21 de Novembro de 2024
Comic Books e Literatura Destaques

Os 7 Grandes Momentos de 2016 nos Quadrinhos!

30É isso aí, pessoal! Estamos quase no final do ano e duas coisas começam a acontecer. Notícias sobre novos projetos começam a minguar e listas de retrospectiva começam a pipocar nos sites sobre o mundo geek! Coincidência incrível, não? Nessa onda, e para não ficarmos de fora, o AcessoGEEK apresenta a sua lista dos 7 […]

  • dezembro 23, 2016
  • 6 min read
Os 7 Grandes Momentos de 2016 nos Quadrinhos!

30É isso aí, pessoal! Estamos quase no final do ano e duas coisas começam a acontecer. Notícias sobre novos projetos começam a minguar e listas de retrospectiva começam a pipocar nos sites sobre o mundo geek! Coincidência incrível, não?

Nessa onda, e para não ficarmos de fora, o AcessoGEEK apresenta a sua lista dos 7 grandes projetos/edições/tramas do mundo dos quadrinhos do ano que passou. Essa primeira lista está focada no universo mainstream (vamos falar basicamente de Marvel e DC), mas uma lista futura irá cobrir o universo mais alternativo, independente de publicações.

Sem mais delongas, vamos a eles! E aviso de SPOILERS sobre tramas ainda não lançadas no Brasil


Guerra Civil II: para quem acompanha esse editor aqui há algum tempo, não é segredo que não sou um grande fã de Guerra Civil II. Os motivos são vários: projeto surgido de uma vontade editorial de pegar carona no novo filme, temática muito copiada de Minority Report, agenda de lançamento bastante confusa com spoilers em outras revistas. Mas, apesar disso, não dá para negar a importância da saga no ano. Com algumas das edições mais vendidas nos EUA, Guerra Civil II colocou a Capitão Marvel contra o Homem de Ferro, em um embate ideológico se é ético ou não tomar ações preventivas contra pessoas que cometerão crimes no futuro. Devemos salvar ou respeita o futuro? Ponto bombástico: Homem de Ferro morto e transformado em IA? Parece que sim, ainda que a saga só termine oficialmente semana que vem.

DC Renascimento: ah, DC Renascimento… Quando você foi anunciada, em um painel com vários criadores transmitido ao vivo, como eu estava cético. “É mais um reboot da DC… Mais uma tentativa de começar tudo de novo…” A edição foi lançada às 00:00 nos EUA e disponível digitalmente algumas horas depois. Acordei uma quarta de madrugada para ler. E começo a ver uma trama ao redor do retorno do Wally West, o Flash da minha geração. E um respeito enorme aos fãs. E nada de reboot, somente “limpeza da casa”. Para minha surpresa, quando Barry salva Wally de vez do esquecimento… eu chorei. Mesmo. Que nem criança, que nem o leitor de quadrinhos que eu comecei décadas atrás. Dali para a frente a linha editorial teve seus erros e acertos, mas o clima de otimismo contagia. Ponto Bombástico: nunca houve reboot! Ou houve? E o que é aquele smiley na parede da bat-caverna?

Conspiração do Clone: a Marvel se chama da Casa das Idéias, mas em 2016 foi clima de aproveitar idéias antigas e repaginar. Foi o caso aqui da Conspiração do Clone, saga nas revistas do Homem Aranha, que mostra como o vilão Chacal retornou do mundo dos mortos com uma nova tecnologia de clonagem. Deveria Peter Parker aceitar os possíveis benefício ou fugir dela como diabo da cruz? Ponto Bombástico: O Chacal acaba se revelando como Ben Reilly – o clone original do Aranha – com o grande plano de trazer o Tio Ben, com memórias e tudo, de volta para vida. Será que vai rolar? A trama só termina em 2017…

Capitão América e a Hidra: Hail Hidra! Essa foi a frase que deixou muitos fãs do Capitão América de cabelos em pé nesse ano. Após ter envelhecido (o soro do supersoldado caducou), ter entregue o manto e escudo do Capitão ao Sam Wilson e depois rejuvenescido de volta (um cubo cósmico em forma de gente deu uma força), uma nova série de Steve Rogers como Capitão América foi lançada. E lá vamos nós em uma trama do Steve contra terroristas, salvando o mundo e… matando o Jack Flag? E virando para um refém e falando Hail Hidra? Ponto Bombástico: além do Capitão ser membro de uma organização terrorista? Bom, saber que ele sempre assim foi, dado a manipulações da realidade do tal cubo cósmico em forme de criança birrenta deve contar…

Watchmen Ataca!: Lembra quando falamos de DC Renascimento? E daquele smiley na batcaverna? Bom, a DC tem provocando os fãs com revelações lentas de que o real motivo do Universo DC ter ficado confuso durante a fase dos Novos 52 tem a ver com o Doutor Manhattan dos Watchmen. Mesmo que sem dizer isso com todas as letras, os sinais estão todos lá, com uma “entidade misteriosa” roubando 10 anos da cronologia DC e fazendo com que vários personagens perdessem suas conexões e legados. Até um pseudo-vilão nos quadrinhos do Superman, o Senhor Oz, se comporta muito como o famoso Ozymandias de Watchmen. A editora promete grandes revelações para 2017, então fique ligado! Ponto Bombástico: Watchmen… no universo DC propriamente dito! O que mais vocês querem?!

Love Is Love: um dos projetos que mais merece apoio de 2016/2017, Love is Love é uma antologia com criadores e personagens da DC, focado na diversidade e na aceitação. Será uma publicação totalmente beneficente, com todos os proventos sendo destinados para as famílias das vítimas do ataque da boate de Orlando Pulse. Sem falar do mérito pela iniciativa, todos os grandes nomes da DC estão envolvidos, baixo a batuta de Marc Andreyko, escritor muito associado com a Batwoman.

Inumanos Versus X-Men: na esteira de nomes parecidos com sagas do passado (essa se assemelhando a Vingadores Versus X-Men), IvX promete devolver a linha mutante para seu devido lugar dentro da Marvel. Após várias brigas de bastidores entre Disney/Marvel/FOX, à escassez de novos projetos (e produtos de merchandising) dos X-Men, aparentemente a Marvel se alinhou corporativamente. Após IvX (que começou com uma edição muito forte), teremos a fase RessurXão, com várias novas séries dos X-Men com uma vibe seguramente noventista e mostrando os mutantes como heróis. Ponto Bombástico: a Cristal detona o Raio Negro, usando sua habilidade de converter som em luz para totalmente invalidar os poderes do monarca Inumano. Show!


E então? Concordam com a nossa lista? Esquecemos de algum projeto que você adorou? Comente aqui embaixo! E lembre de olhar o site na semana que vem para mais listas!

About Author

Gustavo Lodix

Quadrinhos, séries e filmes são meu principal hobby e necessidade básica do dia-a-dia! Jogador velhaco de videogame, especialmente Nintendo (por mais que isso seja difícil às vezes!). Provavelmente o maior fã de Marvel que você conhece!