#InvasionWeek | Conheça mais de Supergirl, a Dama do poder!
Uma garota simples, mas de um imenso coração. Veio para provar que pode ser tão forte quanto qualquer outro Super. Sexo frágil? Nada disso! A dama do poder, digna do “S” estampado em seu peito, ela está aqui pra provar que super-heroínas andam lado a lado com super-heróis na luta contra mal. Seu nome? Supergirl! […]
Uma garota simples, mas de um imenso coração. Veio para provar que pode ser tão forte quanto qualquer outro Super. Sexo frágil? Nada disso! A dama do poder, digna do “S” estampado em seu peito, ela está aqui pra provar que super-heroínas andam lado a lado com super-heróis na luta contra mal. Seu nome? Supergirl!
Nome: Kara Zor-El
Apelidos/outros nomes: Supergirl, Linda Kent, Kara Kent, Linda Danvers
Nacionalidade: kryptoniana
Primeira Aparição: Como Super-Girl: Superman #123 (Agosto de 1958)
Como Supergirl: Action Comics #252 (Maio de 1959)
Ocupação: Estudante e heroína
Base de Operações: Metrópole
Afiliações: Justice League United; anteriormente Corpo vermelho da lanterna
Parentes: Zor-El (pai, falecido), Allura In-Zé (mãe, falecida), Jor-El (tio, falecido), Lara Lor-Van (tia, falecido), Kal-El (primo), Kon- o (primo / sobrinho genética), Lana Lang (tia adotiva)
Olhos: Azuis
Peso: 67 kg
Altura: 1,69m
Cabelos: loiros
Cor da pele: branca
Poderes: Super-força, invulnerabilidade, voo, super-velocidade, visão de raio-x, visão de calor, respiração super-humana (sopro congelante), super-audição, visão sobre-humana.
Criadores: Otto Binder e Curt Swan
Como tudo começou
A história de Kara começa como a do Superman, no planeta Krypton. Filha de um renomado cientista chamado Zor-El, a jovem Kara morava em Argo City junto de seu pai e sua mãe Allura.
Seu tio Jor-El (pai do Superman) tinha descoberto que Krypton está a beira da destruição e planejou enviar seu único filho, Kal-El, para um planeta distante dali, chamado Terra, lá ele poderia sobreviver a catástrofe que estava por vir. Já Zor-El, decidido a proteger Kal-El da fúria dos criminosos da Zona Fantasma, fez uma lavagem cerebral em Kara e a enviou para o espaço com a missão de matar Kal-El, pois ele achava isso preferível do que deixar seu sobrinho cair nas mãos dos criminosos de Krypton.
Como Jor-El previu, o planeta Krypton explodiu. Os anos se passaram e duas espaçonaves foram enviadas para a Terra. A de Kal-El chegou primeiro, ela foi encontrada por Jonathan e Martha Kent, que o criaram como filho e quando ele cresceu se tornou um dos maiores super-heróis, o Superman. Infelizmente a jornada de Kara não foi tão bem sucedida quanto a do seu primo. Sua nave foi envolvida por um enorme fragmento do planeta Krypton e voou pelo espaço presa dentro de um meteoro, mas ainda sim com rumo a Terra. Após 30 anos o meteoro chegou a terra e caiu na baía de Gotham City. Com a queda, o meteoro se partiu, revelando em seu interior a nave com Kara dentro.
O Morador mais famoso de Gotham, Batman, rastreou a queda do meteoro e ao descobrir que os fragmentos eram de kryptonita contatou logo o Superman. Superman levou Kara para a fortaleza da solidão, onde ela foi capaz de estudas os costumes da Terra e suas línguas. Kara viveu por um bom tempo com o Superman e sua esposa Lois, como Clark o Superman apresentou diversos costumes da Terra e a ajudou a controlar os seus poderes.
Bem contra o mal
Tendo se tornado a Supergirl, Kara começou a trilhar o seu caminho na Terra. Então, ela tornou-se alvo de Lex Luthor, o arqui-inimigo do Superman, que utilizou a kryptonita negra para dividir Kara em duas versões, uma boa e uma má. Lex esperava controlar a versão má e utiliza-lá em seus planos maléficos mas ele acabou fracassando. A Supergirl má destruiu a armadura feita de Kryptonita de Lex, e quase o matou no processo. Com a ajuda do Superman, Batman e Mulher Maravilha, a metade boa de Kara conseguiu se juntar á metade má.
Legião dos Super Heróis
Em certa época, Kara misteriosamente foi parar no distante futuro do Século 31 e se juntou a uma lendária equipe de super-heróis chamada de Legião dos Super-Heróis. No começo ela pensou que suas experiencias eram uma especie de sonho vivido mas acabou aceitando que tudo era realidade, ela tinha mesmo viajado para o futuro.
Como integrante da Legião, Kara lutou ao lado de heróis da mesma idade que a sua, e eles a ajudaram a recuperar sua confiança. Suas aventura no século 31 foram valiosas para o seu desenvolvimento como heroína, Kara foi um elemento vital quando a raça alienígena conhecida como Dominadores declarou guerra a Terra.
Tornando-se Super
Embora tenha ficado um tempo no futuro distante, Kara nunca pôde saber o que a aguardava no século 21. A Legião dos Super-Heróis foi bastante cuidadosa ao contar o minimo possível para a Supergirl sobre sua linha temporal. Conforme Kara descobria mais e mais sobre seu passado, sua segurança aumentava, melhorando suas habilidades como heroína. Ela não só conquistou um lugar como integrante dos Novos Titãs como também ganhou o direito de usar o famoso “S” e de lutar sua própria batalha pela verdade e pela justiça. Kara Zor-El não é mais a prima do Superman. Ela é a Supergirl, a Dama do Poder!
Os clássicos da Supergirl
- Superman/Batman: Supergirl (2003)
Por anos, diversas versões da Supergirl surgiram nos quadrinhos, mas em 2003 foi hora de trazer a Supergirl orinal, Kara Zor-El, a prima do Superman. Escrita por Jeph Loeb e desenhada pelo conhecido Micahel Turner, a reestreia da Supergirl ocorreu nas páginas de Superman/Batman, um titulo que mostrava os dois maiores astros da DC juntos em exitantes aventuras.
- Supergirl: A Legião de Super-Heróis (2006)
A Legião de Super-Heróis é um grupo de Heróis adolescentes que combatem o mau no século 31. Nesta história ele se juntam a Supergirl que, de algum modo, foi parar na época deles e passa a integrar a equipe. Escrita pelo roteirista Mark Waid e desenhada por Barry Kitson, A Legião de Super-Heróis mostrou uma Supergirl que se assemelhava a versão da personagem dos anos 50 do que a que vinha sendo mostrada nos quadrinhos do século 21.
- Supergirl: Identidade (2007)
A vida na sociedade moderna é confusa o bastante para a maioria dos adolescentes, mas é ainda pior para uma garota vinda de outro planeta. Nesta edição, a história ajudou a esclarecer muitos elementos da vida da Supergirl em Krypton e fez dela uma personagem mais completa. Supergirl: Identidade humanizou Kara, mostrando que ela não era tão diferentes das adolescentes norte-americanas.
Supergirl nas telinhas
- Série Smallville: Clark descobre que Jor-El e Zor-El tinham sérios problemas de relacionamento. Os primos saem em busca da nave de Kara, que aparentemente está nas mãos do serviço secreto americano. Clark ensina Kara a usar a superaudição, o que lhe permite identificar o sinal sonoro da Casa de El, emitido pela nave em uma frequência que os humanos não podem rastrear. No final do episódio, a nave de Kara é destruída, embora a moça afirme que isso não destruiu um cristal de Zor-El que se encontrava em seu interior. Clark leva Kara ao rancho. Apesar de a jovem ainda estar chocada com a notícia do fim de seu mundo, compartilha algumas lembranças de Krypton com Clark a respeito de Lara, a mãe biológica do protagonista da série, por quem a moça nutria um forte afeto. Clark vai à Fortaleza da Solidão e interpela a memória de Jor-El para entender porque ele nunca havia mencionado Kara (a não ser por uma implícita referência no último episódio da terceira temporada). Jor-El se mostra surpreso diante da notícia da chegada de Kara e ordena a Clark que a vigie, pois não seria digna de confiança, assim como Zor-El. Em uma das últimas temporadas, a personagem se despede do primo dizendo que irá procurar notícias sobre Kandor. Na temporada 9, Kandor e os seus habitantes são muito citados, mas ainda não se tem notícia de Kara. Na temporada final Kara retorna e se mostra ao mundo como nova super-heroína, ela avisa Clark da vinda de Darkside. No episódio 20 da décima temporada, Kara é chamada por Jor-El na Fortaleza da Solidão e diz que ela não pode interferir no destino de Clark, e que ele deve segui-lo sozinho, e pede então para que ela vá embora, usando o anel da Legião e ir para o futuro, assim é o desfecho da personagem na série. A Supergirl em Smallville foi interpretada por Laura Vandervoort.
- Série Supergirl: A série Supergirl foi lançada em outubro de 2015, desta vez Melissa Benoist interpreta a personagem. A série está atualmente em sua segunda temporada. Anteriormente a série era exibida na emissora CBS, mas devido à altos custos de produção, foi passada para as mãos da CW (mesma emissora de Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow).
Atualmente Supergirl estará presente no Mega Crossover “Invasion” que contará com a participação dos heróis de Flash, Arrow e Legends of Tomorrow. Confira abaixo o trailer estendido do evento: