22 de Novembro de 2024
Game Reviews Games Review Destaque

REVIEW | MBL THE SHOW 21

Novo simulador de beisebol da Sony, chega simultaneamente para PlayStation 4 e 5 e Xbox One e Series X|S.

  • abril 29, 2021
  • 6 min read
REVIEW | MBL THE SHOW 21

Embora o MLB The Show não seja muito conhecido e querido aqui no Brasil por termos poucos adeptos ao esporte (Beisebol) nas terras brasileiras, em outros países do mundo o jogo é um dos games de esportes mais aclamados tanto pelo público, quanto pela critica.

O jogo anual da Sony San Diego agora é cross-gen e cross-play, tornando-o o primeiro dos principais jogos de esportes a oferecer tal flexibilidade, mas nada disso importaria se o jogo não oferecesse uma gameplay incrivelmente fluida e viciante, e felizmente ele oferece isso.

Primeiramente, eu gostaria de ressaltar que eu não joguei o jogo do ano passado então não posso fazer comparações, mas procurei pesquisar um pouco sobre os pontos positivos e negativos que encontrei na versão de 2021 para poder ter uma base mais concreta sobre os principais pontos que os desenvolvedores trabalharam na versão do jogo deste ano.

Se você é novo no MBL The Show,  obviamente você procurará comparar o game a outros simuladores de esportes que por aqui são bem mais famosos e de cara a primeira coisa positiva que notará é um número incomparável de modos de jogo para escolher. Embora todos os jogos de esportes hoje ofereçam modos básicos como Exibição (ou Amistosos), Modo Carreira e outros modos mais técnicos, MLB The Show apoia esses pilares principais com vários outros modos, como Custom League, Posteason e mais. Normalmente, vale a pena explorar.

Outra coisa que eu preciso falar para os novatos é que o jogo é muito acessível para novatos e possui dificuldades adaptativas para quem está se aventurando no mundo do beisebol pela primeira vez. Isso mostra que claramente a Sony busca um público mais diversificado, incluindo o pessoal de países onde o esporte não seja tão popular, mas possua fãs de qualquer forma. A dificuldade mais básica é realmente bem tranquila e conta com inúmeros tutoriais que explicam as regras do jogo e, principalmente, como jogar. As mecânicas são bem amplas e contamos com uma diversidade grande para cada tipo de jogada. Você pode escolher rebater, arremessar e pegar a bola utilizando os botões padrões ou somente o analógico, além de ter outras alternativas com uma assistência maior. Dessa forma, qualquer um consegue fazer um home run sem suar!

Jogamos o MBL The Show 2021 no PlayStation 5, e devo dizer que a integração das ações aos recursos do Dualsense está impecável, assim como outros lançamentos exclusivos da Sony até agora. Você sente o peso do bastão e a força de cada rebatida, assim como reações isoladas, como dar um impulso para alcançar a base, ou até mesmo no deslocamento do seu personagem.

Ainda falando sobre uma primeira impressão para novatos, todos os inúmeros modos e incontáveis itens do menu principal, podem ser uma confusão sem fim. Obviamente que com tempo você se acostumará, mas para quem nunca jogou, o primeiro contato pode assustar. Mas embora o jogo possua muitos modos diferentes, as grandes estrelas da vez são os: Diamond Dynasty, Road to the Show e o inédito Stadium Creator.

O modo Diamond Dynasty é o mais popular entre os fãs do esporte, pois ele faz aquela união do esporte em si com as cartas colecionáveis, algo que já estamos acostumados a ver na franquia FIFA, com o Ultimate Team, por exemplo. Embora eu faça essa comparação entre jogos muito diferentes, outra coisa bem diferente é a facilidade em conseguir bons cards, já que você pode carregar seu personagem do modo Road to the Show com todos os seus status intactos (ou seja, se você criou um Babe Ruth da vida, será mamão com açúcar) e ainda consegue obter cards paralelos da comunidade, estes que podem ser melhorados até cinco vezes para aprimorar seu time.

E aproveitando a deixa, Road To The Show é o modo de história do jogo e tem uma abordagem bastante direta, o que fez maravilhas neste e em outros jogos esportivos. O modo segue a mesma onda de outros onde a carreira inicia-se na customização, diálogos e formação de uma história sólida dentro do esporte, mas para ser sincero, eu me diverti bem menos do que eu esperava aqui como me diverti no modo Franchise, onde você escolhe um time específico (ou cria o seu), escolhe algum jogador ou até mesmo o técnico para “controlar”, e vai moldando a história daquele time da melhor forma que conseguir.

O novo e não menos importante Stadium Creator, é onde podemos criar um estádio do zero, e para que curte esse estilo de jogabilidade, ou até mesmo pra você que quer dar uma ‘quebrada’ um pouco no que você está fazendo dentro do jogo e após isso, ainda poder jogar dentro de sua própria criação, esse modo pode ser muito divertido e confesso que é bem mais legal do que eu esperava. Eu realmente, perdi algumas horas do meu dia fazendo criações lá e devo confessar que fiz isso mesmo sem ser um fã desse tipo de coisa dentro dos jogos.

Vale a Pena?

MBL The Show 21 é um jogo muito mais divertido do que eu imaginava e embora você não tenha familiaridade com o Beisebol, você não terá dificuldades de iniciar no jogo, graças as várias dicas na tela e tutoriais iniciais, o jogo pode se adaptar claramente ao seu nível e te indicará a dificuldade ideal. Os gráficos são algo que não mostrou muito brilho e as animações deixaram um pouco desejar também, mas isso tudo é ‘perdoado’ levando em consideração os vários e vários modos do jogo, fazendo com que isso te proporcione diversas horas de diversão.

MLB The Show 21 está disponível para compra no PlayStation 4 e PlayStation 5, e incluso na assinatura do Game Pass no Xbox One e Xbox Series X|S.

About Author

LuanVerissimo

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.