22 de Novembro de 2024
Comic Books e Literatura Destaques

Recomendação: Howl, o poema de Allen Ginsberg e sua Geração Beat

O poema foi escrito em 1955 por Allen Ginsberg, que posteriormente viria a ser parte do livro Howl and others poems, em 1956. O poema é considerado a obra poética mais significativa daquela geração e uma das maiores obras da Geração Beat na literatura. Foi publicado pela City Light Books, que publicou também outros poetas da Geração […]

  • dezembro 28, 2016
  • 2 min read
Recomendação: Howl, o poema de Allen Ginsberg e sua Geração Beat

O poema foi escrito em 1955 por Allen Ginsberg, que posteriormente viria a ser parte do livro Howl and others poems, em 1956. O poema é considerado a obra poética mais significativa daquela geração e uma das maiores obras da Geração Beat na literatura. Foi publicado pela City Light Books, que publicou também outros poetas da Geração Beat.

O poema vai além do que compreender o que era a cultura Beat, falava sobre o machismo nos EUA, a sociedade opressora, o beco-sem-saída daqueles que não atendiam aos requisitos de tal sociedade. De forma nua e crua, o poema destrincha um universo marginal e retrata o comportamento libertário e espiritual que formariam a base da contracultura, que iria transformar muito os padrões de comportamento do mundo inteiro.

Howl foi originalmente escrito como uma peça de performance, mas foi publicado posteriormente pelo poeta Lawrence Ferlinghetti. O poema foi originalmente considerado obsceno, e Ferlinghetti foi preso e acusado de sua publicação. Em 3 de outubro de 1957, o juiz Clayton W. Horn decidiu que o poema não era obsceno.

Abaixo podemos ver uma animação feita por Eric Drooker(cartunista e artista gráfico), para o poema:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lM9BMVFpk80]

E aqui você pode estar lendo o poema por completo, em português.

Há também um filme chamado Uivo, baseado na vida e obra de Allen Ginsberg, com James franco no papel principal. Veja o trailer:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5iB577P1I28]

 

About Author

Jáder Padilha

Amante de música. Adorador de fotografia, artes digitais, cyberpunk, fantasia medieval(a la Senhor Dos Anéis), entre outras artes. Adepto do minimalismo e designs clean. Pseudo-gamer.