Conecte Conosco

Game Reviews

REVIEW | EA Sports FC 24

Explore as novidades e desafios de EA Sports FC 24, uma experiência que mistura simulador e entretenimento esportivo.

Publicado

em

Para começar preciso deixar logo claro para quem não entendeu, EA Sports FC 24 não representa uma nova franquia. Ele é construído sobre a estrutura original do que seria FIFA 24, portanto, apesar de ser promovido como uma nova era para o futebol da EA Sports, é mais um passo evolutivo com algumas características em destaque, assim como em todas as atualizações anuais.

Mesmo assim, precisamos destacar também que a mecânica dos novos estilos de jogo é uma das adições mais visíveis e emocionantes da série, levando a experiência ainda mais para longe da simulação pura e sem dúvidas consolidando a franquia como o jogo de futebol mais completo já criado.


EA FC 24 reflete algumas das tendências observadas no futebol da vida real. O jogo está repleto de anúncios – para diversas marcas existentes na vida real – de uma maneira subliminar e intrigante, com imagens de fundo piscantes e logotipos. Outra questão a ser considerada é a persistente questão das “micro”-transações, pacotes aleatórios e a abundância de conteúdo liderado por jogadores profissionais e criadores, normalizando os gastos de grandes quantidades de moedas apenas pelo prazer de abri-los. Sim, esses malditos pacotes continuam tão viciantes como sempre foram.

A EA Sports também dominou a entrega diária de objetivos e metas sazonais para maximizar o peso que você sente ao tirar um dia de folga do jogo. Isso, combinado com uma jogabilidade intensa e emocionante que, quando ajustada para a dificuldade certa, tem uma borda competitiva que pede educadamente para você jogar mais uma partida, quem conhece FIFA desde que o Ultimate Team começou, sabe que nisso a EA sabe bem trabalhar. O resultado final é um jogo de futebol que tem o potencial de ser infinitamente envolvente e viciante.

Falando um pouco sobre a gameplay, o recém-lançado EA FC 24 concentra-se muito no momento, com uma ênfase maior no que o corpo de um jogador está fazendo independentemente da bola. Isso é provavelmente devido à tecnologia Hypermotion V reformulada, onde a EA usou câmeras posicionadas ao redor do campo de jogos da Liga dos Campeões para capturar o campo como um espaço virtual e extrair animações dos movimentos reais da vida real. É impressionante e, combinado com uma atualização visual limitada (onde os jogadores que não passaram por uma digitalização facial parecem estar visualmente melhores em geral.


Existe um interessante metajogo na balança entre jogadores grandes, rápidos e fortes, que podem cobrir o terreno extremamente rápido e intimidar todos na bola, e dribladores técnicos que têm um toque incrivelmente preciso para se direcionar de um campo a outro como nunca antes. Isso se encaixa na introdução contínua de mecânicas baseadas em lacunas de habilidade, com “passes precisos” se juntando a finalizações cronometradas, chutes potentes e dribles técnicos com o joystick esquerdo. EA FC 24 está constantemente colidindo em batalhas um contra um e desafiando você a usar um dos truques em seu arsenal para se enfiar na confusão entre você e o gol. Se você pegar, por exemplo, o FIFA 20 e o EA FC 24 você verá que todo esse “confronto individual” entre um jogador e outro teve um avanço muito grande e incrível com o passar das gerações e no FC 24 vemos isso com ainda mais clareza.

E então, há os Estilos de Jogo. Esses são essencialmente superpoderes do futebol que visam dar mais personalidade aos jogadores, mesmo quando têm estatísticas semelhantes. O Estilo de Jogo Power Shot permite que você dispare chutes potentes à gol. Quick Step permite que seus jogadores rápidos insultem ainda mais os lentos, acelerando ainda mais. E Anticipation permite que os defensores segurem a bola após um embate sem que ela volte para o time adversário. Então, técnicamente o EA FC 24 está ainda mais complexo, mas sem que crie uma grande dificuldade para jogadores casuais. É o que eu chamo de “easy to play, hard to master” ou “fácil de jogar, difícil de dominar”, em tradução.


Como o FIFA, o meta do EA FC 24 não será o mesmo no final de seu ciclo de vida anual como no início, e o quão estática a EA é ao dar aos jogadores esses bônus durante eventos especiais do Ultimate Team terá um grande papel nisso. Mas tenho algumas suspeitas de que ajustes podem ser necessários. Jogadores rápidos e ágeis com estilos de aceleração são tão explosivos que podem mudar o jogo drásticamente, para melhor ou para pior (caso você perca-o durante uma partida, por exemplo). Chutes potentes à gol, por outro lado, podem viajar tão rápido que você pode simplesmente mandá-los de qualquer lugar sempre que conseguir criar um espaço. Claro que essas duas características que eu citei, podem ser vistas também no mundo real e essa fidelidade é obviamente o intuita da EA, mas em qual frequencia você vê um jogador fazendo um gol do meio de campo, por exemplo? Essa é a questão.
Quanto ao Modo Carreira, EA FC 24 supera as pouquíssimas mudanças estabelecidas pelo FIFA 23. Eu realmente achei a experiência cativante até agora (ainda estou bem longe de chegar onde eu desejo).

Ainda não é tão reativo quanto poderia ser, ou seria em um cenário de jogo dos sonhos, o que continua me incomodando são algumas perguntas superficiais e repetitivas que dão a sensação que você está pulando através de coletivas de imprensa, entrevistas, etc em pouco tempo. Mas nem todos os elementos de fundo parecem totalmente rasos com estes que eu citei.
Ao invés de ser apenas outra tela para simular, os treinos antes de uma partida agora dão aos jogadores selecionados um Estilo de Jogo temporário para utilizar no próximo jogo. Isso, combinado com uma construção de clube ligeiramente mais profunda, onde você escolhe uma filosofia de treinamento e contrata pessoal para ensiná-la aos seus jogadores para um impulso estatístico. Todos esses pequenos detalhes não me deram a impressão que é um jogo definitivo, mas sim me trouxe a impressão de que é o início de algo incrivelmente realista e assustador.


A experiência online é muito similar ao FIFA 23 e pode ser notavelmente pesada, irregular e travada nos horários de pico. Mas o modo em si é a mesma expressão frenética e ligeiramente mais rápida da jogabilidade base que esperamos.
Os jogadores profissionais têm pedido por uma jogabilidade mais “consistente” há um tempo, mas não acho que o EA FC 24 ofereça isso. É mais uma batalha frenética de ponta a ponta, só que desta vez com movimentos de habilidade ainda mais bobos (os truques do Trickster+ são além de qualquer coisa que você conseguiria até mesmo no Futsal) e movimentos especiais estilo anime. Aliás, o que eu quero dizer é que, sinceramente, não acho que o FC 24 seja de fato um simulador, e sim acho que ele se enquadre melhor em um arcade.

Vale a pena?

O EA FC 24 pode atingir seus objetivos de uma maneira ligeiramente diferente da série FIFA, mas aterrissa quase no mesmo resultado final. O jogo tem melhorias visíveis, é incrívelmente trabalhado em detalhes, e tem diversos modos de jogo diferentes que vão te render horas e horas de diversão, portanto, se alguém me pergunta: Você acha que vale a pena pagar mais de 300 reais nesse jogo? Eu respondo sim com clareza, pois tenho certeza que é um jogo viciante e que vai entreter qualquer um (obviamente que goste do estilo) e vai render muito mais diversão (e dor de cabeça) do que quaisquer outros jogos single player em que uma campanha tenha uma média de 20 horas de duração.

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.

a>

© 2024 | Acesso Geek - O seu site de notícias sobre Games, Tecnologia, Cinema, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais!