REVIEW | SSD WD_BLACK SN850
Testamos um dos SSD mais rápidos do mundo e que promete velocidades de até 7000MB/s.
Quando iniciamos o planejamento da montagem de um PC gamer que aguente o tranco dos novos jogos que estão cada vez mais exigentes, como por exemplo; os lançamentos mais recentes Call of Duty: Vanguard, Guardians of Galaxy e o novíssimo Forza Horizon 5 lançado na última terça-feira (9), na maioria das vezes esquecemos ou deixamos em segundo plano uma das partes mais importantes: O armazenamento interno!
É como o usuário colocar em primeiro plano o processador, a placa de vídeo, memória e até mesmo as luzes RGB na montagem do PC e deixar o SSD pra depois, mas isso é um erro muito comum e que pode prejudicar a sua experiência de uma forma que você pode até nem ligar muito inicialmente, mas depois que experimentar um bom SSD, você vai pensar: Porque eu não fiz esse upgrade antes? Afinal, é lá que vai ficar os seus jogos, arquivos e até mesmo o seu sistema operacional, então é sempre bom escolhermos uma boa marca e um SSD que seja garantia de um bom desempenho, ainda mais depois de ter investido tanto em outros hardwares beeeem mais caros.
Mas afinal, faz mesmo tanta diferença assim um bom SSD? O quanto ele pode melhor na minha gameplay? Vamos responder essas e mais perguntas na Review do poderosíssimo SSD NVMe da WD_Black SN850 de 1TB.
Primeiro, vamos explicar por alto qual a diferença entre o SSD NVMe e o convencional Sata. O NVMe significa na íntegra: Non-Volatile Memory Express, ou seja, Memória Expressa Não Volátil em inglês. A memória não volátil é, simplesmente, o tipo de memória que não se apaga após o computador se desligar. Ou seja, é uma tecnologia referente a um disco de armazenamento. Existem dois tipos de NVMe, o normal e o M2 que é o caso do SN850 da WD_Black que estamos analisando aqui. Mas porque o SSD M2 é melhor que um SSD Sata? O M2 se destaca, por já ter um padrão mais avançado e compatível com as edições mais recentes do NVMe e você pluga ele diretamente na sua placa mãe (verificar compatibilidade) o que obviamente vai garantir uma transferência e leitura bem mais rápidas pois não depende de fios e outra ‘parafernalhas’ para isso, é simples e prático.
Antes de falar sobre o desempenho em si, precisamos falar um pouco sobre a construção do SN850 da WD_Black. Ele possui duas versões com e sem dissipador de calor, algumas placas mãe já possuem um dissipador de calor onde você pode instalar o SSD abaixo dela, outras não, nesses casos o ideal é você adquirir com o dissipador de calor, esse que vai te ajudar a manter a temperatura do hardware controlado evitando aquecimento desnecessário. Apesar de que mesmo usando a versão sem dissipador de calor não experimentamos nenhum problema de superaquecimento como vocês podem ver no print do CrystalDiskInfo logo abaixo:
Esse teste foi feito com o computador sem nenhum tipo de stress, porém, após o uso do dispositivo com o Call of Duty: Vanguard, por exemplo, chegamos com a temperatura máxima de 65 ºC o que ainda assim é um valor muito baixo levando em consideração a potência de leitura e gravação e considerando também que esse é um modelo sem dissipador de calor.
OBS: Nosso gabinete é totalmente aberto e isso pode ter influenciado nas temperaturas.
Os testes de que fizemos com o CrystalDiskMark foram realmente IMPRESSIONANTES! Todos os valores que obtivemos dos testes, tanto de leitura quanto de gravação são realmente compatíveis com o que a fabricante promete, como você pode conferir com os seus próprios olhos, ao lado:
Levando em consideração esses testes acima e para fins de comparação, um SSD Sata normal que utilizamos aqui em outra máquina, consegue valores de Leitura: 502.14 e Gravação: 399.98. Ou seja, com o SN850 conseguimos uma leitura 14 vezes maior e uma gravação 12 vezes maior do que o SSD Sata. E se você é totalmente leigo e não entende muito o que esses dados acima querem dizer, tenho um exemplo na prática de como isso pode afetar o desempenho da sua máquina positivamente: Imagina aquela pasta gigante de fotos que contém 7GB de arquivos e que equivalem a cerca de 7.000 fotos de 1MB cada uma. Você consegue transferir todos esses arquivos para outro diretório literalmente em 1 segundo, isso teoricamente. Outro teste interessante que fizemos foi no boot do Windows, neste não utilizamos nenhum software de monitoramento e sim o bom e velho cronometro e conseguimos carrega-lo totalmente em incríveis 12 segundos.
Esse teste no CrystalDiskMark foi feito sem instalar nenhum arquivo, jogo ou software no disco e após esses primeiros testes fomos para os testes práticos e instalamos os jogos já citados no início da Review: Forza Horizon 5, o Call of Duty: Vanguard e o Guardians of Galaxy e todos tiveram um desempenho surreal tanto de carregamento quanto de fluidez entre um cenário e outro. Vale a pena lembrar que a velocidade de leitura é muito importante para o desempenho e na renderização dos games pois ela definirá quanto tempo o jogo demorará para carregar certas texturas, elementos e até mesmo outros players em caso de jogos online que demandam grande desempenho de hardware, claro que isso trabalhando em conjunto com um bom processador, memória RAM e Placa de vídeo.
Vale a pena?
Definitivamente este foi um dos melhores SSDs que já testamos até hoje, ele realmente entrega o que promete e elevou o nível da nossa máquina de testes de games de uma forma que superou as nossas expectativas. Vale ressaltar mais uma vez que o desempenho pode variar bastante de uma máquina para outra e antes de adquirir o produto você deve consultar o manual da sua placa mãe para ter certeza de que ela é compatível com a tecnologia e se ela também poderá receber todo o desempenho que o SN850 poderá te proporcionar. O único ponto negativo pode ser o preço que é um pouco elevado, mas parando para pensar você fará um investimento que durará por anos, então vale a pena pagar um pouquinho mais por algo que é garantido, né?
Vale lembrar que o SN850 possui três versões de capacidades diferentes: 500GB, 1TB (O modelo no qual trabalhamos nesta Review) e 2TB. Ambos com e sem dissipador.
Confira as especificações do PC utilizado nos testes:
– Placa Mãe Asus ROG STRIX Z590-F
– Processador Intel i9 10900K
– Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2080
– Memórias HyperX Predator RGB 32GB (4x8GB)
– Fonte Thermaltake Toughpower 850W Gold
Confira os programas e jogos utilizados nos testes:
– CrystalDiskMark
– CrystalDiskInfo
– Call of Duty: Vanguard
– Forza Horizon 5
– Guardians of Galaxy
– Sistema operacional: Windows 11 (64x)