crimes obrigando assim Peter assumir a identidade de outros “heróis”.

Foi visto primeiramente na série animada e depois teve seu HQ com poucos volumes. Este uniforme feito pelo Homem Elástico possuía até mesmo a função de se tornar invisível.

 

Ultimate (2000)

Aqui foi o reboot da Marvel de todos os seus personagens em universo mais moderno e este é o Homem-Aranha desse universo.

Um dos uniformes mais famosos do Aranha, que abriu uma nova geração de fãs graças ao cinema, uniforme presente nos filmes 1 e 2 de Spider-Man de Tobey Maguire e Sam Raimi.

 

Homem-Aranha Negro (2007)

Uniforme baseado na versão de 1984 dos quadrinhos, dessa vez, adaptada para o cinema nas mãos de Sam Raimi e Tobey Maguire. Resultado de uma fusão de uma Simbiose alienígena, Peter Parker é totalmente afetado após a exposição com a substancia viva.

O uniforme que mais gosto. O uniforme foi feito para o Universo Noir da Marvel que se passa nos anos 30, esse é o Homem-Aranha mais violento que conhecemos, utiliza armas e não tem a habilidade de escalar as paredes.

 

Homem-Aranha Sônico (2011)

Uniforme feito para combater o Duende Macabro e sua risada sônica, este uniforme também é possível torná-lo invisível para algumas coisas, como câmeras por exemplo.

Com a mudança da equipe, o antigo Quarteto Fantástico agora se chama Fundação Futuro apresentando novos uniformes e esse foi o adotado pelo aracnídeo.

 

Novo Ultimate (2011)

O uniforme atual de Miles, uniforme que recebeu da S.H.I.E.L.D.

O uniforme mais recente, utilizado por Peter um uniforme muito mais forte e resistente feito para enfrentar o Dr. Octopus.

 

Traje Tradicional de Espetacular Homem Aranha (2012)

Depois da primeira trilogia de filmes, uma nova era do Homem-Aranha teve início nos cinemas e herói também ganhou uma nova roupa. Esse uniforme foi julgado por muitos como sendo o pior de todos os tempos.

Agora sim! Pra quem reclamou do uniforme do primeiro filme, não vai ter o que reclamar desse. Esse novo uniforme promete ser o melhor uniforme do aranha já adaptado para o cinema.

Esses não são os únicos uniformes, foram inúmeros uniformes usados pelo herói, porém, esses citados são os de maior relevância. Atualmente, Tom Holland foi escolhido para começar uma nova era do Aranha nos cinemas, e pela primeira vez comandada pela Marvel. Então temos que inseri-lo nessa super lista de uniformes.

 

Curiosidades

Os Pais de Peter Parker eram Agentes da S.H.I.E.L.D

Em uma trama que foi um tanto modificada para os novos filmes, em vez de os pais do Peter terem apenas morrido em acidente aéreo, sua morte ganhou tons mais grandiosos. No final da década de 60, uma edição de The Amazing Spider-Man revelou que Richard e Mary Parker eram agentes secretos do governo americano, mais precisamente da S.H.I.E.L.D.

Homem-Aranha no Quarteto Fantástico?

Logo na primeira edição da revista The Amazing Spider-Man, Peter Parker tentou uma vaga no Quarteto Fantástico. Apesar de não ter conseguido um lugar na equipe, o Aranha vê no Tocha Humana um dos seus grandes amigos.

Uma das motivações do herói em tentar uma vaguinha no Quarteto, era bem simples: DINHEIRO! hahaha

Anos depois, ele conseguiu fazer parte de uma equipe com a família da Marvel.

Seu casamento com Mary Jane

Mesmo com várias histórias mostrando que a jovem Gwen Stacy era o grande amor da vida de Peter Parker, é válido lembrar que outra mulher realmente capturou o coração do herói.

Apresentada enquanto Gwen Stacy ainda estava viva, Mary Jane Watson era a sobrinha de uma amiga da Tia May. Ela sempre tentava armar um encontro entre o sobrinho e a jovem, mas Peter sempre fugia, acreditando que a moça era horrível. Isso até ele a ver pela primeira vez.

Anos se passaram, Gwen faleceu em um combate contra o Duende Verde e Peter começou a sair com a Mary Jane. O relacionamento evoluiu até um casamento, que durou vários anos.

Tudo chegou ao fim quando, após a Tia May sofrer um atendado e ficar à beira da morte, Peter faz um acordo com Mephisto, o demônio do universo Marvel.

Homem-Aranha nos Vingadores

Apesar de a equipe da Marvel contar com uma quantidade absurda de heróis da editora, alguns dos maiores personagens do universo se tornaram Vingadores há apenas alguns anos. Mesmo sendo considerado um Vingador reserva nos anos 80, somente na metade dos anos 2000 que o Homem-Aranha se tornou um membro fixo da equipe.

Ao lado de Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Wolverine, o Aranha participou de grandes momentos na equipe, inclusive a épica saga Guerra Civil.

Na saga Guerra Civil dos quadrinhos o heróis revelou sua identidade para as câmeras

Durante a citada saga Guerra Civil, um acontecimento que dizimou uma escola dividiu os Estados Unidos, que criou leis para que os super-heróis precisassem se registrar, revelando suas identidades e se tornando agentes do governo.

Os Vingadores acabaram se separando na ocasião, tendo de um lado Tony Stark, o Homem de Ferro, do lado do registro, e o Capitão América do outro, lutando contra a lei. No meio disso tudo, o Homem-Aranha se mostrou como peça-chave para saber qual facção seria mais forte.

Escolhendo o Homem de Ferro como mentor, Peter foi até uma emissora de TV, tirou a sua máscara e revelou que era o Homem-Aranha desde os 15 anos, para o choque de conhecidos.

Ufa! Claro que tudo o que eu escrever aqui vai ser pouquíssimo para descrever esse herói incrível que marcou gerações e continua fazendo todo o mundo comprar seus quadrinhos, assistir seus filmes e adquirir seus produtos.

Seu futuro no cinema é certo, após sua aparição nessa semana em Guerra Civil, teremos o aracnídeo Ano que vem (2017) no seu primeiro filme solo dirigido pela MARVEL Estúdios e isso sim vai ser ESPETACULAR.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *