Os 10 MELHORES jogos de Mario (ATUALIZADO) Segundo o Metacritic
Você sabe qual o Super Mario mais bem avaliado pela crítica especializada?
Os dez mais bem avaliados jogos de Super Mario de todos os tempos!
Até o mês de outubro, se você pesquisasse no Metacritic (o maior site agregador de notas e análises de jogos), Super Mario Galaxy, lançado para Nintendo Wii em 2007, estaria em primeiro lugar na lista dos jogos de Mario mais bem avaliados. Mas isso parece ter mudado e agora outro grande jogo da franquia ocupa a posição de primeiro lugar no site.
Por essa razão, resolvi fazer essa lista dos dez melhores jogos de Mario de todos os tempos, segundo a crítica especializada no site Metacritic. Lembrando que essa lista leva em conta TODOS os jogos de Mario. Desde os jogos da franquia principal, Mario 3D e 2D, até os Mario Karts, Mario Tennis, Paper Mario ou qualquer outro jogo cujo bigodudo da Nintendo exerça um papel de protagonista (como na franquia Super Smash Bros.)
Gosta de listas de jogos da Nintendo? Confira também essa lista com as 10 melhores músicas dos jogos de Super Mario de TODOS OS TEMPOS!
10º – Super Mario Sunshine (GBC) – Nota 92
Em décimo lugar da lista temos o Super Mario 3D mais subestimado (e, talvez, menos jogado) de todos, o “Mario da Praia”. Super Mario Sunshine foi lançado em 2002, para Game Cube. E foi isso. Um jogo muito bom, num console com jogos melhores ainda. Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime e dois jogos de Zelda, arrasa-quarteirões, meio que deixaram Sunshine um pouco ofuscado, mesmo ele sendo um jogo excelente. No Metacritic ele tem nota 92, e está empatado com Super Mario World, Mario Kart 8 Deluxe, Super Mario Bros. Wonder e com as versões de Smash Bros para Game Cube, Nintendo 3DS e Nintendo Wii U. O critério de desempate, parece ser bem mais complexo, não considerando apenas o número de avaliações que cada game possui.
- Da nona posição desta lista, até a quinta, todos os games estão empatados com nota 93, e o Metacritic, com seus critérios, colocou os games na sequência que posto aqui.
9º – Super Smash Bros. Ultimate (SWITCH) – Nota 93
Parece errado colocar o Smash Ultimate, do Nintendo Switch, atrás de Smash Bros. Brawl, do Nintendo Wii. Super Smash Bros. Ultimate é a versão definitiva do maior crossover de luta de todos os tempos, e ponto! São 75 personagens diferentes para se jogar, de TRINTA E QUATRO franquias diferentes. Mario, Sonic, Donkey Kong, Pokemon, Street Fighter, Mega Man, Final Fantasy e ai vai. Todos na porrada.
8 º – Super Mario 3D Word (WII U) – Nota 93
Esta é a versão família de um jogo família. Enquanto pra alguns o fato de este ser um game de Mario 3D onde você pode jogar com até quatro pessoas, ao mesmo tempo, tenha soado como uma bagunça, pra outros, este game soou como… Como uma forma de a Nintendo compensar todas as tretas que ela causou inventando os jogos da franquia Mario Party. Em Super Mario 3D Word você precisa dar um jeito de sobreviver em fases que começam fáceis, mas se tornam um verdadeiro pesadelo, ao mesmo tempo que precisa acompanhar aquele seu amigo lento (ou pedir pra que te esperem).
7º – Super Smash Bros. Brawl (WII) – Nota 93
O jogo é bom, mas se comparado a sua versão anterior, Melee, não é tãaaaaao legal assim. O destaque de Super Smash Bros. Brawl fica para o modo história (The Subspace Emissary) onde, pela primeira vez, o fã da Nintendo teve a oportunidade de imaginar como seria um filme do Super Mario bem feito. Ah, e claro… Não podemos esquecer que foi neste jogo onde, FINALMENTE, Sonic conseguiu dar uma surra no Mario.
6 º – Mario Kart: Super Circuit (GBA) – Nota 93
Esse jogo é perfeito (e frustrante de tão difícil). A versão de Mario Kart para Game Boy Advance (GBA) foi feita com tanto carinho, que parecia mágica que todo o game coubesse num cartucho tão pequeno e limitado. Imagina que o GBA, o console portátil da Nintendo lançado em 2001, tinha o poder de videogame do Super Nintendo, porém, com uma tela menor e um pouquinho menos de força numas certas áreas, e mais força em outras.
Neste jogo, os caras conseguiram colocar TODAS as pistas do Mario Kart do Super Nintendo, além de mais 20 fases inéditas. Cada uma com sua música própria. Sim. 40 PISTAS DE MARIO KART NUM ÚNICO JOGO! A versão de Mario Kart de Wii, lançado 8 anos depois, com todo o (desatualizado) poder da época, tinha só 32 pistas.
5 º – Paper Mario (N64) – Nota 93
O Paper Mario do Nintendo 64 tem um lugar guardado no coração de cada milenium nintendista e isso é um fato. Muitos elogiam a versão da franquia pra Game Cube (que até vai ganhar uma versão remake pra Switch), porém, o original foi perfeito no que fez. Um RPG bem feito, divertido, com inovações que continuavam te impressionando a cada cinco ou dez anos de gameplay.
4 º – Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (GBA) – Nota 94
Super Mario Bros 3, pra Nintendinho, foi um marco. Mas, quando chegou no Game Boy Advance, os caras não queriam apenas portar o jogo. Eles queriam dar toda uma nova experiência! E não só bastasse refazer os gráficos, suavizando tudo, eles ainda criaram novas fases.
A galera da Nintendo estava com esse hábito de portar jogos antigos no GBA, sempre colocando algo novo. Fizeram isso com os jogos de Mario 2D antigos, e também com os games de Donkey Kong Country (colocando até novas fases!). Vale a pena conferir Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3.
3 º – Super Mario Galaxy 1 (WII) – Nota 97
Por muito tempo Galaxy ficou ocupando o número um na lista de melhores jogos de Mario de todos os tempos no site, porém, o Metacritic resolveu atualizar isso e mover ele pra terceira colocação. Pelo menos, eu sempre atualizava o site e via essas colocações. Acontece que tanto Galaxy 1, quanto o Galaxy 2 e o Mario Odyssey pontuam com nota 97, empatados no top 3.
Super Mario Galaxy 1, lançado em 2007 para Nintendo Wii, foi um espetáculo! O jogo trazia uma mecânica extremamente satisfatória de gravidade, além de músicas lindas em cada uma das fases. Isso, pra mim, é o que mais diferencia Galaxy dos outros jogos da série principal: O fato de TODAS as músicas do jogo serem muito boas. Como já falei na minha análise de Super Mario Bros. Wonder, a Nintendo parece ter adquirido um hábito de, quando criando um jogo novo, colocar nele só uma música e meia muito boa, enquanto o restante das músicas é só boa. Super Mario Galaxy, e o clássico Super Mario 64, são grandes exceções disso.
2 º – Super Mario Galaxy 2 (WII) – Nota 97
A verdadeira definição de uma continuação bem feita. Super Mario Galaxy 2 é tipo o De Volta Pra o Futuro 2, ou o Star Wars – O Império Contra-ataca: Uma continuação de uma ótima coisa, só que bem feita, melhor e diferente. Só digo uma coisa: Não digo nada… Ou melhor! Só digo uma coisa: Jogue! Pena que ainda não lançaram ele pra nenhum console atual…
1 º – Super Mario Odyssey (SWITCH) – Nota 97
O Mario perfeito tem nome e poderia muito bem se chamar Super Mario Odyssey, se ele não pecasse em pequenas coisinhas. Mas podemos dizer que Odyssey é o Mario mais bem feito e perfeito de todos, em quase todos os aspectos (ele não tem as melhores músicas, infelizmente). Depois de já ter zerado esse jogo umas duas vezes, por completo, posso dizer que eu só encontrei alguns defeitos nele porque procurei MUITO. O jogo tem um padrão de qualidade inigualável! Super Mario Odyssey é o puro suco do entretenimento eletrônico. Indispensável pra quem gosta da arte dos videogames. Por isso, claro, ocupa o primeiro lugar desta lista.
Gostou? Discorda? Comenta aí!
2 Comments
Ótimo texto! Não conhecia todos os jogos da lista, pretendo jogar alguns qualquer hora.
If I take levitra with alcohol sold at maximum discounts by these pharmacies
A laparoscope a telescope-like instrument with a viewing camera is inserted through a small incision at the navel.