TecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA HeroesTecnologiaInfinix lança edição especial do celular mais fino do mundo com tela curva 3D em parceria com Free Fire no BrasilGamesMicrosoft responde ao Procon sobre aumento do Game Pass: “É como uma academia” — entenda a polêmica com os novos preçosRealitiesDECIDIDO! – Confira as últimas parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17RealitiesIMPRESSIONANTE! Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Fernando, Yoná e RayaneRealitiesACIRRADO! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 4ª Roça de A Fazenda 17 entre Yoná, Rayane e FernandoRealitiesSURPREENDENTE! Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 – Confira as últimas parciaisRealitiesINACREDITÁVEL! – Confira as parciais da Enquete UOL e Votalhada da 3ª Roça de A Fazenda 17 que mostram eliminação de participante queridaCinemaNetflix divulga trailer oficial e pôster de Frankenstein, dirigido por Guillermo del Toro — veja estreia e elencoGamesFIFA está de volta! Mas agora de forma diferente do que se esperava- Confira trailer de anúncio de FIFA Heroes
26 de Outubro de 2025
Comic Books e Literatura Entrevistas

Star Wars | Chuck Wendig fala sobre o segundo livro da trilogia “Aftermath”

Em 2015, um pouco antes do lançamento do filme O Despertar da Força, fomos apresentados ao primeiro livro da trilogia ‘Aftermath’: Star Wars: Marcas da Guerra, publicado pela Editora Aleph no Brasil. Agora seu sucessor acaba de ser lançado nos EUA (e deve ser lançado entre o final deste ano e o começo do ano […]

  • julho 13, 2016
  • 4 min read
Star Wars | Chuck Wendig fala sobre o segundo livro da trilogia “Aftermath”

Em 2015, um pouco antes do lançamento do filme O Despertar da Força, fomos apresentados ao primeiro livro da trilogia ‘Aftermath’: Star Wars: Marcas da Guerra, publicado pela Editora Aleph no Brasil. Agora seu sucessor acaba de ser lançado nos EUA (e deve ser lançado entre o final deste ano e o começo do ano que vem no Brasil), e tem o nome de Life Debt (Dívida de Vida, em tradução livre), e o autor, Chuck Wendig, falou um pouco sobre ele:

Enquanto o primeiro livro introduziu alguns personagens novos como Norra Wexley, Sinjir Rath Velus e a almirante imperial Rae Sloane, Life Debt traz interações com rostos conhecidos como Princesa Leia e Han Solo. Qual é o foco desta nova história?

Chuck Wendig: É talvez trapacear dizer que o foco está em todos eles. A tripulação do Aftermath cruza com Han, Leia e Chewie em uma grande forma, e essas histórias se encaixam umas com as outras – parte da diversão é colocá-los juntos para ver o que acontece.

Qual é o estado da ‘Galáxia’ no início de Life Debt?

Chuck Wendig: A Nova República está ascendente. O Império está, ou parece estar, minguante. Mas nem tudo é tão fácil – a Nova República está crescendo com machucados na sua transição, e nem sempre está gerenciando-os bem. Enquanto isso, o Império está mais forte do que alguns pensam, e o futuro do Império está nas mãos de duas figuras: Rae Sloane e o indivíduo misterioso que ela encontra no final do primeiro livro.

Um dos personagens favoritos dos fãs de Aftermath foi a criação de Temmin Wexley, o dróide de batalha modificado, senhor Ossudo. Como é entrar na cabeça dele e fazer com que ele se destaque entre os outros personagens?

Chuck Wendig: O Senhor Ossudo é assassino e leal, e isso é muito divertido de escrever. Ele é doce em sua própria maneira distorcida, e ingênuo como alguns dróides podem ser – mas ele também é uma máquina de matar. Este dróide de batalha modificado B-1 é um tempero forte: você não quer o uso excessivo dele, para não estragar a sopa. Mas criterioso, uso moderado, mmm. Saboroso e violento!

Em Life Debt, o time de Norra está trabalhando junto novamente em uma nova missão. Como a dinâmica de grupo mudou enquanto eles evoluíram de serem estranhos um ao outro a agora membros da mesma unidade?

Chuck Wendig: Você respondeu sua própria pergunta – eles são agora uma equipe de real, agora parte da mesma unidade. O que é complicado, porque este ainda é um grupo de indivíduos muito diferentes. A diversão é vê-los repulsar uns aos outros, mas também como eles acabam se encaixando de formas estranhas.

Com o lançamento de O Despertar da Força, os leitores podem começar a ligar os pontos entre personagens e eventos vistos em Aftermath para onde eles são vistos 30 anos depois. Como Life Debt continuar essa jornada?

Chuck Wendig: A trilogia Aftermath é muito menos sobre O Despertar da Força e mais sobre O Retorno de Jedi, na medida em que continua diretamente o último e apenas mostra o que está se formando. Mas, ao mesmo tempo, nós começamos a ver a ponte que está sendo construída para ajustar Wexley, Jakku e o final e eventual renascimento do Império sob a forma de Primeira Ordem. As sementes do movimento de Resistência de Leia são plantadas aqui em Life Debt, também.

Confira a entrevista completa no site de Star Wars.

About Author

Amanda Leardine

Sou estudante de jornalismo, tenho sede por conhecimento e pelo aprendizado. O estudo sobre ciências e cultura ocupam boa parte do meu tempo, acredito que entrar em contato com outras culturas é a melhor forma de conhecermos a nós mesmos, aproveito isso o máximo possível, principalmente por ter a sorte de ter nascido em um país tão diversificado como o Brasil. Sou apaixonada por ficção científica e estou sempre a procura de algo novo para conhecer.