Conecte Conosco

Review Destaque

REVIEW | XP-PEN DECO FUN (L, S e XS)

Confira a nossa Review da linha Deco Fun de Mesas Digitalizadoras da XP-PEN.

Publicado

em

Sabemos que há uma grande quantidade de artistas digitais que nos acompanham por aqui, recentemente conversamos via chat na Twitch sobre marcas e produtos voltados para esse público e como ainda há uma escassez de produtos de qualidade que atenda esse público sendo vendido oficialmente no Brasil. Felizmente isso parece estar mudando aos poucos, um exemplo disso é a XP-Pen que já está oficialmente no Brasil e promete produtos de grande qualidade por um preço bem acessível ao público brasileiro.

Entramos em contato com a marca para possibilitarmos um teste da Tela Digitalizadora Artist 22 que é um produto que é o sonho de qualquer designer ou ilustrador, essa tela compete diretamente com a Wacom One – que é a única Tela digitalizadora sendo comercializada oficialmente no Brasil atualmente – e ainda parece ter vantagens como seu tamanho. Infelizmente a marca disse que ainda não há comercialização do produto diretamente à pronta entrega para o Brasil mas que irá chegar em breve, mas eles dispoonibilizaram uma opção de Mesa Digitalizadora muito interessante e que foi um prazer de testar, a linha Decon Fun!

Possui inclinação de até 60º e com ótima precisão (Foto: Acesso Geek)

Primeiramente, devemos fazer uma breve descrição para quem é indicada essa Mesa Digitalizadora. Trata-se de uma Mesa Digitalizadora de entrada onde você pode encontrá-la em 3 versões e cores; A Deco Fun L (que possui as dimensões 31,5 cm × 22,9cm e é a maior opção do modelo), Deco Fun S (possui as dimensões 21,5cm × 15,8cm e é o modelo médio em comparação às outras da linha) e a Deco Fun XS (a irmã menor, que tem aproximadamente 18,4cm × 13,7cm), ambas podem ser encontradas nas cores Preto, Verde, Azul e Vermelho.

Testamos as três versões, e embora elas pareçam idênticas – claro que mudando somente o tamanho entre uma e outra – elas têm algumas diferenças que podem ser definitivas para quem já possui experiência com mesas digitalizadoras. Por exemplo, a Deco Fun S e L possuem inclinação da caneta de até 60º já a Deco Fun XS não te dará suporte a inclinação.

A marca promete 8192 níveis de pressão da caneta na mesa, mas obviamente é impossível testar todos os níveis, mas pelo tempo em que realizamos os testes percebemos que nas três versões é visivel que os níveis de pressão são os mesmo e a propósito muito bons por sinal, me surpreendeu bastante. Eu uso Mesas Digitalizadoras há aproximadamente 8 anos, inclusive eu tenho tanta familiaridade que muitas vezes entre o intervalod e um trabalho e outro esqueço o mouse e uso a mesa para substitui-lo, seja para mudar janelas, retroceder e avançar vídeos, entre outros usos. Obviamente, esse não é o uso ideal para as mesas até porque as canetas tem pontas que se desgastam com o uso e se você é uma pessoa que tem a mão pesada terá que trocar essas pontas com um pouco mais de frequencia (felizmente a XP-PEN envia na caixa 10 pontas extra para substituir) mas mesmo assim, alguns desses hábitos podem te ajudar a se adaptar de forma mais natural com o movimento da caneta na tela do seu computador. Além de também facilitar você a se acostumar com a área ativa das mesas e sensibilidade da caneta (ambos totalmente customizáveis via programa da XPPen que pode ser baixado facilmete no site oficial da marca e está totalmente em português do Brasil, + 1 ponto para eles!

A caneta não precisa recarregar pois possui tecnologia de magnetismo (Foto: Acesso Geek)

Preciso dar continuidade alertando que todas as informações a partir daqui são baseadas no meu uso pessoal e pode variar de acordo com o gosto de cada um e tendo externado esse aviso, vou contar um pouco da minha experiência com cada uma delas. Sempre fui acostumado a usar Mesas menores, do tamanho equivalente a Deco Fun S ou XS e eu realmente achava que a questão de ter uma mesa maior não era necessário e que possivelmente isso poderia até mesmo me atrapalhar. Bom, ao testar a Deco Fun L eu me apaixonei completamente pela área ativa dela. É extremamente confortável e o fato de ela ter o tamanho aproximado a uma folha de papel me ajudou muito a soltar um pouco os movimentos naturais, como acontece, por exemplo, quando você vai fazer algum desenho em uma folha. Eu acho que não consigo mais voltar atrás para mesas menores e mais compactas a proporção dos movimentos de desenjo e escrita podem ser bem mais ‘reais’ do que modelos pequenos. Não estou dizendo que é a melhor versão para começar, obviamente, um iniciante pode começar com uma Decon Fun S ou XS sem nenhum problema, também são ótimos produtos, mas se você tem um pouco mais para investir em uma Deco Fun L, eu acho que essa é a melhor opção até para quem está começando, pois além de o preço não ser tão elevado, ela ainda tem essa vantagem de tamanho que podem fazer diferença na medida do seu aprendizado.

Outra opção interessante que a XP-Pen te possibilita é o uso das mesas em Smartphones. Para quem está começando e ainda não possui um computador, ou se você vai fazer uma viagem e quer levar a sua mesa digitalizadora para desenhar ou rascunhar durante o passeio, talvez nesse caso uma mesa menor seria a melhor opção, pois além de facilitar no transporte também aproxima a precisão de movimentos por conta da tela do smartphone ter uma maior proximidade com a área ativa da Deco Fun S ou XS, por exemplo.

A linha Deco Fun possui um design moderno que vai se encaixar perfeitamente em qualquer tipo de setup (Foto: Acesso Geek)

O nível de inclinação de 60º é algo que funciona muito bem, quando estou trabalhando nela eu não costumo inclinar tanto a ponto de atingir os 60º, talvez o máximo que chego é 45º e ela me atende muito bem em relação a essa inclinação. Vale lembrar que o modelo menor – a Deco Fun XS – não possui essa inclinação, mas de maneira nenhum isso atrapalha o uso da caneta. Ainda falando sobre a caneta, ela não possui bateria, nela é usada a tecnologia via magnetismo que por sinal funciona muito bem. A caneta também possui dois botões customizáveis que podem ser modificados por meio do aplicativo para PC.

Outro ponto muito positivo da mesa é o design e construção dela. Ela possui um design minimalista e muito bonito e moderno em comparação a outros modelos. Mesmo sendo um modelo que pode ser considerado de entrada eu me impressionei com o quão bonito ele pode ser.

Mas, para mim, uma das melhores experiencias que eu tive com ambas as três mesas digitalizadoras foi com a pressão da caneta. Ela realmente cumpre o que promete em ter vários e vários níveis diferentes de pressão o que facilita demais em variação de espessura de traço o que em alguns brushes pode fazer uma diferença muito grande em você ter tantos níveis de pressão assim, deixando o traço ainda mais fluido e natural possível.

A instalação do driver e software usado para configurações no geral é feita no próprio site da XP-PEN e é bem fácil, assim como toda a configuração. Caso você seja novo nessa parte e nunca tenha configurado uma mesa digitalizadora antes, não se preocupe, tudo pode ser facilmente resetado caso você faça algo de errado. A dica que eu te dou é: faça diversos tipos de configuração e vá alternando e testando até você chegar ao perfil em que você se adeque, tudo em relação ao nível pressão e até mesmo atalhos e sensibilidade é pode variar muito de usuário para usuário.

Se você é um usuário do Android, o único problema que achei foi de não conseguir fazer todas essas alterações que é permitido no PC por meio do Android.

Vale a pena?

Definitivamente, sim! Todos os modelos nos surpreendeu bastante, mas a nossa sugestão é que entre a XS e a S você opte pela S pois ambas tem uma diferença de preço bem pequena e achamos que a precisão da S se saiu bem melhor nos nosso testes, sem contar com o nível de inclinação que pode fazer falta no decorrer do tempo para aplicação de algumas técnicas de pressão, principalmente em pintura digital. Agora, das três, a Deco Fun L virou a minha queridinha por aqui e isso também foi uma surpresa pra mim que até então só havia usado mesas de tamanho convencional de entrada (pequena a média) e depois de usar essa em um tamanho maior, me acostumei rapidamente e tive ótimo desempenho também. No geral, esse foi o meu primeiro contato com as Mesas Digitalizadoras da XP-PEN e me impressionou bastante! Em breve teremos a Review de alguma das Telas Digitalizadoras da linha “Artist” e traremos também a nossas impressões aqui.

Você pode adquirir a Deco Fun XS, Deco Fun S e a Deco Fun L no site oficial da XP-PEN com pronta entrega para o Brasil*.

*Alguns dos outros modelos do site ainda não contam com pronta entrega no nosso país e poderá ser comprado internacionalmente com impostos de importação.

Diretor de conteúdo do Site AcessoGEEK e Redator no Terra (Geek), especializado em games, cinema, séries e tecnologia, admirador da astronomia e suas teorias místicas de viagens no tempo e espaço, aliens e planetas habitáveis. Sonho em conhecer a NASA.

a>

© 2024 | Acesso Geek - O seu site de notícias sobre Games, Tecnologia, Cinema, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais!