22 de Novembro de 2024
Comic Books e Literatura

Quadrinhos 101 – Batman

Bem vindos à mais nova seção do AcessoGEEK! Atendendo a pedidos de vários dos nossos visitantes, decidimos criar um espaço para aquelas pessoas interessadas em começar a ler quadrinhos, mas que não têm idéia de por onde começar. Ainda que a riqueza de décadas de publicação seja uma ótima realidade para quem já virou fã, […]

  • agosto 1, 2016
  • 7 min read
Quadrinhos 101 – Batman

Bem vindos à mais nova seção do AcessoGEEK! Atendendo a pedidos de vários dos nossos visitantes, decidimos criar um espaço para aquelas pessoas interessadas em começar a ler quadrinhos, mas que não têm idéia de por onde começar. Ainda que a riqueza de décadas de publicação seja uma ótima realidade para quem já virou fã, ela também pode ser uma grande barreira para quem está começando a se enturmar.

Buscando resolver esse dilema, a seção “Quadrinhos 101” vai focar em um personagem por semana, escolhendo quais histórias e arcos que melhor o explicam. Algumas regras:

  1. Sempre escolheremos 3 – e somente 3 – histórias de cada personagem. Nessas épocas de crise, temos que pensar na carteira dos nossos leitores;
  2. Sempre escolheremos histórias que sejam do cânone oficial – ou que pelo menos fossem na época que foram publicadas – ou ao menos séries que sejam icônicas e que não tragam elementos alternativos do personagem;
  3. Sempre escolheremos arcos que possam ser encontrados com relativa facilidade em bancas, comic shops ou internet. Portanto, nada de edições obscuras, perdidas ou extra-oficiais;
  4. Ao final de cada personagem, traremos algumas outras opções para quem quiser mergulhar em algum aspecto mais específico da sua família expandida/vilões/elenco de apoio.

Para começar com chave de ouro, escolhemos um personagem bastante óbvio. Mas o desafio de escolher 3 histórias que definam o Batman foi bom demais para resistir. E antes que eu esqueça, agradecimentos devidos ao @xguipinho pela troca de idéias para fazer essa seção funcionar!


Batman. O cavaleiro das trevas. O maior detetive da Terra. O herói que Gotham precisa, mas não o que Gotham merece. Muito já foi dito sobre Bruce Wayne, seu alter-ego (alguns até questionam quem é alter-ego de quem) e sua família expandida. Também, não é à toa: com publicações desde a década de 30, o morcegão é um veterano dos quadrinhos, com uma quantidade enorme de interpretações, visuais, enredos e desfechos.

Para quem está começando, a tarefa de entender o Batman pode ser difícil. Por se tratar de um personagem rico, com um elenco enorme e várias sagas de grande qualidade, como isolar 3 histórias que o cerquem? Escolhemos aqui uma história para cara grande aspecto do Batman: seu vigilantismo, sua habilidade como detetive e seu lado super-herói.

1. O começo do vigilantismo, em … “Batman: Ano Um”

batman1

Escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, o arco “Batman: Ano Um” foi originalmente publicada nas edições 404 a 407 da série regular ‘Batman’, saindo nos EUA em 1987. Já foi compilada e encadernada algumas vezes e é bastante fácil de ser encontrada em lojas, especialmente na reedição mais recente pela Panini.

Na trama, vemos dois novatos em Gotham City. Primeiro, um Bruce Wayne voltando da Europa e do Oriente depois de sua grande jornada de treinamentos físicos e espirituais. O outro, um então detetive James Gordon, chegando com sua mulher (grávida de seu primeiro filho) de Chicago e vendo quão corrupta Gotham podia ser.

“Batman: Ano Um” entrou para a nossa lista por alguns motivos. De várias maneiras, se trata da origem de Batman, incluindo momentos icônicos, como quando Bruce finalmente entende porque deve usar o manto do morcego para enfrentar o crime. Explora as nuances de como um homem lentamente se torna um vigilante, estabelecendo quais limites ele pode ou não cruzar. O que a primeira temporada de ‘Demolidor’ demorou vários episódios para contar, Frank Miller fez em 4 edições.

Mais do que isso, esse arco explica vários elementos marcantes do universos do cavaleiro das trevas. Desde como Gotham “funciona”, até como alguns outros personagens – como Mulher Gato e Duas Caras – começam suas jornadas às trevas. Mas, se tratando de elenco de apoio, quem brilha é James Gordon. Suas motivações, medos, raivas e, ao final das contas, o motivo pelo qual ele se alia a Batman valem muito. E fiquem até o último painel: muitos de vocês vão falar “mas o filme roubou descarado daqui!” Roubou mesmo.

2. O maior detetive da Terra, em… “Batman: O Longo Dia das Bruxas”

batman5

Escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, o Longo Dia das Bruxas narra um ano de terror em Gotham City, enquanto um assassino serial, conhecido apenas como Feriado (Holiday) mata suas vítimas em grandes feriados, sempre uma por mês. Permeada pelo contexto da máfia de Gotham – contando com o grande chefão Carmine Falcone – o assassino força Batman a explorar sua convicções, colocando à prova as habilidade detetivescas do homem-morcego.

Quando foi originalmente publicada, em uma macro-série de 13 edições (sim, com uma vítima por edição), os leitores foram  desafiados enquanto eram chamados a tentar desvendar a trama antes do próprio Batman. Zombando tanto dos leitores como  de Bruce Wayne, o vilão Homem-Calendário afirma saber a identidade do assassino, mas se limita a dar pistas, e não revelações, a Bruce durante a trama.

Como bônus, é muito interessante ver a evolução de Harvey Dent como forte personagem do universo Batman, além de podermos contar com vários vilões desse mundo, incluindo Coringa, Penguim e Espantalho. Você consegue descobrir quem é o Feriado?

3. O grande super-herói em… “Batman: Silêncio”

batman3

Das 3 histórias escolhidas para esse artigo, aposto que essa aqui é a que vai gerar mais polêmica. Mas o grande motivo pela qual foi incluída foi para retratar o lado mais heróico do Batman, sua galeria de super-vilões, o apoio de sua família expandida e também a relação de amizade e ódio com Superman.

Publicada nas edições 608 a 619 da série regular ‘Batman’, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Jim Lee, Silêncio (em inglês, “Hush”) narra a investigação de Batman pelo misterioso “Silêncio”, um vilão que aparentemente conhece muito sobre o passado de Bruce Wayne e Batman e que consegue manipular muitos da galeria de supervilões do morcegão contra ele.

Ao mesmo tempo que Batman sofre ataques por todos os lados, é notável o apoio da “bat-família”, desde Asa Nortuna, Robin, Oráculo, até participaçoes importantes de Caçadora e Mulher Gato. Uma cena em particular, quando o jovem Robin busca proteger sua figura paterna dos “perigos” da Mulher Gato vale o encadernado. Não podemos esquecer também da arte de Jim Lee, um show à parte: a batalha entre Batman e Superman nos esgotos de Gotham é sensacional.

Quer ler mais?

Algumas histórias não foram incluídas aqui para respeitar as regras que traçamos. Mas não será tempo perdido ler “A Piada Mortal” (para muitos, a descrição mais perfeita do Coringa), “Batman: Cavaleiro das Trevas” (para alguns, o ano ‘último’ do Batman), além de todas as edições recentes de Scott Snyder na série regular baixo a linha “Novos 52 da DC.

Enfim, há muito o que ler sobre o Batman. Mas se vocês começarem com essas 3 histórias, garanto, não vão parar tão cedo. Eu com certeza não parei…

About Author

Gustavo Lodix

Quadrinhos, séries e filmes são meu principal hobby e necessidade básica do dia-a-dia! Jogador velhaco de videogame, especialmente Nintendo (por mais que isso seja difícil às vezes!). Provavelmente o maior fã de Marvel que você conhece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *